segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA DO TURNO DA TARDE

08 de Novembro (quinta-feira)


9º A, B e C
 Ida ao Cinema – Cine Água Verde
Professoras Graziella e Edimara (Língua Portuguesa)


09 de Novembro (sexta-feira)

9º A e B
Ida ao Parque da Ciência Newton Freire - Pinhais
Professoras Marion (Ciências) e Silvana (Matemática)


8º A, B e C
Ida ao Cinema – Cine Água Verde

Professoras Graziella e Edimara (Língua Portuguesa)


30 de Novembro (sexta-feira)
3ºE e 3º INFO
 Ida ao Parque Estadual do Buraco do Padre – Ponta Grossa

Professor Euclides (Geografia)





VISITA A UNIDADE DE SEPARAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CAMPO MAGRO

Na data de 31 de outubro de 2012, no período da manhã, os alunos do 1º e 3º Ano do Curso do Meio Ambiente Integrado (matutino) e alunos do 3º Período Meio Ambiente Subsequente (noturno), acompanhados pelos professores Gilmara Raquel Trombetta, Marcos Antonio Gomes e Rogerio Larini, tiveram mais uma missão na busca pelo conhecimento.
Os alunos enfrentaram o transporte coletivo cheio, percorrendo um trecho de 1 km a pé, analisando o contexto da eficiência na gestão pública com os recursos naturais assim como a gestão dos resíduos.


 


Os alunos foram visitar a Unidade de Separação de Resíduos de Campo Magro, a qual recebe aproximadamente 35% dos resíduos coletados no Município de Curitiba e resíduos do Município de Campo Magro.

A Unidade é gerida pela ONG Instituto Pró Cidadania de Curitiba – IPCC.
Hoje tem em torno de 227 funcionários, dos quais mais de 60% atuam somente na separação dos materiais.
Ao chegarem no local, os alunos e professores participam de uma palestra pra compreender a gestão dos resíduos, a chegada e a separação destes materiais na Unidade.









Cabe ressaltar que todos os objetivos mostrados nesta prancha, são frutos do reaproveitamento, como os sofás, as cortinas e os bancos observados na imagem e observam-se rodapés e cantoneiras, já reciclados pela indústria e expostos na Unidade de Separação.






Após a palestra os alunos visitaram o galpão de separação e observaram o processo de separação e ficaram surpreendidos quando souberam que o montante de resíduos existente no local se referia a apenas um dia de coleta







Ao final da visita, e não menos importante, os alunos visitam o Museu do Lixo, e obviamente encontraram diversos materiais, desde moedas, cédulas de dinheiro, telefones, roupas, fotografias, livros do século XVIII, dentre outros.



Obviamente, que a visita veio cheia de surpresa aos alunos, entretanto, foi possível verificar, diante as indagações e colocações realizadas por eles, que houve aprendizado, de gestão, e referente à própria profissão de Gestor Ambiental, profissão esta que não é fácil, porém é gratificante e importante ao meio ambiente.
Parabéns alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente.
“A vontade do aluno em aprender, é o que move o trabalho do professor”...

Obrigada ao Colégio pela confiança e colaboração.
Aos coordenadores de Curso Professora Celia e Claudia.
Aos professores Marcos A. Gomes e Rogério Larini pela participação.
Professora Msc. Gilmara R. Trombetta