O Jogo de Tabuleiro foi desenvolvido em etapas
pelos próprios alunos das turmas dos sétimos e oitavo ano. O objetivo desta
atividade é proporcionar o contato do aluno com o conteúdo em diversos níveis,
fazendo com que eles vivenciem o processo histórico trabalhado e se questionem
a respeito deste processo, ao mesmo tempo em que se divertem. Numa primeira
etapa, após aula expositiva sobre o tema, os alunos elaboram as perguntas do
jogo (cada aluno elaborou duas perguntas), com a orientação da professora. Não
era permitido perguntar datas ou nomes de personagens históricos, mas sim
"Como" ou "Por que" as coisas aconteceram, bem como
"Qual o objetivo" de tal ação relacionada a um acontecimento
histórico. As perguntas de todos os alunos estariam reunidas em cada jogo, pois
assim, eles não saberiam a maioria delas de antemão. Num segundo momento, os
alunos começam a planejar o jogo, desenhando o tabuleiro, que deveria
representar, de certa forma, o "cenário" do processo histórico
estudado. Intercalados entre as casas do jogo, os alunos deveriam inserir
pontos de interrogação: caso o aluno jogue o dado e caia neste ponto, deve
responder a uma pergunta sorteada para poder continuar. Os temas eram "O
Processo de Independência do Brasil" (para o 8° ano) e "As Grandes Navegações"
(para os 7°s anos). Depois de pronto o tabuleiro, os alunos também deveriam
elaborar as "Situações históricas", relacionadas à matéria estudada,
responsáveis por dificultar o jogo. Exemplo: "Você chegou a Calicute, pare
uma rodada para comprar especiarias". Com todas as etapas prontas, os
alunos estabelecem as regras gerais do jogo e começam a brincar!
Foi uma experiência muito legal,foi um bom trabalho em equipe elaborando perguntas sobre o nosso País,a história e os fatos,demoramos a acabar o trabalho mas foi ótimo se divertimos muito fazendo isso.
ResponderExcluirVitchenzo-8°B
:3
Excluirfoi uma otima experiencia :)
Excluirtexto by: bruna 8°b
ExcluirFoi uma aula mais interativa e interessante assim memorizei melhor o conteúdo ensinado , também foi mais divertido , o mais legal foi podermos interagir com os fatos históricos e ter uma aula mais ''diferente'' do normal. ^.^ vlw professora Sissi.
ResponderExcluirO jogo foi criado pela professora Sissi, mais elaborado pelos alunos nesse jogo os alunos tiveram que aprender a trabalhar em grupo o que é muito bom, e também tivemos mais facilidade de aprender o conteudo que era muito dificil então a professora achou um jeito novo de ensinar
ResponderExcluire por fim tivemos novas experiencias.
*Amanda gonçalves 8°B*
Eu achei essa aula muito interessante , pois com ela podemos aprender bastante sobre o assunto dado , eu adorei participar dessa aula pois irá me ajudar muito na hora da prova , adorei aprender sobre a história do nosso país e pelos fatos acontecidos nele, eu acho a professora Sissi uma boa professora , com ela os alunos entendem sobre o tema , ela é uma ótima explicadora .
ResponderExcluirGiovanna Oliveira
foi uma otima aula :)
ExcluirCom o jogo a aula ficou diferenciada das outras,até mais fácil de entender e mais interessante,cada grupo com a sua criatividade e cartazes diferentes uns aos outros.
ResponderExcluir#Daniele da Silva 8°B
Foi uma atividade muito importante para todos os alunos,pois puderam compreender o conteúdo melhor.
ResponderExcluirE essa aula trouxe muitos conhecimentos diferentes e também foi uma experiência de colaboração e trabalho em grupo etc.
'''''''''''''''''''''''''''''' vlew prof- Sissi ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''