quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CASA DA LEITURA - 1º E

Na tarde de 06 de outubro a pedagoga Marcia esteva na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, no Parque Barigui, com os alunos do 1º E, da tarde.
Foi uma experiência bem interessante aos alunos.
Além de saírem da rotina, tiveram a oportunidade de participar da Roda de Leitura: Contos.





REUNIÃO DE FAMÍLIA - MANHÃ

Nos dias 01 e 02 de agosto realizamos a reunião de pais e responsáveis dos alunos do turno da manhã.
Contamos com a participação da diretora Naterci, do vice-diretor Everson e das pedagogas Dilene, Fabíola, Márcia e Michele.
Apresentamos e discutimos com os pais temas referentes a Gincana Cultural, que precedeu aos preparativos da Festa Junina da escola.
Os informamos das possibilidades de comunicação com a escola, por meio do blog da pedagogia, do site da escola. Quando necessário, as famílias podem solicitar um agendamento com a equipe pedagógica para tratamento de assuntos referentes aos alunos, aos professores e outras questões pedagógicas da escola.
Este agendamento pode ser realizado via telefone e bilhete encaminhado ao setor pedagógico.
Os pais também foram informados das ações que a escola está desenvolvendo quanto ao uso de drogas, como da conscientização dos alunos e da observação.
Passamos um vídeo da “Associação Parceria na escola – O peixe”, que foi repassado na Semana de Estudos Pedagógicos aos professores, na reunião de monitores aos alunos e aos pais.
Ressaltamos aos pais a importância da disciplina versus indisciplina na escola; dos hábitos de estudos como uma formação para a vida e dos trabalhos desenvolvidos em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, da Casa da Leitura, para o desenvolvimento do hábito da leitura.
Conversamos com os pais sobre o uso indevido da tecnologia no espaço escolar, como do celular em sala de aula para conversas, filmagens de professores, colegas e envio de mensagens nos momentos das provas.
Das medidas tomadas pela escola quanto a informação e da tutela do aparelho, que muitas vezes acaba sendo feita pela escola.
A diretora Naterci convidou os pais para a participação do evento da Família na escola, para compartilharem seus talentos, realizado no dia 22 de agosto, no turno da manhã.
O sistema de avaliação foi reapresentado aos pais, da recuperação, do cronograma de provas e da segunda chamada. Ressaltamos a importância das famílias no acompanhamento do estudo dos filhos, da necessidade do empenho para o segundo semestre letivo por parte dos filhos e do papel da escola de formadora de conteúdos acadêmicos e para a vida social.
Na reunião também realizamos a entrega de boletins aos pais, referente ao 2º bimestre.
Os pais e alunos tiveram a possibilidade de observar e analisar os pareceres das turmas de seus filhos, quanto ao percentual de alunos com aproveitamento na média e acima da média, bem como das notas abaixo da média.











INTEGRAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA - MANHÃ

Os pais dos alunos do turno da manhã foram convidados a comparecer na escola, para apresentarem os seus talentos e assistirem apresentações de seus filhos.
Veja o cronograma das atividades que aconteceram no dia e as fotos do evento:
  1. Palestra do professor Marcos Gomes: Família, juventude e consumo;
  2. Apresentação teatral: Jornal Furo Zardo
Alunas do 2ºMA: Ana Andrade, Ana Silvia, Gabriele, Julia, Isadora, Luana, Milana e Mariele;
  1. Apresentação musical de MPB e Pop Rock anos 1980.
Pai Cesar Henrique dos alunos Rodrigo e Luana do 3º ano D;
  1. Apresentação de dança do Grupo Gaúcho Raça Campeira.
Pai Luiz da aluna Jady do 1ºMA;
  1. Dança dos anos 1960.
Alunos 1ºMA: Talita, Daniel, Leandro e Amanda;
Alunos 3º ano A: Daniele, Luana, Franciele, Vivian, Jéssica, Ana e Fabíola.












MESA REDONDA: CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Na noite de 04 de setembro os alunos do curso de Administração, Subsequente Noite, participaram de uma mesa redonda.
O assunto abordado foi Sustentabilidade.
Os professores Vilmar e Marcia acompanharam os alunos que assistiram à palestra do Administrador Fernando.
Na palestra foi exposto que sustentabilidade é o tipo de interação humana com o mundo que preserva o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Ao final da palestra houve uma mesa redonda (debate) na qual a abordagem foi em torno de políticos que não elaboram projetos voltados à sustentabilidade.
Alunos e professores também analisaram que sustentabilidade é uma questão que deve ser considerada nas empresas, pois no futuro próximo, as empresas que mostrarem esse diferencial terão destaque no mercado.



TEXTOS DO PROJETO FRAGMENTOS

Dia 31 de agosto foi concluído o recolhimento dos textos elaborados pelos alunos e corrigidos pelos professores de Língua Portuguesa.
Tais textos, resultado do trabalho competente dos professores para a Olimpíada de Língua Portuguesa e para o Projeto Fragmentos de Prosa e Verso, serão publicados em um livro.
No total, são 100 alunos classificados em Poesia, Memória, Crônica ou Artigo de Opinião.

Parabéns às professoras de Língua Portuguesa Val (6º e 7º anos), Graziela (8º e 9º anos), Marta (7º e Ensino Médio), Rosália (Ensino Médio e Técnico) e Dalila (Ensino Médio e Técnico).
Valeu pelo trabalho sério de orientação aos alunos, correção e seleção do material!
Em novembro, teremos o livro com a produção escrita de seus alunos.

PAPO LEGAL - ATIVIDADE ANTIDROGAS

Nos dias 03 e 10 de outubro, às 14h teremos atividade na escola do Projeto Papo Legal, da Secretaria Municipal Antidrogas.
A palestra será direcionada para os alunos dos 8º A, B e C e 9º A, B e C.
E na noite de 09 de outubro, das 19 às 21h, a Palestra será para os pais, no evento bimestral de reunião da família.
A atividade consiste na vinda de profissionais da Secretaria Antidrogas que conversa com os alunos, de maneira descontraída, utilizando vídeos e fotos.



PROJETO PAPO LEGAL
O Projeto Papo Legal, da Secretaria Municipal Antidrogas, tem por finalidade conscientizar os alunos sobre o mundo das drogas.
Através de profissionais qualificados e utilizando linguagem e metodologia adequadas, eles informam, orientam e previnem os adolescentes a respeito dos riscos inseridos no consumo de drogas.
As drogas furtam sonhos, destroem projetos de vida, causam sofrimento ao usuário, familiares e amigos.

AÇÃO DO COLÉGIO
Prevenir é o melhor remédio!
Por isso nosso Colégio tem organizado ações que propiciem a reflexão de professores, pais e alunos com a inteção clara de maximizar os fatores de proteção e minimizar os fatores de risco, a fim de estimular o fortalecimento de convicções pessoais e a firmeza de propósito de dizer: “Não às Drogas”.

Por meio de palestras desenvolvidas pelos profissionais do Projeto Papo Legal busca-se o diálogo interativo focado na prevenção às drogas e à violência, visando a conscientização de crianças, jovens, adolescentes e adultos, sobre os prejuízos causados pelo uso e abuso de drogas.