sábado, 12 de maio de 2012

COMPLEMENTAÇAO DE CARGA HORÁRIA DO NOTURNO

Em 12 de maio de 2012, das 13 äs 17h ocorreu a Complementaçao de carga horária do período noturno.
Foi apresentado o Filme "Sonho Possível" e discussao sobre Inclusao (tendo em vista que há, no período noturno, alunos com necessidades especiais).
Neste filme, o adolescente Michael Oher sobrevive sozinho, vivendo como um sem-teto, quando é encontrado na rua por Leigh Anne Tuohy.
Tomando conhecimento de que o garoto é colega de turma de sua filha, Leigh Anne insiste que Michael — que veste apenas bermuda e camiseta em pleno inverno — deixe-a resgatá-lo do frio. 
Sem hesitar por um momento sequer, ela o convida a passar a noite em sua casa. O que começa com um gesto de bondade evolui para algo maior, pois Michael passa a fazer parte da família Tuohy, apesar de terem origens bem diferentes.
Vivendo no novo ambiente, o adolescente tem de encarar outros desafios. 
E à medida que a família ajuda Michael a desenvolver todo o seu potencial, tanto no campo de futebol americano quanto fora dele, a presença de Michael na vida da família Tuohy conduz todos por uma jornada de autodescoberta.


Já os alunos do curso do Meio Ambiente desenvolveram atividade pràtica de jardinagem.


REUNIÃO DE PAIS / RESPONSÁVEIS - TURNO DA NOITE

7ª REUNIÃO
Na quinta-feira, 10 de maio, às 19h ocorreu a reunião com os apis dos alunos menores de idade do período noturno.
Os pais foram convocados a comparecer por meio de comunicado escrito.
Os pais receberam orientações e informações da Diretora Geral Naterci e diretor auxiliar da noite, Damasceno.
O diretor Damasceno reforçou as questoes sobre cumprimento do horário, faltas à escola, uso da carteirinha, perda de provas e postura na escola.
Também informou sobre o Requerimento que deve ser solicitado pelos alunos quando perderem avaliaçao.


8ª REUNIÃO
Após a entrega de boletins pelos pedagogos aos pais, os alunos maiores de idade foram chamados, orientados e receberam seus boletins de notas e faltas do 1º Bimestre.
Foram chamados os alunos das seguintes turmas: 1º F,G, 2º F,G, 3º F,G.



Os alunos dos cursos técnicos (Administraçao, Meio Ambiente, Informática e Secretariado) receberam seus boletins em sala de aula, entregues pelos pedagogos Alex e Ivani.

9ª REUNIÃO
No sábado, 12 de maio, das 10h30 às 12h os pais que não puderam comparecer nas reuniões à noite compareceram para ter as informações das rotinas da escola, Gincana Cultural e entrega de Boletins.
A diretora geral Naterci deus as boas vindas e conduziu a reuniao auxiliado pelo diretor auxiliar e pedagogo Alex.
A pedagoga Ivani recepcionou os pais, recolhendo assintaura no Livro de Presença.
Após reuniao, os professores de diferentes disciplinas e turnos entregaram os boletins.



Com essa reuniao, concluimos a segunda etapa de presença coletiva das famílias na escola.
Entendemos que a reunião de pais deve se focalizar na troca de informações para que a partir desse ponto possa elaborar de forma conjunta uma solução, e que não se resuma somente em períodos de fechamento de notas, mas no decorrer de todo o ano.
Assim, a aplicaçao do questionário sobre comportamento vai nortear a tomada de decisoes para melhorar os níveis comportamentais dos alunos.
Entendemos que a educação deve ser instituída com a participação efetiva de pais e escola. 
As reuniões já fazem parte da realidade de nossa escola como algo harmonioso e um centro de soluções para vida escolar de nossos alunos.


REUNIÃO DE PAIS / RESPONSÁVEIS - TURNO DA MANHÃ

4ª REUNIÃO
Em 08 de maio, às 20h40, aconteceu a reunião de pais e responsáveis dos alunos das 1ª séries da manhã.
Os pais foram recepcionados pela diretora Naterci e diretor auxiliar da manhã Everson.
Orientações foram encaminhadas, de tal forma que as regras gerais da escola foram relembradas e os pais informados sobre a Gincana Cultural.
Ao final, os pais receberam os boletins de notas e faltas, entregues pelos pedagogos da manhã.



5ª REUNÃO
Em 09 de maio, quarta-feira, às 19h, os pais de alunos das 2ª séries da manha foram orientados pela diretora Naterci e pelo diretor auxiliar da manhã Everson.
Foram reforçados os pontos relevantes para que os pais acompanhem com mais seriedade os estudos de seus filhos.


6ª REUNIÃO
Ainda na quarta-feira, às 20h40, os pais dos alunos das 3ª séries da manhã e 1ª, 2ª e 3ª série do curso técnico do Meio Ambiente - manhã, modalidade Integrado.
Orientados pelos diretores Naterci e Everson, e informados dos encaminhamentos da escola e também sobre Formatura.

LIVRO DE REGISTRO DE CLASSE

No dia da Paralisação, em 26 de abril, manhã, tarde e noite:

No campo Freqüência: consta a data e faz um traço.
No campo Conteúdo: Paralisação.

No dia da Reposição, em 12 de maio de manhã:
No campo Freqüência: presença aos alunos.
No campo Conteúdo: Reposição do dia 26/04: Orientações da Gincana Cultural
Apenas nos livros de registro das turmas que têm aula na quinta-feira.

No dia da Complementação de Carga Horária do Noturno, em 12 de maio, à tarde:
No campo Freqüência: presença aos alunos.

No campo Conteúdo: Complementação de carga Horária do Noturno: Gincana Cultural e Filme: "Sonho Possível".

 

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PAIS

Um dos problemas mais complexos vivenciados pela escola – a indisciplina – tem se caracterizado como fonte profunda de estresse nas relações interpessoais, especificamente ao associar-se a situações de conflito no interior da sala de aula. 
A indisciplina gera, ainda, dificuldades para o desenvolvimento da aprendizagem.
Desordens, ofensas verbais, atitudes de grosseria, enfim, aquilo que se caracteriza de forma geral, como “falta de respeito” pode ser denominado indisciplina.
Nas reunioes que ocorreram entre 07 e 12 de maio, foi aplicado aos pais um questionário sobre a questão de comportamento dos alunos.
Foram duas questoes, com 06 alternativas em cada uma delas, sendo respondidas por 487 pais.
Segue o resultado das respostas dos pais:


Percebe-se, entao, que  a maioria dos pais quer ser avisada sobre os problemas disciplinares de seus filhos em sala de aula e, ainda, cobrada a cumprir seu papel de educar em casa.
Para isso, a maioria considera que é preciso haver regras rígidas na escola para fazer cumprir os ensinamentos de boa educaçao e respeito ao próximo, e acompanhar de perto os alunos, conscientizando-os de seu papel.
Na escola, uma alternativa é realizar o diálogo sério, “olho no olho”, dando espaço para que os alunos também sejam ouvidos e levados a perceber a necessidade de serem responsáveis. 
É a questão de estabelecer limites, negociar a melhor maneira de alcançar os objetivos a que se propõem, perceber-se como integrantes de um grupo organizado, onde cada um tem seu espaço, seus direitos e seus deveres, e também tem a responsabilidade de respeitar os limites desse espaço para não prejudicar o espaço do outro.