segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

23/02/2016 – Terça-feira

Assistir ao VÍDEO 1:  EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS postado no primeiro dia de formação manhã. Logo após responder as questões abaixo e postar nos comentários do blog.

Questões para reflexão:

1) “ O Brasil é um país onde os problemas sociais vêm sendo redimensionados através de programas e incentivos de políticas públicas de inclusão e reparo às violações dos direitos humanos. Ainda o preconceito e as disparidades sociais contribuem para o declínio do cenário humanístico, cultural, político e econômico. Os direitos humanos podem mudar essa realidade, e a educação é o principal viés para essa transformação, por meio da dignidade da pessoa humana.” (Brasília, 2013, p 44) Considerando a leitura do trecho, acima, e com base nos artigos 3º, 4º e 5º da Resolução nº 01/2012, a qual estabelece as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, como a escola efetiva em sua prática cotidiana a Educação em Direitos Humanos?

2) “A escola, ou qualquer ambiente de aprendizagem, é o espaço de convivência inicial do ser humano em formação, bem como uma atmosfera de convivência para os que buscam um objetivo em comum, que é a instrução. É muito importante que esse ambiente possa formar cidadãos inspirados no respeito ao próximo, na aceitação das diferenças.” (Brasília, 2013, p 44)  Considerando a leitura do trecho, acima, e do artigo 8º da resolução nº01/2012:
 • Quais aspectos o processo de formação inicial deveria considerar na constituição dos profissionais da educação?

3) “Uma das concepções trazidas pelas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos é a educação para a mudança e a transformação social. Essa transformação proposta está relacionada a fazer com que o sujeito possa realizar uma nova interpretação de sua existência, tornando-se livre das violações e dos preconceitos que permeiam o seu meio ambiente, como, por exemplo, as desigualdades, a violência e a discriminação.’’ (Brasília, 2013, p 42)
• Após leitura do trecho, em destaque, e considerando as funções pedagógicas e preventivas da educação, quais ações a escola poderá desenvolver para o enfrentamento às desigualdades, violências e discriminações?
• Em que medida o Plano de Ação da escola contempla práticas de Educação em Direitos Humanos a serem implementadas?

Assistir aos vídeos:

O papel da família na educação dos filhos


 “Escola Que Temos e Como Contribuímos?” Ana Roseli



Logo após as atividades serão orientadas pelos coordenadores.