segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Perceber-se interdisciplinar

É sentir-se componente de um todo.
É saber-se filho das estrelas,
Parte do Universo e um Universo à parte...
É juntar esforços na construção do mundo,
Desistegrando-se no outro, para, com ele,
Reintegrar-se no novo....
É ter consciência de que a natureza o gerou:
De que é fruto dela, jamais seu senhor...
É saber que a Humanidade terrena surgiu de uma Evolução,
E que, talvez, não seja ela única no espaço sideral....
É saber que a liberdade está em afirmar-se integrando-se,
Que o crescer histórico consente em ser retardado,
Nunca eternamente impedido....
É reconhecer no "Uni-verso", "unidade na diversidade"
E estar consciente de que o evoluir é lei geral...
É saber que, etimologicamente, "mundus" é pureza
E (quem sabe?) encontrar a paz anterior...
Pois,
Quando a mente é perturbada,
produz-se a multiplicidade das coisas;
Quando a mente é aquietada,
a multiplicidade das coisas desaparece".
(Por Maria Elisa de M. P. Ferreira)

FAZENDA, Ivani. Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991.