quinta-feira, 26 de julho de 2012

SEMANA DE INTEGRAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA


Promover a participação das famílias dos alunos na vida da escola, não é tarefa fácil. 
Elas precisam habituar-se a participar.
E isto temos desenvolvido no Colégio Zardo com muita dedicação, persistência e organização.
Quatro vezes por ano convocamos a presença das famílias para as reuniões ordinárias: em fevereiro, em maio, em agosto e em outubro.
Temos compreendido que a prática costumeira de discutir com a comunidade escolar os problemas da escola (e eles são tantos!) faz com que os pais se habituem a participar das soluções.
Hoje, mais que nunca, é necessária a integração dos pais na vida da escola.
E o benefício é de mão dupla: de um lado favorece a direção e a equipe pedagógica pelo apoio que as famílias dão à escola e de outro, as próprias famílias que ficam informadas sistematicamente sobre o andamento dos trabalhos escolares.
Havendo essa parceria forte, as famílias poderão acompanhar melhor a atuação dos filhos, tanto no que diz respeito à aprendizagem, como sobre a conduta deles frente a colegas, professores e funcionários da unidade escolar.
Partindo dessa experiência, que temos vivenciado de modo tão rico, é que este ano incluiremos em agosto a Semana de Integração Família e Escola, na qual as famílias serão chamadas a comparecem na escola e demonstrar alguma habilidade no Show de Talentos.
O Show de Talentos visa descobrir os talentos nas famílias dos alunos Zardo, abrir espaço para mostra de habilidades e valores artísticos, divulgar a arte e levar música, dança, pintura, entretenimento e cultura para a comunidade escolar no geral.
Objetivamos proporcionar uma integração real de famílias, alunos e equipe escolar de modo alegre e saudável; valorizar os conhecimentos artísticos das famílias;  criar ambiente de confraternização e amizade e despertar o interesse para as atividades escolares.
As famílias terão até o dia 15 de agosto para se inscreverem.
O Show para as famílias do turno da tarde acontecerá nas noites de 20 e 21 de agosto, com início às 19h30.



TCC DE INFORMÁTICA

Antes de conseguir o diploma, os alunos de Administração, Meio Ambiente e Informática precisam enfrentar o último desafio: o trabalho de conclusão de curso (TCC).
O TCC é um tipo de trabalho utilizado nos 3º períodos dos cursos ténicos subsequentes como forma de efetuar uma avaliação final dos alunos.
Além de cumprir todas as disciplinas obrigatórias do currículo, o aluno deve apresentar um projeto final que pode ser prático ou téorico.
No final do semestre, é necessário defender o estudo em uma banca.
Essa banca, composta por professores e especialistas da área, irá avaliar o aluno e dela depende a aprovação.
No dia 24 de julho os alunos do curso técnico em Informática apresentaram seus TCC's.











CAÇA AO TESOURO - EDUCAÇÃO FÍSICA

Nos dias 25 e 26 de julho o professor Cassio, de Educação Física, realizou Caça ao Tesouro com os alunos dos 8º Anos.
A atividade começou no Laboratório de Informática e se estendeu pela escola no qual os alunos foram resolvendo as provas para encontrar o tesouro.
Movimentou os alunos, com certeza!
A caça ao tesouro é uma atividade didática que consta de perguntas e alguns sites na Web, de onde se pode obter as respostas.
É uma estratégia interessante para promover o envolvimento e o interesse dos alunos.









3ª REUNIÃO DE FAMÍLIA - 7º ANOS

No dia 25 de julho, das 19 às 20h30 aconteceu a 3ª Reunião das Famílias dos alunos dos 7º anos.
A Diretora Geral Naterci deu as boas vindas, agradeceu pelo empenho de todos na Gincana, ressaltando o importante papel da fgamília na articulação das atividades escolares.
Lembrou alguns aspectos de participação que considera bastante importante, como a camapnha do pano de prato, em que as mães trazem panos de prato para ajudar na cozinha.
O diretor auxuliar da tarde, Pedagogo Alexandro Muhlstedt, apresentou o resultado do questionário aplicado em maio, e informou sobre a Gincana Cultural, a Semana de Integração Família e Escola em 20 e 21 de maio e apresentou um vídeo sobre prevenção às drogas.
Em seguida, a conversa direcionou-se para as questões desempenho escolar dos alunos, para o qual a pedagoga Simone Grachiki foi chamada e explicar o mural com parecer e gráficos das turmas.
Ela explicou sobre o desempenho geral das 3 turmas e, na ausência da professora monitora do 7ª A (Professora Valderice - Língua Portuguesa) explicou sobre o rendimento geral dessa turma.
A professora monitora do 7º B, professora Marta (Língua Portuguesa), expôs o rendimento geral, solicitando o acompanhamento de perto dos alunos que não estão indo bem.
A professora Elza (Matemática), monitora do 7º C, expôs em linhas gerais a importância dos alunos se dedicarem a dominar as 4 operações, tendo em vista as enormes dificuldades na matemática básica.
Por fim,  os pais receberam os bolteins de notas e faltas e puderam conversar com os profissionais da escola.