Caros Professores
-Confiram as datas dos Pré-conselhos. Os alunos não serão dispensados, pois no dia 14/12 é que os mesmos não virão.
MANHA – 7H30
09/12 - 3ª A, B, C, D, E
12/12 - 2ª A, B, C, D, E
13/12 - 1ª A, B, C, D, E
14/12 - 1ªMA, 2ª MA
TARDE – 13H15
09/12 - 8ª A, B, C, 3ªF
12/12 - 7ªA, B, C 5ªA, B
13/12 - 6ª A, B, C, D
14/12 - 1ªG, 2ª F, 1ªINFO, 2ª INFO
NOITE – 19H
09/12 - 3ªG, H, 4ªSEC, 4ªMA
12/12 - 3ª INFO, 3ª ADM, 3ª MA
13/12 - 3ª SEC, 3ªMA, 1ª E 2ª MA, ADM, INFO
14/12 - 1ª H, 1ª I, 2ª H, 2ª I
ANTES DO CONSELHO DE CLASSE
- Preencher o Canhoto de notas do 4º Bimestre e o Resultado final: AP: Aprovado (com caneta) / REP: Reprovado (a lápis - com registro oficial (a caneta)após a decisão no Conselho).
- Finalizar o Livro de Registro, traçando os espaços em branco e assinando nos espaços destinados ao professor.
- Registrar em todos os Livros de Registro de Classe, no dia 14/12: No campo Frequência: Anular o espaço com um traço. No campo Conteúdo: “Conselho de Classe Final”.
09/12 - 3ª A, B, C, D, E
12/12 - 2ª A, B, C, D, E
13/12 - 1ª A, B, C, D, E
14/12 - 1ªMA, 2ª MA
TARDE – 13H15
09/12 - 8ª A, B, C, 3ªF
12/12 - 7ªA, B, C 5ªA, B
13/12 - 6ª A, B, C, D
14/12 - 1ªG, 2ª F, 1ªINFO, 2ª INFO
NOITE – 19H
09/12 - 3ªG, H, 4ªSEC, 4ªMA
12/12 - 3ª INFO, 3ª ADM, 3ª MA
13/12 - 3ª SEC, 3ªMA, 1ª E 2ª MA, ADM, INFO
14/12 - 1ª H, 1ª I, 2ª H, 2ª I
ANTES DO CONSELHO DE CLASSE
- Preencher o Canhoto de notas do 4º Bimestre e o Resultado final: AP: Aprovado (com caneta) / REP: Reprovado (a lápis - com registro oficial (a caneta)após a decisão no Conselho).
- Finalizar o Livro de Registro, traçando os espaços em branco e assinando nos espaços destinados ao professor.
- Registrar em todos os Livros de Registro de Classe, no dia 14/12: No campo Frequência: Anular o espaço com um traço. No campo Conteúdo: “Conselho de Classe Final”.
- O último dia de aula é 16/12.
Nos dias anteriores registrar as atividades realizadas: No campo Frequência: Registrar Freqüência aos alunos. No campo Conteúdo: Revisão de... (Citar os conteúdos previstos no Plano de Trabalho que foram trabalhado no Bimestre).
ADAPTAÇÃO / DEPENDÊNCIA
- Realizar o fechamento de notas dos alunos de adaptação (Registro na página do Livro de Registro de Classe – Campo: Adaptação).
- Entregar para a Equipe Pedagógica os trabalhos / atividades / avaliações dos alunos (de manhã para Michele, à tarde para Cristina e à noite para Lucinéia).
- Fazer xeróx da página do livro – Campo Adaptação – e anexar ao canhoto de notas da turma correspondente.
DURANTE O CONSELHO DE CLASSE
- No Conselho de Classe Final, o professor deverá:
· apresentar o fechamento do 4º Bimestre: as médias finais e o total de faltas anuais.
· ter clareza que as decisões no Conselho de Classe não podem ser incoerentes, pontuais ou baseando-se apenas no comportamento do aluno.
· argumentar sobre o aluno com os seguintes critérios: dificuldades conceituais; diagnósticos e registros realizados; chamamento de pais / responsáveis; discussões nos conselhos anteriores; avanços obtidos pelo aluno; anotações no livro de registro de classe com assinatura.
· apresentar o resultado final do aluno que reprovou a lápis (caso ele seja aprovado por conselho poderá fazer a correção, sem borrar).
- Para agilizar o procedimento, utilizamos planilhas do Excel, criadas exclusivamente para o Conselho de Classe. Facilita a visualizaçao e a tomada de decisao mais adequada.
Nos dias anteriores registrar as atividades realizadas: No campo Frequência: Registrar Freqüência aos alunos. No campo Conteúdo: Revisão de... (Citar os conteúdos previstos no Plano de Trabalho que foram trabalhado no Bimestre).
ADAPTAÇÃO / DEPENDÊNCIA
- Realizar o fechamento de notas dos alunos de adaptação (Registro na página do Livro de Registro de Classe – Campo: Adaptação).
- Entregar para a Equipe Pedagógica os trabalhos / atividades / avaliações dos alunos (de manhã para Michele, à tarde para Cristina e à noite para Lucinéia).
- Fazer xeróx da página do livro – Campo Adaptação – e anexar ao canhoto de notas da turma correspondente.
DURANTE O CONSELHO DE CLASSE
- No Conselho de Classe Final, o professor deverá:
· apresentar o fechamento do 4º Bimestre: as médias finais e o total de faltas anuais.
· ter clareza que as decisões no Conselho de Classe não podem ser incoerentes, pontuais ou baseando-se apenas no comportamento do aluno.
· argumentar sobre o aluno com os seguintes critérios: dificuldades conceituais; diagnósticos e registros realizados; chamamento de pais / responsáveis; discussões nos conselhos anteriores; avanços obtidos pelo aluno; anotações no livro de registro de classe com assinatura.
· apresentar o resultado final do aluno que reprovou a lápis (caso ele seja aprovado por conselho poderá fazer a correção, sem borrar).
- Para agilizar o procedimento, utilizamos planilhas do Excel, criadas exclusivamente para o Conselho de Classe. Facilita a visualizaçao e a tomada de decisao mais adequada.
O roteiro do Conselho de Classe Final é:
1. Relatar o resultado final de todos os alunos da turma (APROVADO ou REPROVADO – citar a média final), de todas as disciplinas.
2. Após observar e analisar o panorama geral da turma, retornar aos alunos “reprovados” e tomar a decisão (deve apresentar as avaliações dos alunos aprovados por CC).
3. Caso haja aluno reprovado, deixar o Resultado Final a lápis, pois se for aprovado por Conselho, o Resultado final será APC.
4. Dos alunos reprovados, o professor deverá preencher o formulário e entregar para a Equipe Pedagógica.
- Não haverá, em hipótese alguma, votação para o resultado final de aluno.
- Entregar o Livro de Registro para a Equipe Pedagógica, completamente finalizado, no dia 14 de dezembro.
- O registro geral será efetuado pela secretária da escola, em livro ata próprio, descrevendo o parecer geral ao longo do ano de cada turma, bem como os encaminhamentos pelo professor e pela equipe pedagógica. Todos devem assinar.
APÓS O CONSELHO DE CLASSE
- Quando o aluno for reprovado, escrever em formulário próprio, em cada disciplina de reprovação, os motivos e as medidas tomadas pelo professor.
- A data oficial do Conselho de Classe Final é dia 14/12/2011.
- Não realizar divulgação de resultado aos alunos. O resultado Final só será divulgado dia 16/12, a partir das 7h.
- Cuidar para que, realizado o Pré-Conselho, as atividades com os alunos continuem ocorrendo (não se pode dispensar aluno, em hipótese alguma).
1. Relatar o resultado final de todos os alunos da turma (APROVADO ou REPROVADO – citar a média final), de todas as disciplinas.
2. Após observar e analisar o panorama geral da turma, retornar aos alunos “reprovados” e tomar a decisão (deve apresentar as avaliações dos alunos aprovados por CC).
3. Caso haja aluno reprovado, deixar o Resultado Final a lápis, pois se for aprovado por Conselho, o Resultado final será APC.
4. Dos alunos reprovados, o professor deverá preencher o formulário e entregar para a Equipe Pedagógica.
- Não haverá, em hipótese alguma, votação para o resultado final de aluno.
- Entregar o Livro de Registro para a Equipe Pedagógica, completamente finalizado, no dia 14 de dezembro.
- O registro geral será efetuado pela secretária da escola, em livro ata próprio, descrevendo o parecer geral ao longo do ano de cada turma, bem como os encaminhamentos pelo professor e pela equipe pedagógica. Todos devem assinar.
APÓS O CONSELHO DE CLASSE
- Quando o aluno for reprovado, escrever em formulário próprio, em cada disciplina de reprovação, os motivos e as medidas tomadas pelo professor.
- A data oficial do Conselho de Classe Final é dia 14/12/2011.
- Não realizar divulgação de resultado aos alunos. O resultado Final só será divulgado dia 16/12, a partir das 7h.
- Cuidar para que, realizado o Pré-Conselho, as atividades com os alunos continuem ocorrendo (não se pode dispensar aluno, em hipótese alguma).
EQUIPE PEDAGÓGICA
07 de novembro de 2011
07 de novembro de 2011
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O FINAL DO ANO LETIVO
CAROS PROFESSORES
• O fechamento oficial das aulas é dia 16 de dezembro. Nenhum aluno será dispensado antes disso.
• Cuide com os discursos aos alunos do tipo “encerrar antes”, “não precisa mais vir”, “já está reprovado”, etc.
• Ao realizar o fechamento de notas, fique atento para as médias finais muito próximas da média 6,0 (5,9; 5,8; 5,7). Se caso houver alunos nessas condições, ofereça oportunidades de recuperação e condições para refazer trabalhos e atividades, completando a média (não é dar nota).
• Aos alunos matematicamente reprovados, ofereça atividades a mais: listas de exercícios, trabalhos entre outras estratégias, a fim de reforçar a aprendizagem dos conteúdos. Essa ação não significa facilitar ao aluno, mas oferecer oportunidades de recuperação e reforço. Também não quer dizer que ele será aprovado.
• Não se alteram notas (médias) de bimestres anteriores, salvo casos específicos acompanhados pela Equipe Pedagógica.
• Reter os trabalhos de alunos que não alcancem média para aprovação.
• Para o aluno ser aprovado por Conselho de Classe, o professor deverá apresentar os trabalhos do mesmo, bem como as oportunidades e atividades solicitadas (registro em Livro de Registro de Classe ou encaminhamentos para a Equipe Pedagógica).
• Observar com atenção especial os alunos com necessidades especiais (laudos / pareceres / avaliação diagnóstica / SAREH / gravidez e Conselho Tutelar), destacando os avanços, bem como as suas limitações, quando for o caso.
• Atentar para os alunos com defasagem idade/série (idade própria), bem como alunos repetentes mais de uma vez na mesma série, analisando o desempenho acadêmico e as melhorias apresentadas.
• Reforçamos que o mais importante é a aprendizagem do aluno. Afinal, como está em nossa legislação (LDB 9394/96) é incumbência do professor: “Zelar pela aprendizagem do aluno”, que significa planejar e executar condições para as aprendizagens de todos os alunos, independente de seu comportamento.
• O fechamento oficial das aulas é dia 16 de dezembro. Nenhum aluno será dispensado antes disso.
• Cuide com os discursos aos alunos do tipo “encerrar antes”, “não precisa mais vir”, “já está reprovado”, etc.
• Ao realizar o fechamento de notas, fique atento para as médias finais muito próximas da média 6,0 (5,9; 5,8; 5,7). Se caso houver alunos nessas condições, ofereça oportunidades de recuperação e condições para refazer trabalhos e atividades, completando a média (não é dar nota).
• Aos alunos matematicamente reprovados, ofereça atividades a mais: listas de exercícios, trabalhos entre outras estratégias, a fim de reforçar a aprendizagem dos conteúdos. Essa ação não significa facilitar ao aluno, mas oferecer oportunidades de recuperação e reforço. Também não quer dizer que ele será aprovado.
• Não se alteram notas (médias) de bimestres anteriores, salvo casos específicos acompanhados pela Equipe Pedagógica.
• Reter os trabalhos de alunos que não alcancem média para aprovação.
• Para o aluno ser aprovado por Conselho de Classe, o professor deverá apresentar os trabalhos do mesmo, bem como as oportunidades e atividades solicitadas (registro em Livro de Registro de Classe ou encaminhamentos para a Equipe Pedagógica).
• Observar com atenção especial os alunos com necessidades especiais (laudos / pareceres / avaliação diagnóstica / SAREH / gravidez e Conselho Tutelar), destacando os avanços, bem como as suas limitações, quando for o caso.
• Atentar para os alunos com defasagem idade/série (idade própria), bem como alunos repetentes mais de uma vez na mesma série, analisando o desempenho acadêmico e as melhorias apresentadas.
• Reforçamos que o mais importante é a aprendizagem do aluno. Afinal, como está em nossa legislação (LDB 9394/96) é incumbência do professor: “Zelar pela aprendizagem do aluno”, que significa planejar e executar condições para as aprendizagens de todos os alunos, independente de seu comportamento.
Direção / Equipe Pedagógica
07 de novembro de 2011.
07 de novembro de 2011.