quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Reunião Pedagógica


Prezados professores,

        Este nosso encontro pedagógico tem como objetivo, promover o conhecimento preliminar de dois temas significativos para a escola, enquanto Política Publica Federal, que são: O Ensino Médio Inovador e o Sismédio - Pacto do Ensino Médio.

 Vocês terão como tarefa a leitura do texto:
“PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO PARANÁ”, com o intuito de estarem lendo, analisando  e escrevendo um comentário de 10 a 15 linhas, para cada questão separadamente.

1.  Na sua prática pedagógica, dentro do nosso contexto escolar e com base no texto, como é possível repensar as suas ações em sala de aula, de modo integrado e interdisciplinar? 

2. E ainda, como podemos repensar nos componentes curriculares nas Diretrizes do Ensino Médio sendo  o referencial básico de formação dos jovens da escola pública, incluindo as dimensões do trabalho, da ciência, e da tecnologia?

3.  Após a inserção de sua postagem, comente o posicionamento de pelo menos um colega.


         Texto para leitura:


         Informações complementares:

Ensino Médio Inovador

O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.


O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.

Para saber mais informações, acesse:

 
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
           O QUE É O PACTO?

        Programa de formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino   Médio, realizado na escola, para iniciar um processo de rediscussão das práticas docentes e uma ampla reflexão sobre a temática “Sujeitos do Ensino Médio e Formação Humana Integral”, em conformidade com as DCNEM. 

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PACTO

A partir do diálogo entre o Ministério da Educação, o Conselho de Secretários Estaduais da Educação e o Fórum de Coordenadores do Ensino Médio dos estados; Universidades e professores do Ensino Médio e Movimentos sociais.
O pacto iniciou há 2 anos atrás devido pesquisas que mostram que nem todos os jovens de 15 a 17 anos estão na escola, além da qualidade de ensino.
TEMÁTICA: “SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL”

OBJETIVO:

Formar em nível de aperfeiçoamento todos os professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio, com vistas à valorização da formação do professor a partir do diálogo entre conhecimentos teóricos, experiências docentes e de gestão pedagógica;
Refletir sobre o currículo do Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento de práticas educativas efetivas com foco na formação humana integral, conforme apontado nas DCNEM.

  • QUE SE ELEJA O ENSINO MÉDIO COMO O MAIS IMPORTANTE;
  • ASSEGURAR A PERMANÊNCIA;
  • ENSINO QUALIFICADO;
  • ELABORAR OUTRAS DIRETRIZES E MUDANÇAS DOS LIVROS DIDÁTICOS;
  • ENSINO INOVADOR;
  • VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA;
REFORMULAÇÃO DO PPP.

      PERSPECTIVAS DAS NOVAS DCNEM:
       Formação integral do estudante;
       Trabalho como princípio educativo;
       Pesquisa como princípio pedagógico;
       Educação como direito social;
       Sustentabilidade ambiental;
       Indissociabilidade entre educação e prática social;
    Integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
           (Parecer CNE/CEB 05/2011 e Resolução 02/2012)


SEGUE LINK:
        LINKS DO SITE DO MEC SOBRE O PACTO:

   TODA DOCUMENTAÇÃO SOBRE O PACTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO SITE DO DIA A DIA.
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1282

Outras fontes:

PORTAL CRIADO PARA ESTIMULAR O DIÁLOGO E SOCIALIZAR CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS PARA MELHORIA DO ENSINO MÉDIO COM TODO O BRASIL. NESTE SITE TEM MUITAS EXPERIÊNCIAS, AULAS INTERDISCIPLINARES, DOCUMENTÁRIOS, CRIAR LOGIN E SENHA (SUA CONTA) ENTRAR EM COMUNIDADES DO PARANÁ E TEXTO DE ORIENTAÇÕES SOBRE O PACTO:


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DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS - DCNEM
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NESSE PORTAL TEM SUGESTÕES DE AULAS, JORNAL DO PROFESSOR, MULTIMÍDIA, PLATAFORMA FREIRE, CURSOS, MATERIAIS DE CURSOS, E-PROINFO, MATERIAIS DE ESTUDOS, PROGRAMAS DA TV ESCOLA