Prezados
professores,
Este nosso encontro pedagógico tem como
objetivo, promover o conhecimento preliminar de dois temas significativos para
a escola, enquanto Política Publica Federal, que são: O Ensino Médio Inovador e
o Sismédio - Pacto do Ensino Médio.
Vocês terão como tarefa a
leitura do texto:
“PACTO
NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS
PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO PARANÁ”, com
o intuito de estarem lendo, analisando
e escrevendo um comentário de 10 a 15
linhas, para cada questão separadamente.
1. Na sua prática pedagógica, dentro do
nosso contexto escolar e com base no texto, como é possível repensar as suas
ações em sala de aula, de modo integrado e interdisciplinar?
2. E ainda, como podemos repensar nos componentes
curriculares nas Diretrizes do Ensino Médio sendo o referencial básico de formação dos jovens da
escola pública, incluindo as dimensões do trabalho, da ciência, e da tecnologia?
3. Após a inserção de sua postagem, comente
o posicionamento de pelo menos um colega.
Texto para leitura:
Informações complementares:
Ensino Médio Inovador
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº
971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da
Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a
reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.
A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.
Para saber mais informações, acesse:
O QUE É O PACTO?
Programa de formação
dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio, realizado na
escola, para iniciar um processo de rediscussão das práticas docentes e uma ampla
reflexão sobre a temática “Sujeitos do Ensino Médio e Formação Humana
Integral”, em conformidade com as DCNEM.
O
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PACTO
A partir do diálogo
entre o Ministério da Educação, o Conselho de Secretários Estaduais da Educação
e o Fórum de Coordenadores do Ensino Médio dos estados; Universidades e
professores do Ensino Médio e Movimentos sociais.
O pacto iniciou há 2
anos atrás devido pesquisas que mostram que nem todos os jovens de 15 a 17 anos
estão na escola, além da qualidade de ensino.
TEMÁTICA: “SUJEITOS DO
ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL”
OBJETIVO:
Formar em nível de
aperfeiçoamento todos os professores e coordenadores pedagógicos que atuam no
ensino médio, com vistas à valorização da formação do professor a partir do diálogo
entre conhecimentos teóricos, experiências docentes e de gestão pedagógica;
Refletir sobre o
currículo do Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento de práticas educativas
efetivas com foco na formação humana integral, conforme apontado nas DCNEM.
- QUE SE ELEJA O ENSINO MÉDIO COMO O MAIS IMPORTANTE;
- ASSEGURAR A PERMANÊNCIA;
- ENSINO QUALIFICADO;
- ELABORAR OUTRAS DIRETRIZES E MUDANÇAS DOS LIVROS DIDÁTICOS;
- ENSINO INOVADOR;
- VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA;
REFORMULAÇÃO
DO PPP.
PERSPECTIVAS DAS NOVAS
DCNEM:
•
Formação
integral do estudante;
•
Trabalho
como princípio educativo;
•
Pesquisa
como princípio pedagógico;
•
Educação
como direito social;
•
Sustentabilidade
ambiental;
•
Indissociabilidade
entre educação e prática social;
• Integração
entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da
cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
(Parecer CNE/CEB 05/2011 e Resolução 02/2012)
SEGUE LINK:
LINKS DO SITE DO MEC SOBRE
O PACTO:
TODA DOCUMENTAÇÃO SOBRE O PACTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO
SITE DO DIA A DIA.
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1282
Outras fontes:
FACEBOOK:
OBSERVATORIO ENSINO MEDIO
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS -
DCNEM
CADERNOS DA SEED (LEITURA
COMPLEMENTAR)
PORTAL DO PROFESSOR – MEC E MATERIAIS
DE APOIO A FORMAÇAO CONTINUADA:
NESSE
PORTAL TEM SUGESTÕES DE AULAS, JORNAL DO PROFESSOR, MULTIMÍDIA, PLATAFORMA
FREIRE, CURSOS, MATERIAIS DE CURSOS, E-PROINFO, MATERIAIS DE ESTUDOS, PROGRAMAS
DA TV ESCOLA