terça-feira, 10 de abril de 2012

ORIENTAÇÕES DO CONSELHO DE CLASSE – 1º BIMESTRE 2012




O QUE É CONSELHO DE CLASSE?
Como sabemos, o que importa no processo escolar é um ensino adequado para aprendizagem do aluno. Afinal, como consta na legislação vigente (LDB 9394/96) é incumbência do professor: “Zelar pela aprendizagem do aluno”, que significa planejar e executar condições para as aprendizagens de todos os alunos, independente de seu comportamento.
Desse modo, Conselho de Classe é o “Momento de avaliarmos, assim como diagnosticar problemas e também soluções para que o objetivo principal (aprendizagem) se torne verdadeiro.” (Professora Márcia Peixoto – PPP 2012-2014).
Nesse sentido, organizamos pontos relevantes para orientações dos professores sobre o momento do Conselho de Classe.

PRÉ CONSELHO
1-Os professores monitores receberão a ficha do pré-conselho para conversar, discutir e analisar com os demais colegas professores o parecer geral de sua turma (Há turmas com mais de um professor monitor).
2- Na hora atividade anterior ao conselho de classe aproveitar para trocar informações com os colegas.
3- Reunião com os alunos monitores de turma com a Equipe Pedagógica para coletar informações sobre a turma (em 11 de abril).
4 - Encaminhamento da Ficha de ocorrência dos casos pontuais, durante o bimestre (não há necessidade de descrever esses casos no momento do conselho. Eles estarão registrados na folha da turma).
5- Assinatura de todos os professores na Ata de convocação.
6 – Tirar dúvidas com a Equipe Pedagógica, pessoalmente ou por e-mail.
7 - Realizar o fechamento de notas dos alunos de adaptação e dependência (Registro na página do Livro de Registro de Classe – Campo: Adaptação – Verificar Orientações postadas no Blog).
8 - Entregar para a Equipe Pedagógica os trabalhos / atividades / avaliações dos alunos de adaptação e dependência (de manhã para Michele, à tarde para Cristina e à noite para Alex).
9 - Fazer xeróx da página do livro – Campo Adaptação – e anexar ao canhoto de notas da turma correspondente.
10 – Realizar devolutiva das avaliações aos alunos, para estes analisarem o seu rendimento.

CONSELHO DE CLASSE
1-Os professores deverão estar atentos aos horários organizados no cronograma, disponível durante a semana, no edital sala dos professores, no blog e no e-mail.
2 - Argumentar sobre o aluno com os seguintes critérios: dificuldades conceituais; faltoso ou problema comportamental; diagnósticos e registros realizados; chamamento de pais / responsáveis; avanços obtidos pelo aluno; anotações no livro de registro de classe com assinatura.
3 - Entregar os canhotos no momento do conselho da sua turma, com assinatura , quantidade de aulas dadas e faltas. Preencher todos os quadrinhos, evitando siglas.
4 - Apontar o perfil da turma (comentários do professor monitor).
5 - Relato da Equipe Pedagógica de estudantes atendidos (SAREH, Conselho tutelar, Quartel, Gravidez, Problemas de saúde, Evadido ou com baixa frequência).
6 - Ações viabilizadas por todos os segmentos da escola, ocorridas durante o bimestre em discussão (relato).
7 - Proposta de intervenção com a turma para próximo bimestre (o que compete a cada segmento ).
8 - Estudantes que necessitam de atendimento individualizado, alunos da Sala de Apoio, do CELEM e Segundo Tempo.
9 - Observar, com atenção, as notas e rendimento geral da turma, trazendo todo o material para o Conselho de Classe, evitando ficar fechando notas e calculando faltas, entre outros problemas constatados em Conselhos anteriores.
10 - Caso o aluno esteja com muita dificuldade ou rendimento muito baixo, cuide para ofertar todas as possibilidades de recuperação, respaldando-se de todas as maneiras (não use o discurso de reprovação compulsória).

11 – No LRC constar: Campo Freqüência: Traçar. No Conteúdo: Conselho de Classe.

PASSO A PASSO NO MOMENTO DO CONSELHO
1 – O professor monitor apresenta seu parecer.
2 – Demais professores fazem apontamentos sobre a turma.
3 – Apresenta-se aluno por aluno, elencando os pontos referente à aprendizagem (questões de comportamento são relatadas durante o bimestre, não no Conselho de Classe).
4 – Definem-se estratégias para melhoria dos aspectos abordados (conversa individual, trabalho com a turma, chamamento de responsáveis, FICA e atividade de contra turno)
5 – Deter-se nos aspectos de intervenção docente para melhoria da sala de aula.

PÓS CONSELHO
1 – Ter o LRC completado a fim de ser vistado pela Equipe Pedagógica.
2 – Digitação e tabulação de notas e faltas pela Secretaria.
3 – Elaboração de gráficos de desempenho acadêmico (por turma e disciplina).
4 - Reunião de Pais / Responsáveis nos dias 07 a 11 de maio, á noite (Cronograma será divulgado posteriormente).
5 – Conversa com os professores sobre o desempenho de suas turmas (individualmente).
6 – Chamamento dos alunos de baixo desempenho e rendimento para conscientização e mudança de postura.
7 – Intervenção do professor monitor em sua turma, encaminhando as ações definidas em Conselho de Classe.