sexta-feira, 27 de maio de 2016

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016 30 DE MAIO - MANHÃ

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016
30 de maio
Prezados professores,
            Realizaremos a oficina de “Tecnologias no Contexto Escolar” que objetiva refletir com os profissionais da educação o uso das tecnologias e as possibilidades de utilização de alguns recursos/ ferramentas, considerando suas potencialidades pedagógicas e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem.

MOMENTO 1: REFLEXÕES SOBRE AS TEMÁTICAS COM O COLETIVO
 [Vídeo adaptado de dois vídeos produzidos em 2011 pela TV Escola/UFMG. Direção: Alfredo Alves e Cristina Maure. Duração: 9min48s]
Sinopse:
O vídeo trata dos avanços dos recursos tecnológicos da comunicação e informação e sua contribuição para a comunicação entre as pessoas. Traz um panorama dos hábitos da geração digital e levanta questões sobre o papel da escola neste novo contexto, apresentando relatos de professores que levaram para a sala de aula o debate sobre um novo olhar para a construção do conhecimento.
QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS PELO GRUPO DE PROFESSORES:
1.    Por que falamos em “era da comunicação”? Comente a citação: “Para viver em sociedade o homem precisa se comunicar. Pode ser uma mensagem na geladeira, uma conversa no telefone, um e-mail, um assovio, uma discussão olho no olho. (...) O homem sempre buscou formas de se comunicar.”
2.    Essa afirmação condiz com a nossa prática de uso pessoal e/ou profissional da internet? Se sim, como? Se não, por quê? A professora Vera Lúcia Menezes (UFMG): “A internet possibilita uma comunicação em rede, uma divulgação da realidade instantaneamente e em rede.”
3.    O acesso à internet garante a democratização da informação? Blogs, redes sociais e outros canais via web constituem algumas das formas de produção de conteúdo midiático. Em sua utilização pessoal e profissional da tecnologia, você tem explorado as possibilidades de produção e divulgação via internet? O professor Júlio Pinto, da PUC-MG: “A comunicação em massa é unilateral e talvez vertical no ponto de vista de distribuição do poder […], mas a possibilidade de democratização que a internet coloca é real e começamos a perceber outra coisa curiosa não só no universo escolar, mas no próprio universo publicitário. As pessoas estão começando elas mesmas a produzirem.”

4.    A televisão, o celular, o GPS e os computadores são alguns elementos que exemplificam a presença da tecnologia no dia a dia de cada um, em menor ou maior grau. Para que os professores incorporem o uso das tecnologias é necessário os alunos possuírem dispositivos tecnológicos? Por quê?

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016 - TARDE GRUPO 1

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016
30 de maio
MOMENTO 2:  ESTUDO E DISCUSSÃO EM PEQUENOS GRUPOS
Para refletirmos: de que forma a tecnologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem? Como integrar pedagogicamente a tecnologia na escola?
ü  Cada grupo deve ter um coordenador para organizar a apresentação da plenária e um relator para redigir as respostas do grupo no blog.

ü  Postar no blog o resultado das questões levantadas pelo grupo no caderno de atividades.

GRUPO 1: PESQUISA ESCOLAR E INTERNET
Material de trabalho:

ü  As respostas do grupo devem ser postadas nos comentários, identificando a temática e nome dos participantes do grupo.

Ø OUTROS MATERIAIS
Vídeos:

 

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016 - TARDE GRUPO 2

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016

30 de maio

MOMENTO 2:  ESTUDO E DISCUSSÃO EM PEQUENOS GRUPOS
Para refletirmos: de que forma a tecnologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem? Como integrar pedagogicamente a tecnologia na escola?
ü  Cada grupo deve ter um coordenador para organizar a apresentação da plenária e um relator para redigir as respostas do grupo no blog.
ü  Postar no blog o resultado das questões levantadas pelo grupo no caderno de atividades.

GRUPO 2 : USO DE CELULARES EM SALA DE AULA

Vídeo: O uso de celular na sala de aula

 

Material de trabalho:
ü  As respostas do grupo devem ser postadas nos comentários, identificando a temática e nome dos participantes do grupo.


Ø OUTROS MATERIAIS
Vídeos:

 


FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016 - TARDE GRUPO 3

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016
30 de maio

MOMENTO 2:  ESTUDO E DISCUSSÃO EM PEQUENOS GRUPOS
Para refletirmos: de que forma a tecnologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem? Como integrar pedagogicamente a tecnologia na escola?
ü  Cada grupo deve ter um coordenador para organizar a apresentação da plenária e um relator para redigir as respostas do grupo no blog.

ü  Postar no blog o resultado das questões levantadas pelo grupo no caderno de atividades.

GRUPO 3 : TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ACESSO E A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Material de trabalho:
ü  As respostas do grupo devem ser postadas nos comentários, identificando a temática e nome dos participantes do grupo.
Ø OUTROS MATERIAIS
Vídeos: