O Jogo de Tabuleiro foi desenvolvido em etapas
pelos próprios alunos das turmas dos sétimos e oitavo ano. O objetivo desta
atividade é proporcionar o contato do aluno com o conteúdo em diversos níveis,
fazendo com que eles vivenciem o processo histórico trabalhado e se questionem
a respeito deste processo, ao mesmo tempo em que se divertem. Numa primeira
etapa, após aula expositiva sobre o tema, os alunos elaboram as perguntas do
jogo (cada aluno elaborou duas perguntas), com a orientação da professora. Não
era permitido perguntar datas ou nomes de personagens históricos, mas sim
"Como" ou "Por que" as coisas aconteceram, bem como
"Qual o objetivo" de tal ação relacionada a um acontecimento
histórico. As perguntas de todos os alunos estariam reunidas em cada jogo, pois
assim, eles não saberiam a maioria delas de antemão. Num segundo momento, os
alunos começam a planejar o jogo, desenhando o tabuleiro, que deveria
representar, de certa forma, o "cenário" do processo histórico
estudado. Intercalados entre as casas do jogo, os alunos deveriam inserir
pontos de interrogação: caso o aluno jogue o dado e caia neste ponto, deve
responder a uma pergunta sorteada para poder continuar. Os temas eram "O
Processo de Independência do Brasil" (para o 8° ano) e "As Grandes Navegações"
(para os 7°s anos). Depois de pronto o tabuleiro, os alunos também deveriam
elaborar as "Situações históricas", relacionadas à matéria estudada,
responsáveis por dificultar o jogo. Exemplo: "Você chegou a Calicute, pare
uma rodada para comprar especiarias". Com todas as etapas prontas, os
alunos estabelecem as regras gerais do jogo e começam a brincar!