segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Produções pedagógicas para publicação

Os pedagogos que atuam nas escolas da rede pública de ensino do Paraná já podem inscrever suas produções pedagógicas na página da Coordenação de Gestão Escolar (CGE), no portal “Dia-a-dia Educação”. A medida beneficia cerca de 7,9 mil profissionais da educação, que têm até 29 de outubro para realizar a inscrição. Esse processo de formação continuada é resultado do princípio de valorização dos profissionais da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Os textos aprovados serão publicados no portal.

A produção pedagógica atende a uma antiga solicitação dos pedagogos da rede de ensino. “Os pedagogos da rede estavam imaginando a oportunidade de realizar uma produção individual que fosse tornada pública como o projeto Folhas já faz há bastante tempo”, comenta Elisane Fank, coordenadora da CGE. Por exigir características próprias, o sistema operacional desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para esta produção pedagógica só ficou pronto recentemente.

A produção se caracterizará por um artigo de autoria própria e individual e deve ser resultado de uma pesquisa ou revisão bibliográfica sobre temas referentes à Organização do Trabalho Pedagógico (OTP). Os conteúdos estão organizados em três grandes eixos: Gestão Escolar e Gestão do Tempo, Currículo Escolar e Avaliação/Ensino-aprendizagem.

“O objetivo é fazer com que o pedagogo pense na sua prática à luz de uma concepção que fundamente as práticas realizadas na escola pública, retornando essa reflexão para a cultura escolar de forma elaborada, fundamentada e aprofundada”, explicou a coordenadora.

Uma equipe de validadores indicados pelos Núcleos Regionais de Educação e pela SEED serão responsáveis por mediar as produções. Cada trabalho passará por até três revisões, resultando na publicação ou não na página da CGE, de acordo com o parecer dos validadores, após o processo de revisão. Os artigos aprovados serão publicados na página da CGE e pontuados para fim de avanço no plano de carreira do pedagogo. Os pedagogos com contrato de Processo de Seleção Simplificada (PSS) recebem certificação para o currículo.

A produção pedagógica é orientada pela Instrução 011/2010 da Superintendência da Educação da SEED, disponível no link www.diaadia.pr.gov.br/cge/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=103.

As produções pedagógicas devem ser postadas no sistema acessando o link: www.seed.pr.gov.br/portals/frm_login.php?origem=producoescge

Visita Cultural


Como componente das aulas de Geografia será realizada a visita cultural ao Parque Estadual do Buraco do Padre e ao Parque Estadual Vila Velha - ambos próximos ao município de Ponta Grossa.
Será no dia 11/11/2010 com saída prevista para as 09:30 em frente à escola e com retorno previsto para 21:00 h.
Cada aluno será responsável por objetos pessoais como celulares e câmeras digitais ou similares.
O Prof. Euclides estará acompanhando os alunos neste dia.
A atividade está programada para os alunos da 2ªG e 3ªF.

Avaliação escolar



A avaliação escolar é um processo de julgamento que ocorre no cotidiano da escola.
Quando se faz uma análise do que o aluno já sabe sobre determinado conteúdo, o que ele precisa aprender e quais as suas curiosidades, que métodos podem ser considerados adequados para a turma, série e modalidade de ensino se esta julgando.
Sob o ponto de vista do professor, este processo de julgamento ocorre no momento de planejar suas aulas, seja no plano anual, bimestral ou de aula.
A postura pedagógica do professor denuncia a sua concepção educacional, seu modo de ver o mundo, sua ação docente.
Se o educador se coloca dentro da perspectiva da pedagogia histórico-crítica, estará imbuído de uma ação docente transformadora em favor das classes populares.
Seu olhar pedagógico da avaliação terá uma conotação voltada para o processo de construção da cidadania no aluno, de forma que a avaliação é um processo que permite uma reflexão como ponto de partida e chegada na aprendizagem escolar.
Esta não tem a finalidade de emitir notas classificatórias e sim de registrar a aprendizagem e a construção do conhecimento pelo estudante, instrumentalizando-o em suas atitudes frente aos problemas sociais que os aprendizes enfrentam em seu cotidiano.
Na postura pedagógica conservadora, a avaliação tem uma função de classificação, entre aqueles que sabem e os que não sabem o conteúdo trabalhado em sala de aula.
Os alunos têm a função de aprender o conteúdo e o professor a preocupação em levá-lo à aprendizagem através de aulas expositivas, de exercícios escritos, trabalhos em grupos, etc.
Os estudantes que não conseguem na avaliação, uma menção dentro do padrão mínimo exigido pelo estabelecimento de ensino, têm a oportunidade de fazer recuperações paralelas, em função de um sistema institucional de avaliação somativa e formativa.
A dificuldade está em fazer as ligações com a prática social inicial e final.
Neste método de ensino não se tem claro como a análise dos problemas sociais e atuais da sociedade podem ser minimizados com o processo educacional, de tal forma que o trabalho pedagógico do tema proposto em aula, se encerra no final do bimestre e depois se inicia outro tema e assim por diante.



Indisciplina na sala de aula

Há 30 anos atrás o problema de indisciplina em sala de aula praticamente não existia.
As escolas do passado seguiam um sistema tradicional, exigindo dos alunos um comportamento quase militar.
Quando ocorriam atitudes de indisciplina, os castigos, muitos deles físicos, eram aplicados.

Porém, muita coisa mudou nestes 30 anos e hoje a escola não adota mais uma postura repressiva e violenta.
Estamos numa época de valorização da democracia, cidadania e respeito.
Cabe a escola levar estes princípios à sério dentro do seu projeto pedagógico.
Então, como acabar ou diminuir a indisciplina em sala de aula, objetivando melhorar as condições de aprendizado dos alunos?
Primeiramente, o professor deve identificar os motivos da indisciplina.
Observar os alunos e estabelecer um diálogo pode ajudar muito neste sentido.
Muitas vezes, a indisciplina ocorre porque os alunos não entendem o conteúdo ou acham as aulas cansativas. Nestes casos, o professor pode modificar suas aulas, adotando atividades estimulante
s e interativas.
Esta atitude costuma gerar bons resultados.

Em outras situações, a indisciplina ocorre a partir de uma situação de conflito e enfrentamento entre alunos e professor.
Neste caso, o professor deve buscar conversar e ouvir os alunos.
Cabe ao professor desfazer o clima de conflito e solucionar a situação.

Uma outra boa sugestão é criar algumas regras comuns para o funcionamento das aulas.
O professor pode fazer isso com a ajuda dos próprios alunos.
Dentro destas regras podem constar: levantar a mão e aguardar a sua vez antes de perguntar ou falar, fazer silêncio em momentos de explicação, falar num tom de voz adequado, etc.

Com estas e outras atitudes, o professor vai ganhar o respeito de seus alunos.
Este respeito é uma porta aberta para, através do diálogo com os estudantes, buscar soluções adequadas para melhorar as condições de aula na escola.

Atividades no dia 15/10

Na sexta-feira, 15 de outubro, temos programações aos alunos:



No turno da manhã, as turmas da 2ª D, E e F apresentarão, no Auditório do Colégio, sob a coordenação do Professor Paulo Solano, a exposição:
"Química dos Alimentos"




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Nos turnos da manhã, tarde e noite, haverá, na quadra
da escola, os Stands da PUC, UNICURITIBA e da Faculdade SPEI.
São espaços de divulgação dos cursos de graduação e feira de profissões.
Essa exposição é direcionada aos alunos das 3ª séries e demais alunos do Ensino Médio.