quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Jogo de Tabuleiro


O Jogo de Tabuleiro foi desenvolvido em etapas pelos próprios alunos das turmas dos sétimos e oitavo ano. O objetivo desta atividade é proporcionar o contato do aluno com o conteúdo em diversos níveis, fazendo com que eles vivenciem o processo histórico trabalhado e se questionem a respeito deste processo, ao mesmo tempo em que se divertem. Numa primeira etapa, após aula expositiva sobre o tema, os alunos elaboram as perguntas do jogo (cada aluno elaborou duas perguntas), com a orientação da professora. Não era permitido perguntar datas ou nomes de personagens históricos, mas sim "Como" ou "Por que" as coisas aconteceram, bem como "Qual o objetivo" de tal ação relacionada a um acontecimento histórico. As perguntas de todos os alunos estariam reunidas em cada jogo, pois assim, eles não saberiam a maioria delas de antemão. Num segundo momento, os alunos começam a planejar o jogo, desenhando o tabuleiro, que deveria representar, de certa forma, o "cenário" do processo histórico estudado. Intercalados entre as casas do jogo, os alunos deveriam inserir pontos de interrogação: caso o aluno jogue o dado e caia neste ponto, deve responder a uma pergunta sorteada para poder continuar. Os temas eram "O Processo de Independência do Brasil" (para o 8° ano) e "As Grandes Navegações" (para os 7°s anos). Depois de pronto o tabuleiro, os alunos também deveriam elaborar as "Situações históricas", relacionadas à matéria estudada, responsáveis por dificultar o jogo. Exemplo: "Você chegou a Calicute, pare uma rodada para comprar especiarias". Com todas as etapas prontas, os alunos estabelecem as regras gerais do jogo e começam a brincar!














10 comentários:

  1. Foi uma experiência muito legal,foi um bom trabalho em equipe elaborando perguntas sobre o nosso País,a história e os fatos,demoramos a acabar o trabalho mas foi ótimo se divertimos muito fazendo isso.

    Vitchenzo-8°B

    ResponderExcluir
  2. Foi uma aula mais interativa e interessante assim memorizei melhor o conteúdo ensinado , também foi mais divertido , o mais legal foi podermos interagir com os fatos históricos e ter uma aula mais ''diferente'' do normal. ^.^ vlw professora Sissi.

    ResponderExcluir
  3. O jogo foi criado pela professora Sissi, mais elaborado pelos alunos nesse jogo os alunos tiveram que aprender a trabalhar em grupo o que é muito bom, e também tivemos mais facilidade de aprender o conteudo que era muito dificil então a professora achou um jeito novo de ensinar
    e por fim tivemos novas experiencias.

    *Amanda gonçalves 8°B*

    ResponderExcluir
  4. Eu achei essa aula muito interessante , pois com ela podemos aprender bastante sobre o assunto dado , eu adorei participar dessa aula pois irá me ajudar muito na hora da prova , adorei aprender sobre a história do nosso país e pelos fatos acontecidos nele, eu acho a professora Sissi uma boa professora , com ela os alunos entendem sobre o tema , ela é uma ótima explicadora .

    Giovanna Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Com o jogo a aula ficou diferenciada das outras,até mais fácil de entender e mais interessante,cada grupo com a sua criatividade e cartazes diferentes uns aos outros.

    #Daniele da Silva 8°B

    ResponderExcluir
  6. Foi uma atividade muito importante para todos os alunos,pois puderam compreender o conteúdo melhor.
    E essa aula trouxe muitos conhecimentos diferentes e também foi uma experiência de colaboração e trabalho em grupo etc.
    '''''''''''''''''''''''''''''' vlew prof- Sissi ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

    ResponderExcluir