22/02/2016 - SEGUNDA-FEIRA
Tarde
- Como conhecer os dados da ESCOLA – Indicadores Educacionais.
REFLEXÃO.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA
EM QUE CONSISTE O PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA?
O Plano de Ação da escola consiste em um instrumento de trabalho dinâmico com o intuito de propiciar ações, ressaltando seus principais problemas e os objetivos dentro de metas a serem alcançadas, com critérios de acompanhamento e avaliação pelo trabalho desenvolvido.
Estrutura do Plano
1 Dimensão
Os indicadores da qualidade da educação estão divididos em seis grandes elementos, aqui denominados dimensões: Gestão Democrática; Avaliação; Prática Pedagógica; Acesso, Permanência e Sucesso; Ambiente Educativo; Formação dos Profissionais da Escola. Essas devem ser consideradas pela escola, numa análise reflexiva e crítica, contemplando a sua realidade social de modo a contribuir para a melhoria da educação.
2 Problemas e desafios
Os problemas e desafios da escola podem ser diagnosticados pela análise das dimensões, as quais apontam para questões a serem elencadas como prioritárias pela escola. A partir desta análise, a escola percebe os problemas e desafios a serem superados. O desafio surge quando, analisando os indicadores da escola, percebe-se, por exemplo, uma taxa elevada de abandono. Neste momento, a escola deve ter o compromisso de propor estratégias de superação.
3 Ações
Referem-se às atividades que a escola irá propor para a resolução dos problemas diagnosticados.
4 Recursos
Para a realização das ações previstas no Plano de Ação, o estabelecimento de ensino deve prever os recursos financeiros, humanos e de infraestrutura que possibilitem a viabilidade do mesmo.
5 Cronograma
O cronograma deve compor o Plano de Ação a fim de organizar início e fim de cada ação e sua efetividade durante o ano letivo.
6 Envolvidos
São os segmentos da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos, pais, comunidade em geral) envolvidos direta ou indiretamente nas ações, conforme a área de atuação.
7 Metas
Representam os objetivos a serem atingidos quantitativamente, ou seja, trata-se do percentual de cada ação. Exemplo: reduzir a taxa de abandono de 0,3% para 0,1%. Quando a meta não for quantitativa a escola deverá preencher que não há previsão de percentual para esta ação.
8 Resultados esperados
Os resultados estão relacionados ao sucesso das atividades propostas com relação aos objetivos e metas previstas. Exemplo: redução da taxa de abandono por meio da articulação da Rede de Proteção local.
Atividade
Acessar o link abaixo e fazer download da planilha: Estrutura do Plano de Ação que deverá ser preenchida de acordo com as reflexões do grupo.