domingo, 11 de março de 2012

ADAPTAÇÃO DE ESTUDOS


Adaptação de estudos ocorre quando um aluno transferido apresentar, no ato da matrícula, histórico escolar com modelo curricular diferente.
Os estudos de adaptação curricular têm a função de auxiliar na transição de um esquema para outro.
Portanto, não devem ser entendidos como o caminho para resolver um problema administrativo de documentação escolar, mas devem ser compreendidos como recurso para que possa ser oferecido ao aluno um currículo capaz de alcançar os objetivos do respectivo nível de ensino, sempre na perspectiva do Projeto Polìtico-Pedagógico que a escola tem em vista.
São feitos sob a orientação da Equipe Pedagógica e Administrativa tendo por finalidade a complementação de carga horária e/ou componentes curriculares ausentes, visando o ajustamento necessário ao novo modelo curricular.
Na análise comparativa dos modelos curriculares sao considerados:
- o cumprimento de vinte e cinco por cento (25%) da carga horária destinada a parte diversificada do currículo mínimo exigido pela legislação em vigor, correspondente aduzentas (200) horas anuais;
- a integralização das disciplinas da base nacional comum que compõem a matriz curricular da escola para qual o aluno foi transferido.