domingo, 28 de junho de 2015

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A avaliação é bastante complexa e polêmica, tema de muitos estudos e por isso não existe uma fórmula pronta e única para a realização da mesma. Porém encontrar formas coerentes com os objetivos é o desafio diário de cada professor.
A Avaliação da Educação Física é somativa, diagnóstica e contínua, onde a primeira fonte de avaliação, que usaremos é reconhecer as experiências corporais e o entendimento prévio por parte dos alunos sobre o conteúdo que será desenvolvido, sendo que o processo de aprendizagem do aluno, não levará em conta o aspecto quantitativo de mensuração de rendimento, que era uma prática do tecnicismo ao qual tentamos romper.
A avaliação deve ser utilizada de diferentes meios, onde os alunos expressem sua capacidade de criar de se socializar bem como a resolução de situações problemáticas e apreensão dos objetivos propostos pelo professor, sempre chegando a uma reflexão critica do conteúdo trabalhado.
Poderão ser utilizados diferentes instrumento avaliativos pedagógicos bem como: debates, seminários, pesquisas individuais ou em grupos, dinâmicas, desenhos, trabalhos escritos, organização e realização de eventos esportivos, resenhas, provas praticas orais e teóricas, dentre outras possibilidades.
DCEs, 2008, pg 78; Ainda, é imprescindível utilizar instrumentos que permitam aos alunos se autoavaliarem, reconhecendo seus limites e possibilidades, para que possam ser agentes do seu próprio processo de aprendizagem.
Concluindo, a avaliação faz parte do processo de ensino-aprendizagem, devendo sempre ser um processo continuo, permanente e cumulativo, não deixando no entanto de dialogar sobre as estratégias didático-metodologicas.

(Proposta Pedagógica Curricular - Colégio Zardo. 2012)

DIRETRIZ ESTADUAL













________________________________

QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?

2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?

16 comentários:

  1. Questão 1.
    A avaliação é bastante complexa. Podemos apresentar auto avaliação no inicio das atividades para que os alunos se percebam Verifiquem a relação entre o gesto motor e suas capacidades e limitações corporais. para que possam desenvolver o seu senso crítico de analisar a si mesmo e aos outros.
    A partir deste contexto tb podemos expor questões do papel da mídia,enquanto transmissora do conteúdo de Voleibol e questão da marcas e consumismo.

    ResponderExcluir
  2. Questão 1
    Além dos obejtivos propostos no planejamento do professor, a avaliação em educação físca tem o papela de despertar no aluno a percepção, o olhar sobre a vivência da prática das aulas e auto análise de sua prática e do grupo em que esta inserido. Através da auto percepção o aluno identifica suas situações cotidianas e as relaciona com o conteúdos específico da disciplina, podendo assim mudar sua relação com o mundo. O Olhar do professor deve ir além do mero gesto técnico e repetitivo de execução correta, ele deve se atentar para as mínimas mudanças em diferentes perspectivas na aprendizagem do aluno, que podem não tão somente ser na perspectiva motora, corporal mas também cognitiva.

    ResponderExcluir
  3. Questão 2
    Para que possamos mensurar a percepção dos alunos com a prática vivenciada das atividades, sugiro que devemos instrui-los e orientá-los para um autoavaliação consciente do processo evolutivo da aprendizagem. Com base na autoavaliação bem orientada podemos identificar objetivamente quais as reais necessidades cognitivas e motoras dos educandos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão 2
      Se faz necessário que nós professores de educação física façamos um conversa, e análise conjunta dos instrumentos até hj utilizados p cada um e fazer um análise do que pode ser aprimorado e do que podemos criar neste sentido para auxiliar nesta aprendizagem significativa para necessidades cognitivas e motoras dos nosso educandos.

      Excluir
  4. Questão 1:
    Muito pertinente as colocações das professoras sobre a auto avaliação, isso permite ao aluno maior comprometimento com o processo de aprendizagem e além disso desenvolve a criticidade.
    É interessante ressaltar que a avaliação permite ao professor estabelecer caminhos a serem seguidos, por meio da avaliação é possível identificar onde estamos e para onde ir.

    Questão 2:
    A sugestão das professoras em relação ao diálogo entre professores da área é fundamental para estabelecer um trabalho coletivo, percebemos isso na HAC, onde ocorrem reflexões e propostas sobre a prática pedagógica.
    Vale lembrar que em nossa proposta, a avaliação da disciplina é processo contínuo, permanente e cumulativo e isso precisa nortear a reflexão quanto aos instrumentos.
    Pedagoga Niélcia

    ResponderExcluir
  5. Prof. Jurema
    Muito boa sua colocação, mas lhe questiono em qual sentido podemos amenizar a complexibilidade da avaliação em nosso sistema escolar?
    Além de mencionar não somente o conteúdo de voleybol como qualquer outro esporte ou atividade física com os instrumentos de comunicação e análises do cotidiano da vida do educando.

    ResponderExcluir
  6. 1 Questão: No trabalho desenvolvido buscamos melhorar a pratica da educação física atual no qual o principio básico na escola que a aprendizagem motora esta sendo deixando em segundo plano. A avaliação tem que verificar o momento em que se encontra o educando o propor atividades motoras mais sistematica para justificar a importância da educação física. Prof. JoãoCarlos
    prof. joao carlos

    2 Questão: Primeiro o tempo de aula de Educação Física no qual foi reduzido de 3aulas para 2 aulas Semanais, As condições físicas da escola a qual não oferece espaço para a pratica de atividades físicas direcionadas para o dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Prof. João
      Em vista da necessidade contínua de atividades físicas e motoras para o educando e qualquer indivíduo, devemos sim enfatizar a importância da educação física no ambiente escolar. Para isso cabe a cada professor enriquecer com criatividade e desenvoltura suas aulas, motodologias e avaliações para que possa sempre deixar em primeiro plano suas aulas. Agora como fazer isso?

      Excluir
    2. Então, prof João
      Quanto ao espaço físico de nossa escola, sei que para educação fisica só temos uma quadra, e isso assim como a quantidade de aulas depende do governo e não é uma determinação de cada escola, mas como em qualquer outra disciplina devemos nos adequar com as condições e sempre inovar com espaços pela escola, aproveitando a estrutura, mesas, salas e tecnologias para enriquecer nosso trabalho.

      Excluir
  7. Questão 1 - Acredito que avaliação na disciplina de Educação Física é antes de tudo um processo amplo que supera o simples conhecimento teórico e formal e adquire características próprias tendo como foco a cultura corporal, a valorização de experiências corporais diversificadas e seus significados.

    ResponderExcluir
  8. A troca de experiências entre os professores de educação física do colégio e a busca pela aproximação das metodologias é um fator positivo mas quando se busca uma avaliação com processo contínuo, cumulativo e permanente, deve se tomar cuidado em relação a recuperações que acabem por descaraterizar todo esse processo construído ao longo do período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa noite prof. Cássio
      Que bom que nosso trabalho é realizado em equipe e podemos contar com profissionais capacitados e experientes como vocês.
      A avaliação na área de Educação Física é muito ampla e diversificada, porém necessita de recuperação contínua até mesmo para reforçar o aprendizado e caracterizar como uma valorização de cada atividade realizada. Afinal, aprende-se a cada dia e aprimora-se o conhecimento a cada etapa.

      Excluir
  9. Questão 01 - A Educação Física deve ter como objetivo englobar, além do desenvolvimento motor, também o desenvolvimento social, afetivo e psicomotor do aluno, detectando suas dificuldades e seus progressos. Ou seja, não dar ênfase para uma avaliação apenas quantitativa mais sim, ou também, qualitativa. Este processo deve favorecer a expressão do aluno e o professor deve favorecer a sua reflexão.

    Questão 02 - Imagino que a grande questão é justamente como adequar as certezas e pontos de congruências que temos na questão 01 para atendermos de maneira bem lúcida, coerente e objetiva a questão 02. Para isto é necessário chegarmos a um denominador comum (professores, pedagogos...) onde possamos oferecer e utilizar instrumentos que realmente atinjam o que buscamos. Vladimir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite prof. Vladimir
      Pensamos neste momento em modificar o sistema de avaliação na área de Educação Física, para que se atenda as necessidades primordiais dos movimentos e desenvolvimentos voltados nas aulas práticas de educação física. Para isso, cabe o conjunto de professores se reunir e enfatizar e fundamentar a questão da avaliação para que seja modificada na PPC e no PPP.

      Excluir
    2. Boa noite prof. Vladimir
      Pensamos neste momento em modificar o sistema de avaliação na área de Educação Física, para que se atenda as necessidades primordiais dos movimentos e desenvolvimentos voltados nas aulas práticas de educação física. Para isso, cabe o conjunto de professores se reunir e enfatizar e fundamentar a questão da avaliação para que seja modificada na PPC e no PPP.

      Excluir