FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º
SEMESTRE DE 2016
30 de maio
MOMENTO 2: ESTUDO E DISCUSSÃO EM PEQUENOS GRUPOS
Para refletirmos: de que forma a
tecnologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem? Como integrar
pedagogicamente a tecnologia na escola?
ü Cada
grupo deve ter um coordenador para organizar a apresentação da plenária e um
relator para redigir as respostas do grupo no blog.
ü Postar no blog o
resultado das questões levantadas pelo grupo no caderno de atividades.
GRUPO 2 : USO
DE CELULARES EM SALA DE AULA
Vídeo: O uso de celular na sala de aula
Material de trabalho:
ü As respostas do grupo devem ser postadas
nos comentários, identificando a temática e nome dos participantes do grupo.
Ø OUTROS MATERIAIS
Vídeos:
Atividade 01: O uso pedagógico do celular auxilia o trabalho já o não pedagógico só atrapalha. Quando falamos de interação se faz necessário que o grupo trabalhe unido com um dispositivo e mecanismo só para que ocorra a interação real com os colegas.
ResponderExcluirNo vídeo foi relatado leis municipais, não foi relata que o uso do celular acarreta na retirada desse pelo professor. Não conhecemos legislação que resguarde o direito do professor de ficar com o aparelho celular , que de fato é algo que não pertence ao professor, se fazendo necessária uma legislação de amparo para esta atitude. Para a construção das normas e regras quanto ao uso do celular sugerimos a participação de pais e alunos na elaboração dessas normas e regras de uso consciente dos aparelhos eletrônicos e celulares na escola (sala de aula). Sugerimos que o grêmio estudantil por sua representatividade com os alunos auxilie na conscientização de todos.
Atividade 02: O uso da câmera do celular para tirar uma fotografia e através dessa elaborar uma crônica que parte dessa fotografia de situação rela. Quando trabalhamos a auto análise ou auto avaliação do gesto motor na prática da educação física. Em arte trabalhamos as fotografias. Em língua portuguesa os alunos filmam um ao outro para visualizar a oralidade e a oratória dos colegas . Em história o aplicativo CEMEP's para elaboração de mapas conceituais, pode-se também utilizar como consultas orais de reportagens. Em matemática são várias possibilidade como por exemplo o GEOGEBRA que auxilia no entendimento dos conceitos de funções, trigonometria, entre outros. Sugerimos como atividade o uso da câmera para fazer diversas fotos das construções antigas para analisar o contexto histórico dessa construção, as influências estéticas que marcaram essa época, as influências literárias, as referências geométricas presentes na construção, qual era o contexto social e político da época.
Atividade 03: Como normas para uso de aparelhos eletrônicos e celulares sugerimos:
* utilizar o celular sem fim pedagógico durante o intervalo e/ou aulas vagas;
* não utilizar o celular como meio de publicação de sua vida pessoal (intima/privada) no ambiente escolar;
*durante o uso pedagógico acessar somente os recursos solicitados e orientados pelo professor;
Sanções pedagógicas:
- advertência verbal;
- advertência escrita;
- o aluno entrega o celular a equipe pedagógica;
o aluno entrega o celular a equipe pedagógica e só os pais fazem a retirada;
Grupo: Ariane, Dalila, Ana Lúcia, Humberto, Fátima, Evelyn, Michele, Christiane e José