segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

23/02/2016 – Terça-feira

Assistir ao VÍDEO 1:  EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS postado no primeiro dia de formação manhã. Logo após responder as questões abaixo e postar nos comentários do blog.

Questões para reflexão:

1) “ O Brasil é um país onde os problemas sociais vêm sendo redimensionados através de programas e incentivos de políticas públicas de inclusão e reparo às violações dos direitos humanos. Ainda o preconceito e as disparidades sociais contribuem para o declínio do cenário humanístico, cultural, político e econômico. Os direitos humanos podem mudar essa realidade, e a educação é o principal viés para essa transformação, por meio da dignidade da pessoa humana.” (Brasília, 2013, p 44) Considerando a leitura do trecho, acima, e com base nos artigos 3º, 4º e 5º da Resolução nº 01/2012, a qual estabelece as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, como a escola efetiva em sua prática cotidiana a Educação em Direitos Humanos?

2) “A escola, ou qualquer ambiente de aprendizagem, é o espaço de convivência inicial do ser humano em formação, bem como uma atmosfera de convivência para os que buscam um objetivo em comum, que é a instrução. É muito importante que esse ambiente possa formar cidadãos inspirados no respeito ao próximo, na aceitação das diferenças.” (Brasília, 2013, p 44)  Considerando a leitura do trecho, acima, e do artigo 8º da resolução nº01/2012:
 • Quais aspectos o processo de formação inicial deveria considerar na constituição dos profissionais da educação?

3) “Uma das concepções trazidas pelas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos é a educação para a mudança e a transformação social. Essa transformação proposta está relacionada a fazer com que o sujeito possa realizar uma nova interpretação de sua existência, tornando-se livre das violações e dos preconceitos que permeiam o seu meio ambiente, como, por exemplo, as desigualdades, a violência e a discriminação.’’ (Brasília, 2013, p 42)
• Após leitura do trecho, em destaque, e considerando as funções pedagógicas e preventivas da educação, quais ações a escola poderá desenvolver para o enfrentamento às desigualdades, violências e discriminações?
• Em que medida o Plano de Ação da escola contempla práticas de Educação em Direitos Humanos a serem implementadas?

Assistir aos vídeos:

O papel da família na educação dos filhos


 “Escola Que Temos e Como Contribuímos?” Ana Roseli



Logo após as atividades serão orientadas pelos coordenadores.

2 comentários:

  1. Ciências da natureza e suas tecnologias23 de fevereiro de 2016 às 09:47

    1) É difícil a efetiva prática na escola da discussão dos Direitos Humanos observando que a realidade em nossa sociedade muitas vezes admite uma falta de direitos sociais onde toda a população é atingida, como a falta de saúde, educação e segurança. O desrespeito aos Direitos Humanos gera a intolerância e a violência, como o ocorrido com a greve dos professores em 2015 com o fatídico dia 29 de abril onde, com muita clareza, foi mostrado nas redes sociais e mídia em geral, o tal desrespeito e a violência aliado a um projeto de lei, não aceito, mas que proibia educadores em comentar nas salas de aula políticas de oposição ao governo, contrapondo o que diz o art 24º do Parecer Indicativo CEE/CP 04/15 (“Cabe ao sistema estadual de ensino do Paraná, nos termos da lei, implementar as determinações da presente deliberação e zelar pelo seu cumprimento”)

    2) Com base na gestão democrática, nós profissionais da educação, podemos trabalhar os conceitos de aceitação das diferenças embasados nas informações recebidas nas formações continuadas agindo como mediadores durante situações que ocorrem em salas de aula.

    3) Contempla ações pedagógicas tais como: dia da consciência negra, trabalho dos pedagogos com os alunos a respeito de questões da diversidade cultural, gênero e bullying.
    Atividades diferenciadas: dia internacional da mulher, com discussões embasadas na violência contra a mulher discutida na marcha da vadias baseada na Lei Maria da Penha; o dia da consciência negra trabalhando não apenas a escravidão, mas a contribuição dos negros para a formação da nossa cultura; dia do índio lembrando a história do Brasil a violência sofrida por eles bem como sua contribuição cultural; passeatas nos dias 29/04 e 30/08 para relembrar situações de violência sofridas pelos professores em nosso estado.
    (Professores: Aline, Angélica, Antonio, Elias, Everson, Jorge, Marcia Peixoto, Marion, Rogério e Silvana)

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTAS
    1- Todas as ações e práticas relativas aos Direitos Humanos a serem estudadas, questionadas, interpretadas e implementadas de forma pedagógica deve estar respaldada na resolução de Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos na Educação Básica do Paraná.
    Ações realizadas:
    Estudo dos conteúdos presentes na Constituição Federal.
    Debates em sala de aula de temas relacionados aos Direitos Humanos. Ex: Racismo, violência contra mulher, etc...
    Discussão e aplicação das normas do regimento escolar.
    Ações individuais dos professores e funcionários junto a situações pontuais.
    Ações coletivas de professores, funcionários, equipe pedagógica por meio de :
    Conselho de classe, Hora atividade, Gincana Cultural, reunião de Pais, Projetos extra-classe, participação em eventos culturais e cívicos, leitura crítica sobre assuntos polêmicos, análise de filmes entre outros.

    2- O conhecimento da legislação vigente permite o reconhecimento da dignidade humana e a implementação de práticas pedagógicas que atendam as demandas da Educação dos Direitos Humanos na Escola.

    3- Por meio das práticas já mencionadas na questão 1.
    Conduzir as práticas pedagógicas sob a luz dos Direitos Humanos.

    GRUPO :
    Professores Ítalo, Marcos, Cassio, Claudio Budel, Mariane e Michele.

    ResponderExcluir