A
avaliação deve levar em conta os pressupostos teóricos adotados
nestas Diretrizes Curriculares, ou seja, a apropriação dos
conceitos, leis e teorias que compõem o quadro teórico da Física
pelos estudantes estando de acordo com o Projeto Político
Pedagógico. Isso pressupõe o acompanhamento constante do progresso
do estudante quanto à compreensão dos aspectos históricos,
filosóficos e culturais, da evolução das ideias em Física e da
não-neutralidade da ciência.
Inicialmente,
é preciso identificar os conhecimentos dos estudantes, sejam eles
espontâneos ou científicos, pois ambos interferem na aprendizagem,
no desenvolvimento dos trabalhos e nas possibilidades de revisão do
planejamento pedagógico.
Embora
o sistema de registro da vida escolar do estudante esteja centrado em
uma nota para sua aprovação, a avaliação será um instrumento
auxiliar a serviço da aprendizagem dos alunos, cuja finalidade é
sempre o seu crescimento e sua formação.
Isso
implica, ao docente, considerar os alunos em sua individualidade e
diversidade,
condição indispensável para uma prática pedagógica democrática
e inclusiva. Aceitar o estudante na sua singular condição
intelectual, social, cultural, significa, entre outras coisas, dar
espaço para que ele se faça ouvir, permitindo uma relação
dialógica com o aluno, sem preconceitos ou estereótipos.
A
avaliação deve ter um caráter diversificado,sendo
processual,cumulativa e contínua, do ponto de vista instrumental. Do
ponto de vista quantitativo,
o
professor deve orientar-se pelo estabelecido no regimento escolar.
De
acordo com o
Projeto Político Pedagógico da instituição,são utilizados como
instrumentos diversificados de avaliação os seguintes itens:
Sistema
de Avaliação- haverá
um trabalho valendo 3,0 pontos, Atividades valendo 2,0 pontos e uma
prova individual valendo 5,0 pontos
Instrumentos
de Avaliação- Provas,
tarefas, apresentação de trabalhos
Critérios
de Avaliação- O
aluno deve mostrar que entende a função horária da velocidade e
do espaço do MRUV e também as três leis de Newton.
Recuperação
de Estudos- Será
uma aula de recuperação e uma avaliação valendo 5,0 pontos, que
poderá ser em equipe e substituirá a prova individual se a nota
obtida for maior, será oportunizada também a recuperação das
atividades quando o aluno apresentar justificativa.
Quanto
aos critérios de avaliação em Física, deve-se verificar:
• A
compreensão dos conceitos físicos essenciais a cada unidade de
ensino e aprendizagem planejada;
• A
compreensão do conteúdo físico expressado em textos científicos;
• A
compreensão de conceitos físicos presentes em textos não
científicos;
• A
capacidade de elaborar relatórios tendo como referência os
conceitos, as leis e as teorias físicas sobre um experimento ou
qualquer outro evento que
envolva os conhecimentos da Física.
Assim,
o professor terá subsídios para verificar a aprendizagem dos
estudantes e, se for o caso, poderá interferir no processo
pedagógico revendo seu planejamento.
(Proposta Pedagógica Curricular - Colégio Zardo. 2012)
DIRETRIZ ESTADUAL
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QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS
1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?
2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?