domingo, 5 de abril de 2015

NETIQUETA

Netiqueta é o conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso que proporcionam o uso da internet de forma mais amigável, eficiente e agradável. É importante ressaltar que em alguns casos, o descumprimento dessas regras pode significar a perda de grandes oportunidades. 

Vejamos as principais regras de etiqueta na internet: 

- Maiúsculas: Nunca se deve escrever nada usando apenas as letras maiúsculas, isso significa que a pessoa está gritando. Além do mais, ler um texto assim é extremamente cansativo. 

- Fugir do assunto: Ao usar um comunicador instantâneo, nunca fuja do assunto. Mesmo que aquilo não lhe interessa ou é desagradável, diga algo, mesmo que finalizando o assunto, para mostrar que você leu a mensagem. 

- Ofensas: Na internet, principalmente em sites de relacionamento, não é difícil encontrar discussões negativas e ofensas. Se alguém for ofendido, não se deve revidar e criar uma “guerra on-line”, visto que isso dificilmente acabará. O melhor caminho é ignorar.

- Respeitar para ser respeitado e tratar os outros como gostaria de ser tratado.

- Lembrar-se de que dialogar com alguém através do computador não o isenta das regras comuns da sociedade, por exemplo, o respeito ao próximo

- Em fóruns e listas de discussão, deixar o papel de moderador para o próprio moderador.

- Não copiar textos de sites ou qualquer outra fonte que possua conteúdo protegido por registro e que não permita cópias. Quando a cópia for autorizada, sempre cite as fontes.

- Informar, no comentário, o nome do autor da postagem.

Agora, mão à obra!
Clique sobre o nome de sua disciplina, leia atentamente o texto e responda as questões sugeridas.
Interaja e troque ideias com seus colegas, ok!


Fontes: 
http://www.mundoeducacao.com/informatica/netiqueta.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta