FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º
SEMESTRE DE 2016
30 de maio
MOMENTO 2: ESTUDO E DISCUSSÃO EM PEQUENOS GRUPOS
Para refletirmos: de que forma a
tecnologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem? Como integrar
pedagogicamente a tecnologia na escola?
ü Cada
grupo deve ter um coordenador para organizar a apresentação da plenária e um
relator para redigir as respostas do grupo no blog.
ü Postar no blog o
resultado das questões levantadas pelo grupo no caderno de atividades.
GRUPO 3 : TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ACESSO E A PARTICIPAÇÃO DE
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Material de trabalho:
ü As respostas do grupo devem ser postadas
nos comentários, identificando a temática e nome dos participantes do grupo.
Ø OUTROS MATERIAIS
Vídeos:
Equipe nº 01- Claudio,Karina, Daniel Vinícius, Isabel, Juliana, Marion, Italo(coordenador), Tatiane(relator)e Raquel.
ResponderExcluir1ª) Devido ao fato do surgimento da internet, a comunicação instantânea, a facilidade de acesso, o sistema caminha para isso: a democratização da comunicação e informação no campo pessoal e profissional.
2ª) Sim. É o modo mais prático de absorver, processar e transmitir informação.
3ª) O acesso à internet garante a democratização da informação, pois permite o acesso ao conhecimento científico. Em nossa utilização pessoal e profissional como docente utilizamos sem as possibilidades de utilização e produção via internet.
4ª) Entendemos que é função da mantenedora possibilitar a escola, fornecendo não somente os meios tecnológicos, mas também de suporte para professores e alunos. Pois muitas vezes possuímos o mínimo, mas não temos condições básicas para o uso, como por exemplo, recursos humanos de manutenção e conservação dos recursos e dos ambientes.
ResponderExcluirGRUPO 3
TECNOLOGIA ASSISTIVA
INTEGRANTES: Cássio Trevisan, Marilise Stival, Iris Dias de Moura, Antonio Carlos, Anair Jurema, Rosilene Lopes, Iracema Daniele Cordeiro, Claudete Barbara, Sonia Rodrigues.
ATIVIDADE 1
1)Debate e registro: O que é tecnologia assistiva? R=É uma série de recursos tecnológicos adaptados (computador, smart fone, lap tops) destinados aos alunos que sejam portadores de necessidades especiais buscando dar melhores condições de ensino-aprendizagem. Tipos de adaptações : física ou órteses, de hardware e de softwares.
2)Quais os benefícios dos recursos de tecnologias assitiva utilizados pelos alunos com deficiência? R=Aproximar os alunos com necessidades especiais do processo ensino aprendizagem. Visa a igualdade e acesso dos alunos com diferentes características e necessidades. O objetivo sempre será minimizar as limitações na busca de um ensino mais amplo , participativo, inclusivo, isto é: mais democrático.
ATIVIDADE 2
1) Qual a importância da utilização do computador em sala de aula para o estudante com deficiência?
R=É importante o uso de computador em sala de aula para alunos com necessidades especiais na medida em que facilite a estes alunos a aprendizagem .
2) Que formas de trabalho são realizadas com alunos com deficiência em sua escola, com o uso do computador?
R=Em nossa escola há apenas um caso de baixa visão, em que os textos escritos (provas, trabalhos)são ampliados aumentando a fonte. Alunos com eventuais acidentes que limitem os movimentos da mão e não permitam escrever, são orientados a trazerem lap top para a sala de aula a fim de copiarem a matéria. Há alunos com limitações físicas de membros inferiores aos quais na educação física são realizados adaptações estruturais as aulas propostas.
3) Como o professor pode contribuir para potencializar o uso de recursos tecnológicos em sala de aula pelos alunos com deficiência?
R=Detectar e ter o perfil dos alunos com necessidades especiais e buscar sempre junto à mantenedora e os órgãos competentes a estrutura necessária para atender esses alunos.
ATIVIDADE 3
1) Debate e registro sobre tecnologias assistivas na escola e a potencialização dos recursos:
R=A utilização das tecnologias assistivas possibilitam uma maior autonomia, melhorando a autoestima dos alunos portadores de algum tipo de necessidade especial, interferindo inclusive na sua permanência na escola. Diminuindo, portanto, a evasão escolar.