sexta-feira, 27 de maio de 2016

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016 - TARDE GRUPO 2

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016

30 de maio

MOMENTO 2:  ESTUDO E DISCUSSÃO EM PEQUENOS GRUPOS
Para refletirmos: de que forma a tecnologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem? Como integrar pedagogicamente a tecnologia na escola?
ü  Cada grupo deve ter um coordenador para organizar a apresentação da plenária e um relator para redigir as respostas do grupo no blog.
ü  Postar no blog o resultado das questões levantadas pelo grupo no caderno de atividades.

GRUPO 2 : USO DE CELULARES EM SALA DE AULA

Vídeo: O uso de celular na sala de aula

 

Material de trabalho:
ü  As respostas do grupo devem ser postadas nos comentários, identificando a temática e nome dos participantes do grupo.


Ø OUTROS MATERIAIS
Vídeos:

 


Um comentário:

  1. Atividade 01: O uso pedagógico do celular auxilia o trabalho já o não pedagógico só atrapalha. Quando falamos de interação se faz necessário que o grupo trabalhe unido com um dispositivo e mecanismo só para que ocorra a interação real com os colegas.
    No vídeo foi relatado leis municipais, não foi relata que o uso do celular acarreta na retirada desse pelo professor. Não conhecemos legislação que resguarde o direito do professor de ficar com o aparelho celular , que de fato é algo que não pertence ao professor, se fazendo necessária uma legislação de amparo para esta atitude. Para a construção das normas e regras quanto ao uso do celular sugerimos a participação de pais e alunos na elaboração dessas normas e regras de uso consciente dos aparelhos eletrônicos e celulares na escola (sala de aula). Sugerimos que o grêmio estudantil por sua representatividade com os alunos auxilie na conscientização de todos.
    Atividade 02: O uso da câmera do celular para tirar uma fotografia e através dessa elaborar uma crônica que parte dessa fotografia de situação rela. Quando trabalhamos a auto análise ou auto avaliação do gesto motor na prática da educação física. Em arte trabalhamos as fotografias. Em língua portuguesa os alunos filmam um ao outro para visualizar a oralidade e a oratória dos colegas . Em história o aplicativo CEMEP's para elaboração de mapas conceituais, pode-se também utilizar como consultas orais de reportagens. Em matemática são várias possibilidade como por exemplo o GEOGEBRA que auxilia no entendimento dos conceitos de funções, trigonometria, entre outros. Sugerimos como atividade o uso da câmera para fazer diversas fotos das construções antigas para analisar o contexto histórico dessa construção, as influências estéticas que marcaram essa época, as influências literárias, as referências geométricas presentes na construção, qual era o contexto social e político da época.
    Atividade 03: Como normas para uso de aparelhos eletrônicos e celulares sugerimos:
    * utilizar o celular sem fim pedagógico durante o intervalo e/ou aulas vagas;
    * não utilizar o celular como meio de publicação de sua vida pessoal (intima/privada) no ambiente escolar;
    *durante o uso pedagógico acessar somente os recursos solicitados e orientados pelo professor;
    Sanções pedagógicas:
    - advertência verbal;
    - advertência escrita;
    - o aluno entrega o celular a equipe pedagógica;
    o aluno entrega o celular a equipe pedagógica e só os pais fazem a retirada;

    Grupo: Ariane, Dalila, Ana Lúcia, Humberto, Fátima, Evelyn, Michele, Christiane e José

    ResponderExcluir