segunda-feira, 16 de abril de 2012

PROJETO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA


Neste mês iniciaremos um projeto disponibilizado pelo British Council, que é uma organização sem fins lucrativos que atua em mais de 100 países e tem como objetivo fortalecer os laços entre o Reino Unido e os países onde está presente através da construção de relacionamentos mutuamente benéficos em: Artes, Educação, Esportes e Inglês.
O projeto escolhido, dentre outros disponibilizado pela organização Britânica, denomina-se “Great Personalities” (Grandes Personalidades) e faz parte do programa do “Connecting Classrooms”, que promove o intercâmbio cultural entre estudantes de diferentes países.
Os projetos promovidos pelo Conselho Britânico são temáticos e a troca de materiais produzidos pelos alunos é disponibilizada em uma plataforma online pelos professores, que também compartilham experiências sobre a prática em sala de aula.
Este projeto envolverá os alunos dos Terceiros anos do Ensino Médio e Técnico Informática Integrado, em uma pesquisa sobre as maiores/mais importantes personalidades de nossa região/país que colaboraram para construir um mundo melhor. Os estudantes irão elaborar as biografias destas pessoas e publicá-las no espaço para compartilhamento de atividades, disponível em http://schoolsonline.britishcouncil.org/great-personalities-project-space .
Eles irão posteriormente visualizar as biografias produzidas por outros estudantes, estimulando-os a conhecer também outras personalidades importantes em todo o mundo.
Após realizarem a pesquisa, o compartilhamento através do Blog Oficial do projeto será uma grande oportunidade para que possam mostrar a estudantes do mundo todo algumas das biografias de pessoas que marcaram a história regional e nacional, bem como terão acesso ao que os alunos de outros países publicarão sobre as personalidades das suas respectivas origens.
Como atividade de extensão, após todo o processo de intercâmbio cultural online, os alunos serão convidados a escreverem as suas próprias biografias, aproveitando este momento para trabalhar sua identidade e desenvolver suas habilidades de escrita.
Os estudantes poderão pesquisar mais sobre as suas próprias histórias e as dos seus pais, trazendo fotos deles e de sua família para ilustrar o texto.
Uma atividade como esta faz o resgate da identidade, mostra aos pais um pouco da história dos seus filhos a partir da visão que eles têm de si e da família, valoriza a produção que eles fazem, estimulando a escreverem outras e aproxima os pais dos seus filhos e da escola.
No decorrer do processo estaremos atualizando esta página e mostrando como está a evolução das produções dos alunos, até o resultado final.



Prof Carmen Cinthia Beraldo Sekitani

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO



Para que o governo do estado possa analisar a situação das escolas do Paraná, o Vice-governador e Secretário de Educação, Flavio Arns, tem realizado visitas às unidades escolares.


Dia 17 de abril, terça-feira, às 14h, ele estará em nossa escola, para conhecer melhor a nossa realidade e ouvir nossas necessidades.


REUNIÃO DA REDE DE PROTEÇÃO




Haverá reunião da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência na terça-feira, dia 17/04, às 14h, na Unidade de Saúde de Santa Felicidade.


O QUE É A REDE DE PROTEÇÃO?

A rede de proteção é uma ação integrada entre instituições, para atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal: sob ameaça e violação de direitos por abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, de trabalho infantil e outras formas de submissão que provocam danos e agravos físicos e emocionais.


COMO É FEITO O ATENDIMENTO?
O atendimento visa fortalecer os vínculos familiares, prevenir o abandono, combater estigmas e preconceitos, assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar.



PARA QUE EXISTE A REDE?
Contribui de forma integrada para a redução da violência contra a criança e o adolescente, principalmente no que se refere à violência doméstica e sexual.

COMO DENUNCIAR OS MAUS TRATOS CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE?
Pelo telefone 156 - Central de Informações da Prefeitura e Disque Denúncia Nacional - 100
No Conselho Tutelar mais próximo de sua residência.
Nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS