quarta-feira, 21 de novembro de 2012

AVALIAÇÃO DO EVENTO


FORMAÇÃO EM AÇÃO - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Na noite de 20 de novembro realizamos o encontro do evento Formação em Ação.
Estiveram presentes os profissionais que atuam nas turmas de ensino t´cnico nas modalidades Integrada e Subsequente, da mnhã tarde e noite.
Professores da Base Nacional Comum e das Disciplinas Ténicas, juntamente com diretores e pedagogos, dos cursos de Secretariado, Informática, Administração e Meio Ambiente.
Foi um momento importante para discussão e debates sobre questões relativas à educação profissional em nossa escola.

A diretora geral naterci deu as boas vindas e expôs pontos de vista sobre a necessidade de melhor integração de alunos e professores para que haja diferencial e qualidade nos cursos técnicos.

A pedagoga Ivani expôs sobre o evento, explicando sobre o Formação em Ação. É um curso da SEED, de 8 horas, sendo realizado nos dias 21 e 22 de novembro. Explicou também sobre a importância de perceber o aluno de curso técnico na sua especificidade e nos aspectos de conhecer melhor o aluno.

Após, o pedagogo Alex expôs como será o trabalho da noite. Os professores foram dividos em 8 grupos e cada grupo assumiu um dos temas publicados no blog. O objetivo pricnpal é estudar, discutir e postar comentário no blog sobre problemas percebidos no ensino técnico naquele tema e quais possibilidades dos conteúdos das diversas disciplinas serem implementados tendo em vista o mundo / emrcado de trabalho. Quando o grupo concluiu os trabalhos, foi feita a apresentação por representantes dos grupo, sendo lido o comentário postado no blog.

Para finalizar, houve breve explanação sobre a questão de matriz Curricular (SEED / APP) e encerramento com explanação da Coordenadora Claudioa (Meio Ambiente) sobre o Simpósio de Educação Prtofissional em Foz do Iguaçu. A coordenadora também explicou algumas questões do Curso de Meio Ambhiente, passando, inclusive, um vídeo instituicional elaborado pelos alunos do 4º ANo de Maio Ambiente Integrado - Noite.





MATRIZ CURRICULAR

Nota da APP-Sindicato sobre a matriz curricular



Leia a nota da entidade e conheça a proposta preliminar apresentada pela Seed

No último dia 9, a APP-Sindicato se reuniu com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) para tratar da pauta da categoria. Na ocasião, a superintendente de Educação Meroujy Cavet apresentou a proposta de matriz curricular unificada que o governo estuda implantar na rede estadual de ensino no próximo ano. Após analisar a proposta, que, de acordo com a Secretaria, é preliminar, a entidade redigiu e enviou à Seed uma nota oficial sobre o tema. Leia, abaixo, a análise da APP e também conheça a proposta apresentada pela Secretaria de Educação.

NOTA DA APP-SINDICATO SOBRE MATRIZ CURRICULAR

Ao longo de sua história a APP-Sindicato tem reafirmado a defesa da Escola Pública, Gratuita e de Qualidade para todos/as. Defesa que implica, entre outras questões, na permanente luta pela socialização e construção coletiva do conhecimento, pela possibilidade de ver e rever nossas práticas, democratizando-as cada vez mais na perspectiva da transformação da sociedade.
Dessa forma, a direção estadual da APP entende que no que diz respeito à revisão da matriz curricular no sistema de ensino do Estado, se faz necessário e urgente, primeiramente, uma ampla discussão entre os trabalhadores/as em educação no âmbito dos espaços organizativos e representativos da categoria. A discussão de currículo é aqui entendida como resultado de escolhas intencionais que fazemos dentro do imenso conjunto de conhecimentos produzidos pela humanidade e que são essenciais na formação da consciência, da cultura e da emancipação dos sujeitos históricos.
O sindicato sempre se colocou à disposição para fazer esse debate com a Secretaria de Estado da Educação, visto o acúmulo que tivemos ao longo de muitas conferências, seminários e congressos realizados com a categoria na perspectiva de construção da escola que queremos. A consulta pública disponibilizada aos professores e alunos sobre o Ensino Médio não permitiu nenhum subsídio para que pudéssemos debater sobre a reformulação da matriz curricular. Nenhum dos sujeitos envolvidos no processo foi consultado por qualquer outro método que legitimasse a proposta de revisão conforme a Secretaria de Estado da Educação do Paraná tem afirmado à imprensa.
No momento em que temos uma proposição de alteração da matriz curricular deslocado do debate da concepção de currículo que construímos, e o que queremos para nossas escolas, reiteramos a necessidade do debate com a categoria através da APP-Sindicato.
Neste sentido, reafirmamos princípios históricos defendidos quando discutimos a organização curricular de nossas escolas. Defendemos que o conhecimento trabalhado em sala de aula seja emancipador. E para que isso aconteça, as condições de trabalho são essenciais. A proposta da Seed tem o mérito de ampliação da carga horária, mas, ao mesmo tempo, interfere significativamente na consolidação de algumas disciplinas. Entendemos que, no presente momento, o ideal seria construirmos, juntos, uma matriz curricular com 30 aulas. Contemplando-se, assim, a totalidade do processo de aprendizagem. Assim, reafirmamos nosso posicionamento em relação à proposta apresentada pela Seed:

1) Nenhuma disciplina pode ter menos de duas aulas semanais;

2) A autonomia das escolas, princípio contemplado na Deliberação 14/1999 do Conselho Estadual de Educação, deve ser respeitada, mantendo-se o amplo debate pautado na educação emancipadora e não limitando-se ao número de disciplinas/aulas;

3) Proposição de 28 aulas para implementação de matriz curricular para 2013;

4) A retirada das disciplinas de Produção Textual e Tópicos da Matemática compreendendo que "essas novas disciplinas" estão na Base Nacional Comum de Língua Portuguesa e Matemática;

5) Ofertar a mesma Língua Estrangeira Moderna em todas as séries do Ensino Médio, delegando à comunidade escolar o debate sobre qual oferta. Entendemos que o acúmulo da disciplina ofertada nos três anos favorece a aprendizagem;

6) Referente à matriz curricular do Ensino Médio Noturno, reafirmamos os itens 1, 4 e 5. Assim, solicitamos que a discussão de revisão da matriz curricular seja realizada com amplo debate nas escolas imediatamente e/ou no inicio do próximo ano letivo (2013) com condições efetivas para que a comunidade escolar organizada nos seus espaços de representação possa repensar a organização curricular.

DIREÇÃO ESTADUAL DA APP-SINDICATO

Curitiba, 13 de novembro de 2012

Clique no link abaixo e confira as propostas de Matriz Curricular da SEED:




QUESTIONAMENTOS

1. Quais seriam as vantagens da alteração de Matriz Curricular para a SEED?

2. Pensando em nossa escola, qual sua posição sobre mudança de Matriz, neste momento?


WEB CONFERÊNCIA - SEED
Seguem os links da WEB direcionada aos Pedagogos, Professores e comunidade escolar para a realização dos trabalhos de divulgação da Matriz Curricular na escola.

O Chat Interativo para a comunidade escolar esatrá disponível no dia 26/11/2012 nos períodos da manhã, tarde e noite.
Nesse dia toda a comunidade é convidada a participar, dando suas opiniões e sugestões.


Orientações da Matriz Curricular direcionada aos pedagogos(as) e diretores(as) dos estabelecimentos de ensino.
Parte 1
Título: DEB_SEED_19_11_16:00
Duração: 00:26:41
URL para visualização: http://webconf2.rnp.br/p2v5fneh799/
Carregado em: 20/11/2012 11:01

Parte 2
Título: DEB_SEED_19_11_16:40
Duração: 00:47:46
URL para visualização: http://webconf2.rnp.br/p1c7hmsgo6y/
Carregado em: 20/11/2012 12:09