Umas das tendências matemáticas a serem trabalhadas na sala de apoio (6º e 7º anos) é a resolução de problemas.
Então a ida ao supermercado em 20 de agosto para a verificação de preços dos ingredientes necessários na preparação de um delicioso bolinho de caneca foi de grande valia.
Digo isto, pois através desta atividade os alunos conseguiram resolver problemas utilizando a escrita decimal, a partir de cédulas e moedas do sistema monetário de uma maneira bem contextualizada e divertida além de trabalhar medidas de massa e capacidade.
Provamos assim que a matemática além de divertida também pode ser uma gostosura.
Provamos assim que a matemática além de divertida também pode ser uma gostosura.
Bolinho de caneca
Ingredientes
1 ovo
3 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de chocolate
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de café rasa de fermento em pó.
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes líquidos.
Misture todos os ingredientes líquidos.
Vá acrescentando e mexendo os outros um por vez.
Todo este processo já é feito na própria caneca com capacidade de 310ml.
Leve ao micro por 3 minutos.
Verifique se o bolinho já está no ponto (espetando com um garfo) e agora é só comê-lo acompanhado da cobertura de sua preferência.
Prof: Marcia Peixoto
Sala de Apoio à Aprendizagem