quinta-feira, 12 de abril de 2012

VISITAS TÉCNICAS - CURSO DE MEIO AMBIENTE


Todos os elementos que integram o lugar, o espaço onde o homem vive, correspondem ao meio ambiente.
Ele se estende do fundo dos oceanos até o topo da troposfera e está dividido em meio natural e meio social.
Assim, estudam esses aspectos com mais detalhes, os alunos do curso técnico em Meio Ambiente.
Nossa escola oferece o curso em duas modalidade: Integrado (manha), sob coordenaçao da professora Célia e Subsequente (noite), sob coordenaçao da professor Claudia.
A seguir, o cronograma de visitas técnicas dos alunos:

02 DE ABRIL
Coordenadora Claudia acompanha o grupo de alunas do 3ºMA Subsequente ao Cefet, para palestra e visita técnica ao Escritório Verde.
Objetivo: Obter conhecimentos para construção do TCC (Sustentabilidade).

14 DE ABRIL
Coordenadora Claudia e Professora Josiane acompanham grupo de alunos 3ºMA Sub na instalação teste de uma cisterna de captação de água de chuva.
Objetivo: Obter conhecimentos para finalização dos estudos de estágios e TCC.

14 de ABRIL
Professoras Gilmara , Soraia e Vagna desenvolvem atividade prática de Paisagismo no canteiro central do Colégio com os alunos do 3ºMA Sub.

23 DE ABRIL
Professor Claudio Budel estará em visita técnica ao IAPAR, em Morretes durante o dia todo.
Participam da atividade os alunos do curso de Meio Ambiente Integrado (manhã) e Subsequente (noite).

28 DE ABRIL
Visita técnica em Paranaguá - Estrutura do Porto.
Professores: Sandra, Marcia Peixoto, Josiane, Alberto, Claudia, Marcos Mazete e Vilmar
45 alunos dos cursos de Informática, Administração e Meio Ambiente participarão da atividade.
Saída às 7h30 e retorno às19h.
Essa atividade equivale à carga horária de reposição do dia 15 de março (Paralisação).

LEITURA - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA VAL

A leitura é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas.
Com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para o homem civilizado, atendendo múltiplas finalidades.
A partir desse princípio é que a professor de Língua Portuguesa, Maria Valderice, desenvolve, toda quinta-feira, no turno da tarde, com os alunos de 6ºs e 7ºs anos, a atividade de leitura.
Na aula designada pela professora todo um clima é preparado para concentração, atenção e silêncio. Afinal, é através da leitura que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, de outra ética, outra ótica.
Esse hábito saudável é uma excelente atividade de lazer e de exercício básico para compreensão do mundo.









2ª REUNIÃO DE MONITORES

A 2ª reunião de monitores ocorreu nos três turnos, na segunda aula do dia 11 de abril, na qual foi exposto, como tema principal, a questão do Pré-Conselho.
O Pré-Conselho de alunos é um documento no qual constam informações sobre o perfil da turma, problemas que estão acontecendo, dificuldades de aprendizagem, cumprimento dos prazos, entre outros.
Sobre as aulas dos professores é solicitado um parecer no qual as aulas e metodologia são avaliadas.
O prazo para o parecer ser entregue é dia 18 de bril, quarta-feira.
Após os assuntos serem abordados, os alunos assinaram a Ata de presença.

Nas fotos a seguir, a reunião com os alunos do período manhã.

Alunos do período Noturno participam da 2ª Reunião de Monitores.




15 MANEIRAS DE CONTRIBUIR COM A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA



1- Falte com freqüência, chegue atrasado nas trocas de aula, saia inúmeras vezes de sala de aula;

2- Realize a chamada com conversas paralelas e barulho;

3- Grite e esbraveje sempre que quiser ser ouvido;

4- Use gírias, apelidos e palavrões;

5- Comente assuntos de sua vida pessoal, ou de programas populares de televisão, afinal “todo mundo assiste”;

6- Ao ouvir reclamações de seus alunos sobre outros prof./ou colegas, concorde, e aproveite para ressaltar outros defeitos;

7- Ao ser questionado sobre alguma regra da escola, diga que você não concorda também e que você não participou da proposta,ou foi “voto vencido”;

8- Permita o que outros professores não permitem, afinal você “é gente boa”;
9- Por qualquer motivo, chame por ajuda para controlar a turma, a presença do diretor ou pedagogo, “sempre impõe respeito”;

10- Ao ser questionado sobre um assunto de sua matéria que você não domina bem ou não lembra, desconverse e nunca mais toque no assunto;

11- Cumprimente seus alunos como se fossem da sua família, com beijos e abraços;

12- Se seus alunos não sabem um conteúdo tão fácil, culpe-os pelo desinteresse, culpe seus antecessores, e porque não, os Pais também;

13- Abra exceções sempre que achar conveniente;

14- Frequente, locais que seus alunos frequentam, vá as festas que te convidarem, ora, “fora do ambiente de trabalho, a vida é sua”;

15- E finalmente, - Deixe bem claro que você está ali fazendo um favor aos seus alunos, que você não precisa deste emprego.

ADAPTAÇÃO TEATRAL - 2ºE

No dia 12 de abril os alunos do 2ºE, tarde, coordenador pelo professor André, Artes, realizaram a apresentação das peças adaptadas Medeia e Édipo.
O aluno Andrew interpretou a Rainha Jocasta, disse que foi bastante divertido montar a peça, havendo muito riso dos demais.
A aluna Karin interpretou o Rei Laio e relatou que foi muito legal a prepraração e a apresentação.
Ocorreram vários ensaios, sendo o objetivo maior mostrar os aspectos da Comédia e da Tragédia.





2ª WEB CONFERÊNCIA: PRIMEIRO EMPREGO



Novamente nosso Colégio foi convidado para participar da Web Conferência.
É uma atividade direcionado aos alunos de cursos técnicos e demais interessados para agregar conhecimento de ordem profissional.

Dia: 02/05/03/2012
Local: TV Educativa (Auditório do Canal da Música) – Web Conferência organizada pela SEED-PR
Horário: 14h30 às 16h00Tema: “Estratégias para o Primeiro Emprego”
Participação: Alunos dos cursos técnicos da manhã e noite e alunos do ensino médio da noite.
Professora responsável pelas inscrições: Deise Oliveira Carvalho, Coordenadora dos cursos de Administração e Secretariado.
Custo: O curso é gratuito, mas a passagem do ônibus deverá ser paga até dia 16 de abril (R$6,00).

Os alunos também podem ir por conta prórpia.

HORÁRIO DO CONSELHO DE CLASSE

1º BIMESTRE - 23 DE ABRIL DE 2012

MANHÃ

GRUPO A

PED DILENE / PROF EVERSON
1ºA - 7H30 ÁS 8H
1ºB - 8H ÀS 8H30
1ºC - 8H30 ÀS 9H
1ªD - 9H ÀS 9H30
2ºA - 9H30 ÀS 10H
2ºB - 10H ÀS 10H30
2ºC - 10H30 ÀS 11H
2ªD - 11H ÀS 11H30
GRUPO B
PED FABÍOLA / PED MICHELE
3ºA - 7H30 ÁS 8H
3ºB - 8H ÀS 8H30
3ºC - 8H30 ÀS 9H
3ªD - 9H ÀS 9H30
1ºMA - 9H30 ÀS 10H
2ºMA - 10H ÀS 10H30
3ºMA - 10H30 ÀS 11H

TARDE
GRUPO A

6ºA - 13H
6ºB - 13H30
6ºC - 14H
7ºA - 14H30
7ºB - 15H
7ºC - 15H30
8ºA - 16H
8ºB - 16H30
8ºC - 17H



GRUPO B

9ºA - 13H
9ºB - 13H30
9ºC - 14H
1ºE - 14H30
2ºE - 15H
3ºE - 15H30
1ºINFO - 16H
2ºINFO - 16H30
3ºINFO - 17H



NOITE

GRUPO A

1ºF - 19H
1ºG - 19H30
2ºF - 20H
2ºG - 20H30
3ºF - 21H
3ºG - 21H30


GRUPO B

1ºINFO - 19H
2ºINFO - 19H20
3ºINFO - 19H40
1ºADM - 20H
2ºADM - 20H15
3ºADM - 20H30
4ºSEC - 20H45
1ºMA - 21H
2ºMA - 21H15
3ºMA - 21H30
4ºMA - 21H45



PROGRAMA SEGUNDO TEMPO E INCLUSAO



O Programa Segundo Tempo é mais um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a principal finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.
O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.

O PROGRAMA EM NOSSA ESCOLA

Em nossa escola o Programa é Coordenado pela professora Cristiane.
Dentre as atividades desenvolvidas, está a realizaçao da modalidade atlestismo dos alunos do Colégio Zardo com os alunos da Escola Especial Lucy Requião.
A Escola Lucy atende alunos com deficiência e nas quartas-feiras as atividades esportivas sao realizadas coletivamente.
A parceria do Colégio Zardo com a Escola Lucy inclui a utilizaçao da quadra esportiva nas segundas, quartas e sextas.
Segundo a professora Cristiane, a sua iniciativa em desenvolver coletivamente as atividade de atletismo tem sido muito interessante: "Estou colocando na prática o que minha pós tem na teoria, estou amando a inclusão, todos ganham com isso, os alunos do Zardo, os alunos da escola e nós professores."
As fotos a seguir, mostram o desenvolvimento das atividades no dia 04 de abril de 2012.