terça-feira, 13 de novembro de 2012

HELENA KOLODY - PROFESSOR JACKSON

No dia 13 de novembro o professor Jackson concluiu, com alunos do 6º B, o trabalho sobre o centenário da poetisa Helena Kolody.
O material elaborado foi publicado no mural da escola.







SOBRE HELENA KOLODY

Helena Kolody nasceu em Cruz Machado (PR), em 12 de outubro de 1912, e faleceu em Curitiba (PR), em 15 de fevereiro de 2004.
Seus pais foram imigrantes ucranianos que se conheceram no Brasil.
Helena passou parte da infância na cidade de Rio Negro, onde fez o curso primário.
Estudou piano, pintura e, aos doze anos, fez seus primeiros versos.
Seu primeiro poema publicado foi A Lágrima, aos 16 anos de idade, e a divulgação de seus trabalhos, na época, era através da revista Marinha, de Paranaguá.
Aos 20 anos, Helena iniciou a carreira de professora do Ensino Médio e inspetora de escola pública.
Lecionou no Instituto de Educação de Curitiba por 23 anos.
Helena Kolody, segundo o que consta em seu livro Viagem no Espelho, foi professora da Escola de Professores da cidade de Jacarezinho, onde lecionou por vários anos.
Seu primeiro livro, publicado em 1941, foi Paisagem Interior, dedicado a seu pai, Miguel Kolody, que faleceu dois meses antes da publicação.
Helena se tornou uma das poetisas mais importantes do Paraná, e praticava principalmente o haicai, que é uma forma poética de origem japonesa, cuja característica é a concisão, ou seja, a arte de dizer o máximo com o mínimo.
Foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, em 1941.


BULLYING - 6ºB

No dia 13 de novembro os alunos do 6º Ano B, coordenados pelo professor Italo (História) realizaram atividade sobre o Bullying.
Fazendo parte do Projeto de Combate à Violência, o professor propôs que os alunos realizassem cartazes sobre o Bullying.
O material elabora será publicado no mural da escola.









SAEP

No dia 13 de novembro, terça-feira, ocorreu a primeira Reunião sobre o SAEP com os alunos de 9º A, B e C, e 3º E (turno da tarde).
O diretor auxiliar Alex explicou aos alunos o que é o SAEP e orientou sobre os procedimentos.
Motivou a presença e a seriedade com que devem realizar as provas de Português e Matemática.
Além dos alunos, participaram os professores Joceli, Silvana, Verônica e Pedagoga Marcia.










SAEP 

O SAEP é o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná que tem por finalidades medir a aprendizagem dos alunos, saber das práticas pedagógicas e de gestão de cada estabelecimento de ensino. É uma prova de Português e Matemática que deve ser feita por todos os alunos de 9º Ano (Ensino Fundamental), 3º Ano (Ensino Médio) e 4º Ano (Ensino Técnico). 

PARQUE DA CIÊNCIA - 9º A E 9º B

No dia 09 de novembro, sexta-feira, as professoras Marion (Ciências) e Silvana (Matemática) acompanharam os alunos dos 9º A e 9º A ( do período da tarde) a uma atividade no Parque da Ciência Newton Freire, em Pinhais.










O PARQUE DA CIÊNCIA


O Parque Newton Freire Maia é um espaço dedicado a divulgação científica e tecnológica.
Busca-se o incentivo para a discussão à respeito do caráter humano presente nestas atividades e a importância de uma análise crítica dos impactos sociais, culturais e ambientais do progresso científico e tecnológico.
Utilizando-se de recursos lúdicos inter e transdisciplinares destinados a causar emoções no público, o ambiente do Exploratório propicia ao visitante a oportunidade de interação com experimentos clássicos e discussão sobre temas científicos, almejando-se a valorização do ser humano e a sustentabilidade do meio ambiente.
Além disso, é um recurso amplamente utilizado por professores das mais diversas áreas, oportunizando a possibilidade de complementar uma enorme gama de assuntos vistos em ambiente escolar.
Através de recursos didáticos, multimídia, experimentos, painéis, ilustrações, oficinas e visitas orientadas, a equipe de monitores leva o visitante a um fascinante caminho através do desenvolvimento científico e tecnológico, sempre enfocando os princípios que nortearam tais avanços.

BULLYING - 7ºB

Como parte das atividades do Projeto de Prevenção à Violência, no dia 06 de novembro a professora Marta (Língua Portuguesa) realizou a apresentação dos trabalhos na turma do 7º Ano B.
Após a leitura do livro sobre bullying, os alunos realizaram pesquisas sobre o assunto e apresentaram em forma de teatro e maquetes.
Foi um trabalho muito interessante e sensibilizador.
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully: valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.