sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Livros de Registro de Classe

O LIVRO DE REGISTRO DE CLASSE É O REFERENCIAL REPRESENTATIVO DE DADOS E REGISTROS DO TRABALHO EFETIVADO EM SALA DE AULA, DA PRODUÇÃO PEDAGÓGICA, DO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM.

À EQUIPE PEDAGÓGICA CABE ORIENTAR E ASSEGURAR SUPORTE TEÓRICO-PRÁTICO E LEGAL AOS PROFESSORES, QUANTO À ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE E ÀS FORMAS DE REGISTROS DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS EFETIVADAS (INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO, LIVRO REGISTRO DE CLASSE, OCORRÊNCIAS, ATAS DE CONSELHO DE CLASSE, FICA, ETC.).


FREQUÊNCIA:
Frequência sem espaços entre as datas
Sem rasuras no campo de frequência (se houver, justifica-se no campo de observação. Deve constar a rubrica).
Somatória das faltas: se o aluno não tiver falta: registrar “0” (zero) com apenas um algarismo. Não fazer tracinhos.
Alunos com muitas faltas devem ser encaminhados ao programa FICA. Registro total de faltas.
Registro ao final do livro, campo “Anotações” dos alunos que estão em Atestado médico, de SAREH, Licença Maternidade, Quartel, etc.
Alunos desistentes: somar todas as faltas.


CONTEÚDO:
Não colocar somente títulos de capítulos sem definir e descrever o que foi feito em sala. Não pode ser escrito apenas exercício de fixação ou lista de exercícios. Constar o conteúdo previsto no Plano de trabalho.
Todos os registros de conteúdos possuem data e rubrica.
Os conteúdos registrados são os mesmos planejados.
Os bimestres estão divididos nos campos de presença e de conteúdos.
Há o indicativo claro de recuperação de estudos e conteúdos recuperados.
O número de aulas dadas na frequência condiz com o número de aulas do conteúdo.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
Sistema de avaliação com apontamento dos instrumentos, valores e datas na última coluna do bimestre. Não há “tracinhos”.
Escrita clara do conteúdo das avaliações
Somatória correta de notas. Notas em aberto somente de alunos em licença / afastamento justificado.
Nota sem rasura: caso aconteça, justificar no campo de observação. Deve constar a rubrica
Nas notas das avaliações, quando o aluno não realizar, colocar: nc (não compareceu), nf (não fez) colocar uma observação porque não realizou.
Abrir uma nova coluna para registro de notas para 2ª chamada.
Os dados registrados no campo avaliação são condizentes com os registrados no campo de conteúdos.
Não pode dar atribuições de nota de participação ou comportamento ou nota ao caderno. Os exercícios do caderno que serão avaliados deverão ser especificados.
Sistema de recuperação de estudos concomitante - Apontando os conteúdos trabalhados.

GERAL:
Soma correta de aulas dadas e aulas previstas.
Uso somente de caneta azul ou preta.
Assinatura do professor(a) nos campos que assim exigem.
Utilização de termos adequados para referir-se aos alunos em anotações no livro de chamada.
Quando houver falta do professor: reposição de aulas através de trabalho: data da reposição, quantidade de aulas repostas, conteúdo trabalhado e de que forma foi reposto.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

O planejamento do processo ensino-aprendizagem, quando realizado coletivamente pelos professores, transforma-se numa oportunidade de (re)elaboração da proposta curricular. Considerando que, na escola, o tempo previsto para o planejamento das atividades docentes é, geralmente, de poucas horas, elaborar em um curto período algo novo requer método e empenho.
O planejamento coletivo do trabalho docente permitirá, também, a discussão sobre metodologias e procedimentos didáticos e, principalmente, sobre avaliação e seus instrumentos. A leitura das propostas de cada professor se constituirá num momento de troca de experiências, de aprendizado e de enriquecimento de cada plano.
O planejamento do trabalho docente, quando realizado isoladamente ou por disciplina, corre o risco de se restringir à repetição de uma proposta já existente, perdendo-se, assim, a oportunidade de recriá-la. Isso, com o correr do tempo, leva o professor a desacreditar em planejamento, a ver nessa atividade apenas uma obrigação burocrática.

São elementos do Plano de Trabalho Docente:

Conteúdos - Distribuir os conteúdos, por bimestre, definindo: Conteúdos estruturantes / Conteúdos básicos / Conteúdos específicos.

Justificativas / Objetivos - Explicita a escolha dos conteúdos estruturantes, básicos e específicos. Expressa concepção (opção política, educativa e formativa), ou seja, a intencionalidade do trabalho com o conteúdo. Começa com o verbo no infinitivo; identificar, analisar, compreender, realizar...

Encaminhamentos Metodológicos e Recursos Didáticos - Trata-se do processo de investigação teórica que pauta a ação prática, identificando o conjunto de determinados princípios e recursos que serão utilizados pelo professor para chegar aos objetivos propostos. É o passo-a-passo da aula, a forma com que o conteúdo será trabalhado e quais materiais serão utilizados.

Avaliação – Sistema de Avaliação: o que está definido para toda a escola. Descrever que haverá trabalho de 3,0 pontos, Atividades de 2,0 e Avaliação individual de 5,0. Instrumentos de Avaliação: todo tipo de material que será utilizado para avaliar a aprendizagem: provas, tarefas, apresentação de trabalho, mostra, exposição, passeio, caderno, produção de material. Critérios de avaliação: critérios definem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Para cada conteúdo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar. Os critérios de avaliação refletem as formas previamente estabelecidas para se avaliar um conteúdo. Verbos nos presente: o aluno analisa, compreende, realiza. Recuperação de Estudos: é a forma de como se dará a retomada do conteúdo não aprendido, lembrando sempre que a recuperação não deve ser do instrumento (prova, trabalho, atividade), mas sim do conteúdo.

Referências Bibliográficas - as referências permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem fundamentando seu conteúdo. Apontar o livro didático utilizado, as Diretrizes, O PPP, a PPC e os demais materiais. Ex.: SOBRENOME, Nome. Nome do livro. Editora, ano.

Cronograma 3º e 4º Bimestres 2010

AGOSTO

11 A 13/08 Formação Continuada 24h de Capacitação.
Constar no Livro de Registro os dias 11, 12 e 13 de agosto.
Contar como dia previsto, mas não aula dada. Traçar no campo “Freqüência”.
No campo “Conteúdo”, registra-se: Formação Continuada: Semana Pedagógica.

14/08 Replanejamento. Entrega em Pen drive.

16/08 Retorno dos alunos. Retomada dos professores monitores sobre Reunião de Pais dia 21/08.
Realização da atividade sobre “Escola ideal”.

21/08 Reunião de Pais Das 13:30 às 15h.
Avaliação e recuperação / Conselho de classe / Entrega de boletins
Panfleto de orientação escolar.

21/08 Reposição / Antecipação do dia 27/09 – Itinerante 2010 Constar no Livro de Registro como aula não prevista e dada (apenas para quem tem aula na segunda-feira).
Freqüência aos alunos.
Conteúdo: Reposição Itinerante: A importância da família na escola.

23/08 Dança Cigana
Às 9h e às 14h No Auditório da escola, realizada pelo Centro Cultural.

26/08 Escovação com Flúor – 7ª Séries Atividade pelos técnicos da Secretaria de Saúde

28/08 Complementação de Carga Horária - Noturno
Constar no Livro de Registro: Complementação de Carga Horária
Aula prevista em 22/05 e aula dada em 28/08.
Conteúdo: Atividade Cultural: Missa.

SETEMBRO

02/09 Escovação com Flúor – 8ª Séries Atividade pelos técnicos da Secretaria de Saúde

07 e 08/09 Feriados 06 – Segunda-feira haverá aula

11/09 Olimpíada de Matemática – 2ª Fase

25/09 Reunião Pedagógica

20/09 a 24/09 Semana de Avaliação

30/09 a 01/10 Retomada de conteúdos

30/09 Passeio ao Zoológico. Apenas alunos do 3ºD


OUTUBRO

04/10 a 08/10 Semana de Recuperação

13 e 14/10 Correção de atividades e provas de 2ª chamada. Fechamento geral de médias e fatas

14/10 Encerramento do 1º Bimestre dos Cursos Subsequentes.

15/10 Encerramento do 3º Bimestre das Turmas regulares.

16/10 Conselho de Classe (O Cronograma será divulgado posteriormente)
Entrega à Equipe Pedagógica dos canhotos de notas e faltas

18/10 Início do 4º Bimestre

20 a 29/10 Reuniões de Pais à noite.
Somente pais de alunos citados em Conselho.
Professores convidados a participar.

30/10 Complementação de carga horária – Noturno Festival de Bandas
Aula prevista e dada.
Conteúdo: Complementação de carga horária: Festiva de bandas


NOVEMBRO

19/11 Jantar dos alunos em conclusão de curso

20/11 Complementação de carga horária – Noturno
Aula prevista e dada.
Conteúdo: Dia da Consciência Negra.

29/11 a 03 Semana de Avaliação

DEZEMBRO

06 a 23/12 Retomada e recuperação

10/12 Jantar de encerramento do ano letivo Equipe Diretiva, Pedagógica e Docente.

18/12 Conselho de Classe

19/12 Missa de Formatura de final do ano letivo

23/12 Divulgação do Resultado final

Atividade para o primeiro dia de aula

2º SEMESTRE 2010 - PRIMEIRO DIA DE AULA


· Na primeira aula do dia 16 de agosto, cada professor deverá apresentar para sua turma um texto, música, imagem, etc, sobre a escola.

· Conversar com os alunos sobre a função da escola e em seguida, solicitar que, em duplas, os escrevam: “O que é uma boa escola”.

· Recolher o material e entregar à Equipe pedagógica.

A concepção de currículo na escola pública

A concepção de currículo na escola pública: elementos a considerar na construção do Projeto
Político-Pedagógico e da Proposta Pedagógica Curricular


Esta SEED, em referência a toda discussão política e histórica, fundamentada na defesa da autonomia escolar, adota a nomenclatura proposta pela categoria dos profissionais da educação da década de 1980, Projeto Político-Pedagógico, que contém a Proposta Pedagógica Curricular da escola. Entende-se que os princípios que fundamentam a concepção de educação, de homem, de mundo, de sociedade, bem como, de ensino e aprendizagem e que, por sua vez, definem o currículo, estão postos no Projeto Político- Pedagógico.
Além destes princípios e conceitos, o PPP explicita o diagnóstico da escola e sua prática pedagógica, mobilizando o Plano de Ação da escola. O PPP, assim, se organiza a partir do movimento que passa pelo diagnóstico da prática pedagógica, que, por sua vez, demanda um plano de ação. Esta ação se desenvolverá fundamentada nas concepções voltadas para a escola pública e na legislação vigente.
Importa ressaltar que este é um movimento dialético, que implica o trabalho constante de análise da prática pedagógica e decorrente revisão do Projeto Político Pedagógico pelos profissionais da educação e comunidade escolar. Reafirme-se que a Proposta Pedagógica Curricular é parte integrante do projeto maior da escola o PPP, pela via da organização do conhecimento no currículo.
É importante destacar, mais uma vez, a opção pela organização disciplinar do currículo tomando-o na perspectiva interdisciplinar. A interdisciplinaridade se fundamenta no conceito de totalidade apresentado nas DCE da Educação Básica: Deste modo, explicita-se que as disciplinas escolares não são herméticas, fechadas em si, mas, a partir de suas especialidades, chamam umas às outras e, em conjunto, ampliam a abordagem dos conteúdos de modo que se busque, cada vez mais, a totalidade, numa prática pedagógica que leve em conta as dimensões científica, filosófica e artística (2008, p 29).
Embora haja muitas discussões necessárias, do ponto de vista do currículo, sobre a superação da fragmentação do conhecimento, ainda há de se destacar que a produção do conhecimento histórico, filosófico, artístico e científico foi organizada e aprofundada a partir de suas áreas de referência. Cada disciplina contextualiza os interesses políticos, econômicos e sociais que interferiram na seleção dos conteúdos e nas práticas de ensino trabalhados na escola básica. Portanto, elas são indispensáveis no processo de socialização e sistematização dos conhecimentos (DUARTE, FANK, TAQUES, LEUTZ, CARVALHO, 2009, 3176).
A opção pelos conteúdos de ensino nunca será neutra no sentido de estar eximida de uma intencionalidade, seja para a emancipação dos sujeitos de sua condição histórica de dominação, de discriminação ou exclusão social, seja para pensar num projeto social maior, que possibilite o reconhecimento, a identidade e a inclusão destes sujeitos que fazem a história. A escolha do conteúdo e da forma como tratá-lo expressará esta intenção.
Entendendo, então, que a Proposta Pedagógica Curricular expressa esta intencionalidade – manifesta no Projeto Político-Pedagógico, o qual por sua vez, revela o projeto social que se pretende – será a partir desses documentos que o professor realizará o seu Plano de Trabalho Docente, ou seja o seu planejamento.
O plano é a representação escrita do planejamento do professor. Nesse sentido, ele contempla o recorte do conteúdo selecionado para um dado período. Tal conteúdo traz consigo essa intencionalidade que se expressa nos critérios de avaliação. Para que isto se efetive, o professor deve ter clareza do que o aluno deve aprender (conteúdos), o porquê aprender tais conteúdos (intencionalidade, objetivos), como trabalhá-los em sala (encaminhamentos metodológicos) e como serão avaliados (critérios e instrumentos de avaliação). Neste momento, o projeto de sociedade chega ao currículo, mas somente se efetivará se, de fato, se concretizar na sala de aula. Ou seja, a partir da proposta pedagógica, o professor planeja suas aulas e organiza seu Plano de Trabalho Docente. É o currículo em ação. (DUARTE, FANK, TAQUES, LEUTZ, CARVALHO, 2009, p. 3179). É pela via da escola que os sujeitos terão acesso aos conhecimentos e à cultura produzida historicamente, é por meio deles que esses sujeitos podem se entender como parte determinante da história.


(Síntese realizada pela Pedagoga Patricia Toaldo)

SEMANA PEDAGÓGICA – AGOSTO 2010

PAUTA – 2º SEMESTRE 2010

11 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA

8h – Boas vindas – Diretora Naterci
8:20h – Trabalho em Grupo – Avaliando a trajetória – Pedagoga Patrícia
10h – Intervalo
10:30h – Sistematização - Pedagogos
(Solicitar que os professores tragam a Diretriz Curricular)

13:30h – Estudos sobre violência – PDE – Pedagoga Cristina
15h – Intervalo
15:30h – IDEB – Pedagoga Ivani
16h – Gráficos de Desempenho – Pedagogo Alex
16:30h – Reunião dos Pais – Eu acompanho a avaliação do meu filho – Pedagoga Daniele


12 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA
8h – Estudo do texto – Currículo – Pedagoga Patrícia
9h – Projeto Político-Pedagógico – Retomada do PPP – Pedagogo Alex

10h – Intervalo

10:30h – Proposta Pedagógica Curricular – Pedagoga Daniele



13 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

8h – Reflexão sobre Currículo – Pedagogo Alex



14 DE AGOSTO - SÁBADO

8h - Plano de Trabalho Docente – Pedagoga Ivani

Ideias para acompanhar o desempenho escolar do seu filho

São ideias simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência dos melhores profissionais em Educação no Brasil e no mundo.

:: Como você pode contribuir em casa com o desempenho escolar do seu filho:

1 – CONVERSE COM SEU FILHO
Pergunte o que ele aprendeu no colégio e mostre-se bastante interessado.A participação da família contribui bastante para o aprendizado da criança. Quando os pais participam da vida escolar dos filhos, as notas aumentam em torno de 20%.- Proponha que ele lhe ensine algo que aprendeu na escola. Esta é uma boa maneira para ele fixar o conteúdo.- Pergunte se ele tem dificuldades em alguma matéria.


2 – COBRE AS OBRIGAÇÕES DO SEU FILHO
Garanta que ele vá à escola na hora certa.- Faça perguntas para descobrir se ele presta atenção nas aulas.- Ensine-o a respeitar os professores, os funcionários e os colegas.- Confira se ele faz a lição de casa diariamente.- Não deixe seu filho faltar às aulas sem necessidade.
Diversos estudos mostram que falas dificultam muito a aprendizagem de crianças e adolescentes. Quanto mais aulas um aluno perder, maiores serão as chances de ele tirar notas ruins e repetir de ano.


3 – ACOMPANHE A LIÇÃO DE CASA
Combine com o seu filho um horário para os estudos.- Separe um lugar da casa para a lição – deve ser o mais tranquilo possível.- Ofereça sempre ajuda, mas não faça as lições por seu filho.
Estudos comprovam que filhos estimulados pelos pais a estudar e a fazer as lições de casa têm um desempenho melhor. Mas atenção: estimular não é executar a tarefa pela criança. Pais que fazem isso prejudicam o aprendizado.
- Estimule-o a pesquisar e descobrir as respostas por conta própria.


4 – FIQUE DE OLHO NO APRENDIZADO DO SEU FILHO
Veja se seu filho está aprendendo o que deveria na idade dele::: Aos 8 anos, ele deve saber ler e escrever com facilidade;:: Aos 10 anos, deve saber somar, subtrair, multiplicar e dividir.:: Aos 14 anos, deve resolver uma equação de 1º grau com duas variáveis (X e Y) e interpretar textos com diferentes opiniões.
Um dossiê do Departamento de Educação dos EUA contatou que o acompanhamento constante dos pais influi mais no rendimento escolar de uma criança do que a renda da família.
- Confira sempre as notas e o boletim do seu filho. :: Se as notas forem ruins, pergunte ao professor como você pode ajudar.:: Se forem boas, elogie-o para que continue assim.


5 – INCENTIVE O SEU FILHO A LER
Leia sempre. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá o seu exemplo naturalmente.- Leia para ele desde bebê, com entonação e emoção!
Várias pesquisas comprovam que filhos cujos pais leram bastante para eles quando pequenos têm um desempenho melhor em sala de aula. A proximidade com o mundo da escrita facilita a alfabetização e ajuda em todas as matérias, pois grande parte do aprendizado em história, geografia, matemática, etc. se dá por meio da leitura de livros.
- Dê livros e revistas de presente para seu filho.- Deixe os livros ao alcance das mãos dele.
Um dos fatores que mais influencia positivamente a aprendizagem é a presença de livros em casa. Lares modestos com mais livros produzem melhores alunos do que lares ricos com menos livros. Ou seja, quanto mais livros em casa, melhor será o desempenho das crianças. Mas não basta ter, é preciso ler.
- Estimule atividades que usem a leitura: jogos, receitas, mapas.- Faça da leitura um momento de prazer – pode até estourar pipoca.- Leve-o para explorar as bibliotecas e livrarias próximas de sua casa.- Ensine-o a emprestar livros aos amigos e a pedir emprestado.

6 – VALORIZE A ESCRITA
Tenha sempre lápis e papel em casa.- Escreva bilhetinhos para o seu filho. Assim, ele entenderá a utilidade da escrita.- Brinque de palavras-cruzadas, caça-palavras, forca, stop.- Compre um diário e estimule seu filho a escrever recordações.- Incentive-o a não mudar a grafia das palavras ao utilizar o computador.- Peça ajuda para escrever a lista de compras, anotações em álbuns de fotografias, etc..


7 – DÊ O EXEMPLO
Seja coerente: suas atitudes refletem o que você pensa.- Mostre que estudar é importante e ler, divertido. Estude e leia sempre.- Seja curioso: pergunte, questione, procure entender.



Fonte: Guia da Educação em Família - Educar para crescer - Editora Abril.