domingo, 28 de junho de 2015

AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

A avaliação formativa considera que os alunos possuem ritmos e processos de aprendizagem diferentes e, por ser contínua e diagnóstica, aponta dificuldades, possibilitando que a intervenção pedagógica aconteça a todo tempo. Informa ao professor e ao aluno acerca do ponto em que se encontram e contribui com a busca de estratégias para que os alunos aprendam e participem mais das aulas.
Com o uso da língua oral e escrita em práticas sociais, os alunos são avaliados continuamente em termos desse uso, pois efetuam operações com a linguagem e refletem sobre as diferentes possibilidades de uso da língua, o que lhes permite o aperfeiçoamento linguístico constante, o letramento.
O trabalho com a língua oral e escrita supõe uma formação inicial e continuada que possibilite ao professor estabelecer as devidas articulações entre teoria e prática, na condição de sujeito que usa o estudo e a reflexão como alicerces para sua ação pedagógica e que, simultaneamente, parte dessa ação para o sempre necessário aprofundamento teórico.

Em nossa escola de avaliação é processual, diagnóstica, continua e cumulativa, dentro desses parâmetros a Língua Portuguesa age da seguinte forma: provas escritas, leitura de obras literárias, produções de textos, atividades diversas, trabalhos, seminários, teatros, etc.

(Proposta Pedagógica Curricular - Colégio Zardo. 2012)

DIRETRIZ ESTADUAL












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QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?

2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?

6 comentários:

  1. A avaliação serve para medir o nível de aprendizado e dificuldades de cada aluno e também identificar possíveis problemas no método de ensino aplicado podendo assim avaliar o seu próprio trabalho e replanejar para que assim o aluno venha a crescer no aprendizado.

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  2. Através da avaliação é possível perceber como está a evolução dos alunos no processo ensino-aprendizagem (leitura, compreensão, produção de textos e análise linguística ). É um momento fundamental para rever os conteúdos que precisam ser reforçados e repensar as metodologias de ensino.
    2) É preciso que os alunos demonstrem interesse e comprometimento em todas as etapas do processo de ensino. Ela deve ser continua, processual e diversificada. Neili

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  3. A avaliação em minha disciplina é contínua, cumulativa verificando o aproveitamento de estudos, Se há um compromisso por parte do aluno nesse processo de ensino- aprendizagem. A avaliação alcançara seu verdadeiro significado, que é a construção do conhecimento. Kelly

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  4. A avaliação é o instrumento que tem como finalidade acompanhar o desenvolvimento do aluno durante as aulas e nas atividades avaliativas. Através dos resultados, o professor passa a ter condições de trabalhar a partir das dificuldades dos seu alunos, focando sempre na retomada de conteúdos e buscando aprimorar a sua metodologia.
    Ana Maria

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  5. A avaliação é um recurso que reflete a aprendizagem do aluno através de uma resposta escrita ou oral. Os resultados obtidos numa avaliação são indicadores de como a aprendizagem está ocorrendo e quais os rumos que ela pode tomar, ou seja, se os resultados são significativos a forma como o conteúdo está sendo transmitido e metodologia usada pelo professor está dando resultados positivos, porém se o resultado é negativo, é uma forma do professor rever sua metodologia, e buscar novas formas de transmitir o conteúdo de forma que o aluno aprenda. Dalila

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  6. Como lembra o professor Faraco em Português: língua e cultura (2003, p.16), a avaliação pressupõe uma articulação entre objetivos, práticas metodológicas e instrumentos. A articulação deve estar clara não só para os professores, mas também para os alunos.
    No nosso entender, a avaliação em Língua Portuguesa consiste em verificar a autonomia de quem aprende, ou seja: interpretar (nas entrelinhas) os textos escritos/orais, literários e não literários, produzir nos mais variados gêneros, dentro das normas da língua padrão, com coerência e coesão. A avaliação serve também para redirecionar (se for o caso) a prática pedagógica, subsidiando o trabalho do professor.


    Melhorar a avaliação é um processo que não depende só da escola, pois o que dificulta o nosso trabalho, principalmente quanto às produções de textos, é a grande quantidade de alunos e o pequeno número de aulas. Isso gera, em consequência, um grande número de textos que acabam não sendo avaliados minuciosamente, nem recebendo o devido retorno individualizado.

    Rosalia e Denise

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