segunda-feira, 9 de abril de 2012

2ª REUNIÃO DE ALUNOS MONITORES


Quando?
11 de abril, quarta-feira, na segunda aula.

Quem?
Alunos monitores dos turnos da manhã, tarde e noite e Pedagogos.

Por quê?
Conversar sobre as possíveis soluções aos problemas apresentados pelos alunos de 2011 (PPP).
Orientar sobre o Pré-Conselho de Alunos – 1º Bimestre.

Onde?
No auditório do Colégio.

Tarefa?
Realizar o Pré-Conselho na turma e entregar dia 18 de abril.

Lembretes?
Os alunos monitores serão chamados em sala de aula pela Equipe Pedagógica
Devem trazer, por escrito, a tarefa anterior, caderno e caneta.

Equipe Pedagógica
09 de abril de 2012

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
No dia 19 de março foi o lançamento nacional da OLP 2012.
Com ele, estão abertas as inscrições para os professores, as quais serão aceitas até o dia 25 de maio.
Nossa escola já está inscrita e os professores estão recebendo o kit, composto dos cadernos dos 4 gêneros e de coletâneas de textos para o trabalho com os alunos.
A coordenação da Olimpíada está a cargo da Professora Dalila (Coordenadora de Língua Portuguesa).

PROGRAMA EUREKA

O Programa Eureka é uma ação que visa beneficiar os estudantes que se preparam para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Em setembro de 2011 o EAD do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Curitiba firmou um convênio com o projeto Eureka e passou a transmitir as aulas para os estudantes que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concursos vestibulares de todo o país.
De imediato, essa ação permite oferecer este curso preparatório para pelo menos 70 mil estudantes em todo o Brasil, utilizando-se para tal dois canais de satélite, portal educacional e a TV da UFPR, sem custo algum para os estudantes e egressos do Ensino Médio, nas modalidades presencial e a distância.

Por satélite, os programas são apresentados das 18h às 19h de sexta-feira, com reprise também no mesmo horário, nas segundas, terças e quintas.
Nos sábados e domingos, o Eureka vai ao ar às 10h da manhã e na TV da UFPR os programas são transmitidos nas quartas feiras a partir das 21h30 e retransmitidos a cada oito horas.

Nossa escola é parceira do Programa, no qual estão inscritos os alunos de todos os 3ºs Anos do Ensino Médio.
Em breve, divulgaremos as atividades.

O link para acesso as vídeo-aulas é:

http://200.17.98.190/ead2008/Sit_Eureka_Aulas.aspx?curso=8

Nessa página já estão disponíveis todas as aulas gravadas.


Equipe Pedagógica

09 de abril de 2012


ATENDIMENTO AO ALUNO


A rotina de atendimento pedagógico vai além dos encaminhamentos padrão. Que sim, devem ser cumprido. Afim de garantir o bem estar físico, mental, emocional e cognitivo de nosso aluno, assim como à assessoria contextualizada ao grupo docente do respectivo espaço escolar. Contudo, esse atendimento exige principalmente, analisar de forma prática O COMO destes encaminhamentos. Quer dizer, nossa ação. O tão conhecido e como se diz na gíria popular, JOGO DE CINTURA.
Sem dúvida alguma, a formação acadêmica deve subsidiar nossa empreitada frente à educação, porém a forma como agimos, e nos posicionamos quando dela fazemos uso, é realmente o que fará a diferença, ou seja, o que dará significado ao plano de ação. Os resultados nem sempre serão os esperados, nem tão imediatos quanto desejados. Mas com certeza, estarão em construção gradativa, pois trabalhamos com seres humanos, que vivem num meio altamente mutante, tanto quanto às tecnologias e conhecimentos , como à valores e princípios. Por isso, é fundamental também lembrar, que estas ações, exigem persistência e continuidade
Como agente dinâmico da educação, o pedagogo tem a oportunidade de aprender o aprender de muitos, orientando, acompanhando e vivenciando a aprendizagem de diferentes crianças e jovens. Assim como, suas dificuldades e percalços. Tendo no corpo a corpo diário de nossas escolas, a apreciação dos diferentes aspectos que a envolvem, e direcionam seus caminhos.
Hoje, quando penso em minhas escolhas passadas, arrependo-me de ter deixado de aproveitar algumas oportunidades, porém nunca da escolha profissional que fiz. Gosto de ser e atuar como Pedagoga, tendo a certeza de que ainda há muito a aprender, e que isso garante um futuro promissor.
Neste ano de 2012 estou em uma nova equipe, e espero contribuir à altura da receptividade com a qual fui acolhida.

Simone Grachiki
Pedagoga Tarde e Noite