terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra

No dia 20 de dezembro as escolas do Estado do Paraná comemoraram o dia da consciência negra, data que relembra a morte do líder da resistência Negra no Brasil, e nos desperta para a importância do negro na construção histórica social, econômica e cultural de nosso país.
Em Curitiba a data também não passou despercebida, várias escolas desenvolveram atividades em comemoração da data tão expressiva e ao mesmo tempo tão esquecida pela sociedade que não percebe a importância do negro na historia do país.
Diante de tantas comemorações a Escola Estadual Professor Francisco Zardo de Santa Felicidade, também preparou uma mega festividade, que envolveu a participação, de alunos, professores, funcionários e comunidade.
Com o apoio e participação de professores, a escola deu início as comemorações do dia da consciência negra servindo uma feijoada, prato que está diretamente ligado à presença do negro em terras brasileiras, resultando da fusão de costumes alimentares europeus e da criatividade do escravo africano que veio trabalhar nas lavouras de Cana, exploração de minérios e lavoura cafeeira.

No Colégio Estadual Franscisco Zardo a festividade iniciou-se uma feijoada, prato originalmente português e adaptado a necessidade e aos ingredientes disponibilizados aos negros que viviam nas senzalas, preparada e servida pelos alunos.





A festividade seguiu com a encenação da lavagem do Senhor do Bonfim, ritual de caráter afro religioso realizado na Bahia que na quinta-feira que antecede a festa do Bonfim, os alunos vestidos a caráter dançando lavaram com água de cheiro a escadaria da escola.



Os alunos distribuíram fitinhas coloridas para os pedidos que foram amarradas e apresentadas ao Senhor do Bonfim.



Além deste houve apresentação de várias danças de origem africanas, confeccionaram artesanato próprio da cultura afro, além de apresentaram painéis que enalteceram a cultura africana no país.

Professores organizadores:
Ana Lúcia Theriba Bartapelli (Arte)
Claudia Felisbino do Santos (Geografia)
Eliane Cristina Seviero (Sociologia e Filosofia)
Josiane Gomes Soares(Informatica)
Nilzete Liberato Oliveira (História)
Soraia Marques Fuchs (Quimica)
Vagna Ap. Da Silva Munhão(Biologia)