quarta-feira, 25 de novembro de 2015

FORMAÇÃO EM AÇÃO - 2º SEMESTRE 2015

Prezados Professores e Agentes Educacionais 

Acessar os materiais e responder as questões sugeridas.


PROFESSORES










AGENTES EDUCACIONAIS II






VIOLÊNCIA DE GÊNERO - ESTUDOS DE CASO

MOMENTO 3
VIOLÊNCIA DE GÊNERO - ESTUDOS DE CASO

Nesse momento, serão utilizados os estudos de caso que apresentam situações de violações de direitos das meninas e mulheres, os quais propõem a discussão, o registro e possíveis encaminhamentos. 
________________________________

Caso 1 - Sexting
a. Perceber as diferenças apresentadas em relação às questões de gênero, observando os julgamentos que recaem sobre Leila e a tolerância das práticas de violência contra mulheres.
b. Na opinião do grupo por que os comportamentos de Leila e Felipe Eduardo são entendidos de maneira diferente?
c. Neste caso, é importante que a/o docente reflita sobre as desigualdades entre o feminino e masculino e sua relação com as desigualdades de gênero.
d. Como a escola pode trabalhar com o uso responsável das redes sociais, de modo a contribuir para a defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes?
________________________________

Caso 2 – Violência de gênero na sala de aula
a. Qual é o papel das/os professoras/es diante de situações de preconceito de gênero?
b. Como desconstruir as visões de senso comum e de discriminação em relação aos estereótipos criados em torno da mulher?
c. De que maneira o grêmio estudantil pode discutir as temáticas ligadas às violências de gênero na escola?
________________________________

Caso 3 – O corpo feminino
a. Qual a importância de respeitar as diversidades biopsicossociais de meninas e meninos, de modo a garantir o direito à educação?
b.As práticas da Escola (como a realização de concursos de beleza, por exemplo) têm reforçado padrões estéticos ou contribuem para problematizar esses padrões?
c. Com a escola pode desenvolver um trabalho com as/os estudantes acerca do papel da mídia e os padrões de beleza estabelecidos pela sociedade do consumo?
d. Qual o trabalho a ser desenvolvido junto à menina Clarice, quanto à evasão escolar e à sua saúde? Considere as atribuições de cada um dos segmentos para a redução dos índices de evasão: professores, equipe pedagógica, equipe diretiva, agentes educacionais e pais ou responsáveis.
________________________________

Caso 4 – Violência física contra a mulher
a. No caso da funcionária Maria da Penha e considerando a expressão “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”, qual o papel da sociedade diante das violências que acometem a população feminina?
b. Discuta com seu grupo quais os avanços apresentados pela Lei Maria da Penha. Após, considerando os dados das violências contra a mulher no país e no estado do Paraná, apontem as estratégias a serem adotadas para a redução destes índices2.
c. Como a escola, junto à Equipe Gestora, poderia auxiliar Maria da Penha?
________________________________

Caso 5 - Violando o direito de livre expressão da orientação sexual
a.No caso relatado qual seria a postura dos profissionais e da equipe gestora da escola em relação às alunas? E aos estudantes?
b. Que temas, conteúdos o grupo identifica que precisam ser abordados no trabalho docente para promover o respeito entre meninos e meninas, independente das suas orientações sexuais?
c. Como o trabalho pedagógico das/dos professoras/es de diferentes disciplinas poderiam auxiliar na diminuição do preconceito e violência de gênero e orientação sexual?
________________________________

Caso 06. Violência contra Estudante Negra na escola
O racismo é uma das facetas de violência pela qual foi submetida a estudante negra e cujos efeitos são perversos para ela. Todavia, essa forma de violência tem passado despercebida de fato na escola. Assim, quando observamos as atitudes da quipe gestora, no momento em que surge tal situação, surgem algumas questões:
a.Como podemos falar em educação de qualidade para todas/os, se naturalizamos o preconceito racial no espaço escolar?
b. Como a escola poderia ter encaminhado este problema de modo a promover a convivência e o respeito à diversidade?
c. No entender do grupo, qual deveria ter sido a atitude tomada em relação ao caso?
d. Como é realizado o trabalho de preparar estudantes para compreensão de História e Cultura da África e Afro-brasileira, levando-os ao respeito às diversas culturas e à valorização da população negra, conforme determina a Lei Federal nº 10.639, publicada em 9 de janeiro de 2003 (BRASIL, 2003)?

________________________________

1. Apresente as respostas para as questões sugeridas no caso estudado.