OBJETIVOS
Discutir e refletir sobre a temática das violências contra a mulher, problematizando as relações desiguais de gênero que geram as violações de Direitos Humanos desta população, no contexto da sociedade brasileira.
Assumir sua dimensão de produtoras/es de saberes pedagógicos em relação à questão das violências contra a mulher, constituindo-as/os as/os educadoras/es como sujeitos epistêmicos, pesquisadoras/es de sua própria prática, capaz de transformar a realidade social.
Subsidiar teórica e metodologicamente as/os profissionais da educação nas questões relativas às violências contra a mulher considerando os recortes raciais, as relações de gênero e a diversidade sexual por meio de práticas pedagógicas que promovam o respeito e afirmação de direitos humanos da população feminina.
Promover a articulação e o fortalecimento dessas discussões junto às equipes de gestão das escolas.
Possibilitar a reflexão sobre as formas de encaminhamentos dos casos de violação de direitos envolvendo estudantes e comunidade escolar fortalecendo a relação da Escola/Colégio com a rede de proteção.
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MOMENTO 1
Músicas, Conceito de Gênero e Imagens
Trechos das letras das músicas “Maria da Penha”, “Ai que saudades da Amélia” e “Mulheres de Atenas”.
Dentre todos os tipos de violência contra a mulher, existentes no mundo, aquela praticada no ambiente familiar é uma das mais cruéis e perversas. O lar, identificado como o local acolhedor e de conforto passa a ser, nesses casos, um ambiente de perigo contínuo que resulta num estado de medo e ansiedade permanentes. “Envolta no emaranhado de emoções e relações afetivas, a violência doméstica contra a mulher se mantém, até hoje, como uma sombra em nossa sociedade”.
1. Depois de uma troca de impressões iniciais, indique como as mulheres são retratadas nas três músicas:
Música 1 - Maria da Penha
Música 2 - Ai que Saudades da Amélia
Música 3 - Mulheres de Atenas
2. Na concepção do grupo, podemos afirmar que apenas uma dessas perspectivas representa as mulheres da sociedade contemporânea? Justifique sua resposta:
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CONCEITOS DE GÊNERO
Para as ciências sociais e humanas, o conceito de gênero se refere à construção social do sexo anatômico. Ele foi criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social, baseando-se no raciocínio de que há machos e fêmeas na espécie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de ser mulher é realizada pela cultura. Assim, gênero significa que homens e mulheres são produtos da realidade social e não decorrência da anatomia de seus corpos
Duas questões importantes para entender o gênero:
1ª Sua arbitrariedade cultural, ou seja, o fato do gênero só poder ser compreendido em relação a uma cultura específica, pois ele só é capaz de ter sentidos distintos conforme o contexto sócio cultural no qual se manifesta;
2ª O caráter necessariamente relacional das categorias de gênero, isto é, só é possível pensar e/ou conceber o feminino em relação ao masculino e vice-versa.
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Após a discussão e reflexão sobre as relações de gênero apresentadas nas letras das músicas, promover uma análise a partir de algumas imagens:
Imagem 1: Propaganda em outdoor sobre aparelhos de som para carros.
Feminino: mulher submissa, mulher fiel, mulher traidora, não confiável
Masculino: machista (só se exige fidelidade da mulher e não do homem)
Imagem 2: Propaganda de chuteiras.
Feminino: mulher objeto, estereotipada (maria chuteira), dependente financeiramente do homem, interesseira, ligada em aparências, mulher como objeto sexual (mulher não vai faltar)
Masculino: resume o homem como provedor; reduz suas qualidades ao econômico (a ter a chuteira); precisa de algo (chuteira) para conseguir mulher
Imagem 3: Propaganda de Companhia Área.
Feminino: mulheres empoderadas; participativa na sociedade e do mundo do trabalho; profissão piloto de um jato - (símbolo de poder)
Masculino: sugere a igualdade e respeito entre homens e mulheres, pois, apesar de afirmar a participação feminina sem citar os homens na sociedade não desqualifica a participação masculina.
3. Relate quais padrões descritos podem ser associados às violências contra a mulher.
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MOMENTO 2
TRABALHANDO COM DADOS
Nesse momento apresentaremos alguns dados sobre as violências contra as mulheres, no Brasil e no Paraná. Estes dados são fundamentais para demonstrar a seriedade das violações de direitos cometidos contra a população feminina. Os dados referem-se ao Disque 180, da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
“VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NEGRA”
De acordo com o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (RASEAM), publicado no ano de 2014 pela Secretaria de Políticas para Mulheres, compondo a maior parte da população brasileira, as mulheres têm avançado na conquista de seus direitos e de uma situação de igualdade com os homens.
Em 2012, as mulheres eram mais de 51% da população brasileira e as mulheres que se declararam negras compunham quase 52% da população feminina do país, como indicado no gráfico 2.1. Cabe destacar que a proporção da população feminina aumenta quanto mais alta é a sua faixa etária.
Também de acordo com o RASEAM/2014, o Brasil é um país majoritariamente urbano, com quase 85% de sua população residindo em cidades. As mulheres representavam,
em 2012, cerca de 52% da população residente nas cidades brasileiras, ao passo que eram 48% da população de áreas rurais. O gráfico 2.4 mostra a distribuição da população feminina por situação de domicílio nas Grandes Regiões, evidenciando a maior proporção de mulheres em áreas rurais nas Regiões Nordeste e Norte (25,1% e 23%, respectivamente).
Taxa da Mortalidade por Homicídio no Sexo Feminino, segundo raça/cor (em 100 mil mulheres).
4. Observar as diferentes formas de violências descritas nos dados do Disque 180; a situação do estado do Paraná em relação aos registros de violências do Disque 180 e IBGE, bem como dos homicídios de mulheres e o recorte racial que acentua as situações de violências contras as mulheres negras.
Quais seriam as causas/origens da manutenção das violências contra a população feminina?