terça-feira, 30 de outubro de 2012

VISITA TÉCNICA À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Na data de 26 de outubro de 2012 os alunos do 3º Ano do curso de Meio Ambiente Integrado (manhã) e  2º e 3º Semestre do Curso Técnico em Meio Ambiente (noite), acompanhados pelos professores Claudio Budel e Gilmara Raquel Trombetta, tiveram mais uma missão na busca pelo conhecimento.
Foi realizada a visita técnica ao ETE: Estaçãod e Tratamento de Esgoto.
A atividade faz parte da disciplina de Gestão de Resíduos que contempla aprender a gestão das Águas Residuárias.


 
 
 
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Miringuava, está localizada no bairro Santa Quiteria em Curitiba, a qual é gerida pela Empresa de Saneamento Básico - SANEPAR. 
Lá, foram acompanhados tecnicamente pela Engenheira Ambiental Cristiane e pelo Geógrafo e Técnico em Meio Ambiente Professor Bomfim. 
Os técnicos explicaram e demonstraram todo o processo, sendo possível observar:
  • a chegada do esgoto in natura (coletado em vários bairros de Curitiba, inclusive de Santa Felicidade, região onde a maioria dos alunos reside) e
  • as etapas do tratamento de esgoto doméstico desde a chegada à estação, a estação elevatória e o tratamento (com a coleta de resíduos sólidos).





Após a elevatória as águas residuárias seguem para o tanque desarenado.


Posteriormente as águas seguem para os tanques anaeróbicos de tratamento.

 
Após o tratamento secundário, as águas são encaminhadas para outros tanques para passar pelo tratamento terciário, sendo testado na unidade.


 
Ao final do tratamento, as águas residuárias tratadas são encaminhadas ao Rio Barigui, assim como a coleta e tratamento do lodo de esgoto e seu encaminhamento até lavouras próximas a Curitiba. 
A estação desenvolve todas as etapas do tratamento de águas residuárias, inclusive é pioneira na etapa de tratamento terciário de águas residuárias, ainda pouco desenvolvida no Brasil.


Parabéns alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente.
A vontade de aprender, é o que move o trabalho do professor”...

Gratos à SANEPAR por proporcionar a visita Técnica.
Obrigada também aos coordenadores de Curso Professora Celia e Claudia.
Obrigada professor Budel, pela participação.

Professora Gilmara R. Trombetta.