terça-feira, 24 de novembro de 2015

VIOLÊNCIAS CONTRA A MULHER: UMA QUESTÃO DE GÊNERO

OBJETIVOS
Discutir e refletir sobre a temática das violências contra a mulher, problematizando as relações desiguais de gênero que geram as violações de Direitos Humanos desta população, no contexto da sociedade brasileira.

Assumir sua dimensão de produtoras/es de saberes pedagógicos em relação à questão das violências contra a mulher, constituindo-as/os as/os educadoras/es como sujeitos epistêmicos, pesquisadoras/es de sua própria prática, capaz de transformar a realidade social.

Subsidiar teórica e metodologicamente as/os profissionais da educação nas questões relativas às violências contra a mulher considerando os recortes raciais, as relações de gênero e a diversidade sexual por meio de práticas pedagógicas que promovam o respeito e afirmação de direitos humanos da população feminina.

Promover a articulação e o fortalecimento dessas discussões junto às equipes de gestão das escolas.

Possibilitar a reflexão sobre as formas de encaminhamentos dos casos de violação de direitos envolvendo estudantes e comunidade escolar fortalecendo a relação da Escola/Colégio com a rede de proteção.

______________________________

MOMENTO 1
Músicas, Conceito de Gênero e Imagens

Trechos das letras das músicas “Maria da Penha”, “Ai que saudades da Amélia” e “Mulheres de Atenas”.

Dentre todos os tipos de violência contra a mulher, existentes no mundo, aquela praticada no ambiente familiar é uma das mais cruéis e perversas. O lar, identificado como o local acolhedor e de conforto passa a ser, nesses casos, um ambiente de perigo contínuo que resulta num estado de medo e ansiedade permanentes. “Envolta no emaranhado de emoções e relações afetivas, a violência doméstica contra a mulher se mantém, até hoje, como uma sombra em nossa sociedade”.







1. Depois de uma troca de impressões iniciais, indique como as mulheres são retratadas nas três músicas:
Música 1 - Maria da Penha
Música 2 - Ai que Saudades da Amélia
Música 3 - Mulheres de Atenas

2. Na concepção do grupo, podemos afirmar que apenas uma dessas perspectivas representa as mulheres da sociedade contemporânea? Justifique sua resposta:

________________________________

CONCEITOS DE GÊNERO
Para as ciências sociais e humanas, o conceito de gênero se refere à construção social do sexo anatômico. Ele foi criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social, baseando-se no raciocínio de que há machos e fêmeas na espécie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de ser mulher é realizada pela cultura. Assim, gênero significa que homens e mulheres são produtos da realidade social e não decorrência da anatomia de seus corpos
Duas questões importantes para entender o gênero:
1ª Sua arbitrariedade cultural, ou seja, o fato do gênero só poder ser compreendido em relação a uma cultura específica, pois ele só é capaz de ter sentidos distintos conforme o contexto sócio cultural no qual se manifesta;
2ª O caráter necessariamente relacional das categorias de gênero, isto é, só é possível pensar e/ou conceber o feminino em relação ao masculino e vice-versa.

________________________________

Após a discussão e reflexão sobre as relações de gênero apresentadas nas letras das músicas, promover uma análise a partir de algumas imagens:

Imagem 1: Propaganda em outdoor sobre aparelhos de som para carros.
Feminino: mulher submissa, mulher fiel, mulher traidora, não confiável
Masculino: machista (só se exige fidelidade da mulher e não do homem)

Imagem 2: Propaganda de chuteiras.

Feminino: mulher objeto, estereotipada (maria chuteira), dependente financeiramente do homem, interesseira, ligada em aparências, mulher como objeto sexual (mulher não vai faltar)
Masculino: resume o homem como provedor; reduz suas qualidades ao econômico (a ter a chuteira); precisa de algo (chuteira) para conseguir mulher

Imagem 3: Propaganda de Companhia Área.

Feminino: mulheres empoderadas; participativa na sociedade e do mundo do trabalho; profissão piloto de um jato - (símbolo de poder)
Masculino: sugere a igualdade e respeito entre homens e mulheres, pois, apesar de afirmar a participação feminina sem citar os homens na sociedade não desqualifica a participação masculina.

3. Relate quais padrões descritos podem ser associados às violências contra a mulher.
______________________________

MOMENTO 2
TRABALHANDO COM DADOS

Nesse momento apresentaremos alguns dados sobre as violências contra as mulheres, no Brasil e no Paraná. Estes dados são fundamentais para demonstrar a seriedade das violações de direitos cometidos contra a população feminina. Os dados referem-se ao Disque 180, da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.







“VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NEGRA”

De acordo com o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (RASEAM), publicado no ano de 2014 pela Secretaria de Políticas para Mulheres, compondo a maior parte da população brasileira, as mulheres têm avançado na conquista de seus direitos e de uma situação de igualdade com os homens.
Em 2012, as mulheres eram mais de 51% da população brasileira e as mulheres que se declararam negras compunham quase 52% da população feminina do país, como indicado no gráfico 2.1. Cabe destacar que a proporção da população feminina aumenta quanto mais alta é a sua faixa etária.


Também de acordo com o RASEAM/2014, o Brasil é um país majoritariamente urbano, com quase 85% de sua população residindo em cidades. As mulheres representavam,
em 2012, cerca de 52% da população residente nas cidades brasileiras, ao passo que eram 48% da população de áreas rurais. O gráfico 2.4 mostra a distribuição da população feminina por situação de domicílio nas Grandes Regiões, evidenciando a maior proporção de mulheres em áreas rurais nas Regiões Nordeste e Norte (25,1% e 23%, respectivamente).


Taxa da Mortalidade por Homicídio no Sexo Feminino, segundo raça/cor (em 100 mil mulheres).


4. Observar as diferentes formas de violências descritas nos dados do Disque 180; a situação do estado do Paraná em relação aos registros de violências do Disque 180 e IBGE, bem como dos homicídios de mulheres e o recorte racial que acentua as situações de violências contras as mulheres negras.
Quais seriam as causas/origens da manutenção das violências contra a população feminina?



“ÁFRICA: ATUALIDADES E VICISSITUDES”

OBJETIVOS
Assumir sua dimensão de produtoras/es de saberes pedagógicos em relação à temática proposta, constituindo-as/os as/os educadoras/es como sujeitos epistêmicos, pesquisadoras/es de sua própria prática, capaz de transformar a realidade social.

Promover a articulação e o fortalecimento dessas discussões junto às equipes de gestão das escolas.

Possibilitar a reflexão sobre as formas de encaminhamentos dos casos de violação de direitos envolvendo estudantes e comunidade escolar fortalecendo a relação da Escola/Colégio com a rede de proteção.

______________________________

MOMENTO 1

TEXTO 1
Pobre África -  extraído do livro “A pilhagem na África – a economia da exploração”, de Patrick Bond.


1. Identifique a ideia central do texto. A África é pobre ou rica? Por quê? Quais são os critérios para pobreza e riqueza? Relacione os aspectos sociais, históricos, econômicos, políticos que poderiam ter contribuído com o subdesenvolvimento do continente africano.

TEXTO 2
Os negros não se deixaram escravizar -Henrique Cunha Jr., 2007.


________________________________

MOMENTO 2

VÍDEOS
África rica


Riqueza versus pobreza


A África que nunca vimos



2. Como se desenvolveu as riquezas dos países ricos e a pobreza dos países pobres? 
Identificar a importância da Partilha da África para compreender o contexto atual africano. 
Citar quais países estiveram envolvidos na Conferência de Berlim (1884/1885).
Por que o Neoliberalismo como principal sistema econômico atual, não contribui para o desenvolvimento dos países mais pobres?

________________________________

3. Como o grupo tem pensado esta temática nas suas formações profissionais e de docência?

4. Quais as possibilidades de abordagem vislumbradas para o Plano de Trabalho Docente após essa oficina?


A LEGISLAÇÃO VIGENTE E OS ATOS REGULATÓRIOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Acesso ao material - clique no link a seguir

LEGISLAÇÃO

_______________________________

MOMENTO 1
CONHECENDO CONCEITOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS 

Estudar o material da p. 1 até a p. 22 e responder:

1. Como percebem a importância do conhecimento desses atos administrativos para o trabalho cotidiano?

2. Partindo da realidade da escola onde atuam e fundamentados no material disponibilizado, registrem a maneira como veem a aplicação dos atos administrativos e sua importância para a secretaria escolar.
_______________________________

MOMENTO 2
DAS NORMAS, DELIBERAÇÕES DO ESTADO DO PARANÁ E ATOS REGULATÓRIOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Estudar o material da p. 22 a 33 e responder:

3. Por que uma instituição de ensino é considerada em situação irregular? Quais as irregularidades apontadas neste caderno? Quais as implicações sobre a documentação escolar?

4. Quais os atos regulatórios necessários para o funcionamento dos cursos?

_______________________________

MOMENTO 3
DO REGISTRO DE VIDA LEGAL

Realizar as atividades que constam da p. 34 a 41. Responder:

5. Por que é importante estarmos atentos aos prazos concedidos aos cursos de sua instituição de ensino?

_______________________________

MOMENTO 4
DA INSTRUÇÃO DE PROTOCOLADOS

Estudar o material da p. 42 a 55 e responder.

6. Qual a relação entre o processo administrativo e a instituição de ensino?

7. Para uma instituição de ensino pertencer ao Sistema Estadual de Ensino, o que é necessário providenciar?

8. O que significam estes atos regulatórios?
a. AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO
b. RECONHECIMENTO

9. Por que é importante um Agente II instruir corretamente um processo administrativo?


MATRÍCULA

Acesso ao material - Clique no link a seguir:

MATRÍCULA

________________________________

MOMENTO 1
Função da Secretaria Escolar e  Procedimentos para Matrícula

Leitura do material - p. 1 a 3

1. Faça uma reflexão e organize suas ideias em um texto de 10 linhas sobre o papel do(a) secretário(a) no sentido de evitar regularizações de vida escolar decorrentes de erro nas matrículas recebidas por transferência.

________________________________

MOMENTO 2
Documentos a serem preenchidos no momento da matrícula

Leitura da p. 3 a 6

2. Qual a importância dos dados informados no Requerimento de Matrícula? Estes dados são utilizados apenas pela instituição de ensino?

________________________________

MOMENTO 3
Tipos de Matrícula

Leitura da p. 7 a 16

3. A partir de 2016, com que idade é possível ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental?

4. A análise do Histórico Escolar recebido pela instituição de ensino requer muita atenção por parte da equipe da secretaria escolar, devendo ter os dados do aluno coerentes com os documentos pessoais dele como Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade. Caso o aluno apresente o Histórico Escolar de transferência com registro de nome diferente do documento pessoal apresentado, como você irá proceder?

5. Com relação a um documento de outro Estado, como você procederia na análise da(s) série(s)/disciplina(s) concluídas para que possa realizar matrícula com aproveitamento de estudos? Analise o documento do Estado de São Paulo.