FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º
SEMESTRE DE 2016
30 de maio
Prezados
professores,
Realizaremos a oficina de “Tecnologias no Contexto Escolar”
que objetiva
refletir com os profissionais da educação o uso das tecnologias e as
possibilidades de utilização de alguns recursos/ ferramentas, considerando suas
potencialidades pedagógicas e sua contribuição para o processo de ensino e
aprendizagem.
MOMENTO 1: REFLEXÕES SOBRE
AS TEMÁTICAS COM O COLETIVO
[Vídeo adaptado de dois vídeos produzidos em
2011 pela TV Escola/UFMG. Direção: Alfredo Alves e Cristina Maure. Duração:
9min48s]
Sinopse:
O vídeo trata
dos avanços dos recursos tecnológicos da comunicação e informação e sua
contribuição para a comunicação entre as pessoas. Traz um panorama dos hábitos
da geração digital e levanta questões sobre o papel da escola neste novo contexto,
apresentando relatos de professores que levaram para a sala de aula o debate
sobre um novo olhar para a construção do conhecimento.
QUESTÕES A SEREM
RESPONDIDAS PELO GRUPO DE PROFESSORES:
1. Por que falamos em “era da comunicação”?
Comente a citação: “Para viver em sociedade o homem precisa se
comunicar. Pode ser uma mensagem na geladeira, uma conversa no telefone, um
e-mail, um assovio, uma discussão olho no olho. (...) O homem sempre buscou
formas de se comunicar.”
2. Essa afirmação condiz com a nossa prática
de uso pessoal e/ou profissional da internet? Se sim, como? Se não, por quê? A
professora Vera Lúcia Menezes (UFMG): “A internet possibilita uma comunicação
em rede, uma divulgação da realidade instantaneamente e em rede.”
3. O acesso à internet garante a
democratização da informação? Blogs, redes sociais e outros canais via web
constituem algumas das formas de produção de conteúdo midiático. Em sua
utilização pessoal e profissional da tecnologia, você tem explorado as
possibilidades de produção e divulgação via internet? O
professor Júlio Pinto, da PUC-MG: “A comunicação em massa é unilateral e talvez
vertical no ponto de vista de distribuição do poder […], mas a possibilidade de
democratização que a internet coloca é real e começamos a perceber outra coisa
curiosa não só no universo escolar, mas no próprio universo publicitário. As
pessoas estão começando elas mesmas a produzirem.”
4.
A
televisão, o celular, o GPS e os computadores são alguns elementos que
exemplificam a presença da tecnologia no dia a dia de cada um, em menor ou
maior grau. Para que os professores incorporem o uso das tecnologias é
necessário os alunos possuírem dispositivos tecnológicos? Por quê?