quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Algumas considerações no encerramento letivo



O ensino-aprendizagem, como elemento central do processo pedagógico, deve ser objeto de permanente acompanhamento por parte da equipe escolar. Porém, neste momento deve-se empreender um olhar mais cuidadoso sobre este aspecto visto que, apesar de estarmos nos aproximando do final do ano letivo, ainda são possíveis definir estratégias que tenham como intenção a retomada de conteúdos e processos avaliativos com vistas à promoção da aprendizagem.
Para tanto, salientamos alguns aspectos que devem ser observados e trabalhados junto às equipes escolares neste período:

a) Nenhum aluno está reprovado no 3° bimestre. Ainda que matematicamente seja inviável o aluno atingir a “nota” para ser aprovado, é preciso considerar que tanto a LDB 9.394/96 quanto a Deliberação 007/99 – CEE prevêem a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos da avaliação. Nesse sentido, não existe respaldo legal para dispensar os alunos antes do término do calendário letivo, seja pelo direito à aprendizagem, seja pelo próprio direito do aluno aos 200 dias letivos. Assim, solicitamos aos NRE especial atenção e intervenção nestes casos.

b) A equipe pedagógica deve realizar juntamente aos professores avaliação e análise diagnóstica das situações de aprendizagem, bem como definir linhas de ação que visem um redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Importante identificar as maiores dificuldades dos alunos, tendo em vista os conteúdos essenciais de cada série e, a partir de então, retomar o plano de trabalho docente, revendo conteúdos, encaminhamentos metodológicos e avaliação. Isto implica em reforçar que as ações definidas pelo coletivo escolar devem estar voltadas, sobretudo, à promoção da aprendizagem – função precípua da escola. Ainda que ações que tenham como intenção envolver os pais no acompanhamento da aprendizagem dos alunos sejam fundamentais, as ações da escola não podem se reduzir a este encaminhamento, visto que é função da escola diagnosticar possíveis defasagens na aprendizagem e propor ações pedagógicas com vistas a superá-las. Para tanto, deve-se ressaltar o papel do pedagogo nessa articulação junto aos professores, sendo necessário:

1- Realizar levantamento e análise pontual dos resultados por aluno, turma e disciplina, procurando identificar as fragilidades do processo ensino-aprendizagem. Esta análise necessita de um olhar cuidadoso do pedagogo escolar, o qual deverá verificar se apenas alguns alunos apresentam dificuldades ou se a turma de maneira geral está apresentando situações de não-aprendizagem; se os alunos que apresentam dificuldades possuem laudo e por isso necessitam de acompanhamento e encaminhamentos diferenciados, enfim, deve-se considerar todos os determinantes que interferem no processo ensino-aprendizagem.

2- Acompanhar a efetivação dos encaminhamentos previstos pelo coletivo escolar no Conselho de Classe. Importante ressaltar que estes encaminhamentos devem ser propostos de maneira pontual, levando-se em consideração a análise sugerida acima.

3- Acompanhar e orientar a elaboração do Plano de Trabalho Docente. A partir da análise dos resultados e das ações definidas no Conselho de Classe os Planos deverão ser revistos. Após as análise acima e a proposição de encaminhamentos, será necessário, na maioria dos casos, rever o Plano de Trabalho Docente em todos os seus aspectos, seja em relação aos conteúdos propostos, seja em relação aos encaminhamentos metodológicos ou propriamente a avaliação.

Maria Cristina Theobald
Chefe do Departamento de Educação Básica

REGISTROS ESPECIAIS NO LIVROS DE CLASSE



FORMAÇÃO CONTINUADA
3, 4 e 7 de fevereiro
No campo dos Conteúdos: registrar Formação continuada - Semana Pedagógica.
No campo Freqüência, fazer um traço.
No campo de Observação: Amparo legal: Delib. Nº. 02/02 - CEE.
Aulas previstas e não dadas.

COMPLEMENTAÇÃO
20 de março
No campo Conteúdos: Complementação de Carga Horária Noturno: Atividade Cultural - Missa
No campo Freqüência: presença aos alunos

REUNIÃO PEDAGÓGICA
16 de abril
No campo Conteúdos: registrar: Reunião Pedagógica.
No campo Freqüência, fazer um traço.
Aula não prevista e não dada.

COMPLEMENTAÇÃO
24 de abril
No campo Conteúdos: Complementação de Carga Horária Noturno: Palestra: Dia do Meio Ambiente
No campo Freqüência: Presença aos estudantes

GINCANA CULTURAL
07, 08 e 09 de junho
No campo Conteúdo registrar: Semana Cultural: Gincana Meio Ambiente
No campo Frequência: Presença aos estudantes nos 3 dias: 07, 08 e 09 de junho (ou 2, no caso do noturno).
Responsabilidade do(a) professor(a) tutor(a) efetivar a freqüência nos respectivos dias.
Aulas previstas e dadas
IMPREVISTO - TARDE
07 de junho
Dispensa dos alunos por Problemas climáticos / Queda de energia.
No campo Conteúdo: Queda de energia por problemas climáticos.
No campo Freqüência: anular com um traço;
No campo Observações: Gincana Meio Ambiente.
Aulas previstas e não dadas.

FESTA JUNINA
11 de junho
Para o turno matutino:
Constar no livro de chamada reposição, caso exista alguma falta anterior do professor(a).

Para o noturno:
No campo Conteúdos: Constar Complementação de Carga Horária Noturno – Atividade Cultural: Festa Junina
No campo Frequência: presença aos estudantes.

Para o vespertino:
Reposição de aulas do dia 07/06.
No campo Conteúdos: Reposição do dia 07 de junho. Semana Cultural: Gincana Meio Ambiente
No campo Frequência: presença aos estudantes.
Aula não previstas e dadas.

REUNIÃO PEDAGÓGICA
02 de julho
No campo Conteúdo: Reunião Pedagógica, amparo legal: Deliberação n.02/02 –CEE.
No campo Freqüência: anular com um traço.
Aula não prevista e não dada.

04 e 05 de julho
No campo Conteúdo: Atividades de cada disciplina
No campo Freqüência: presença aos estudantes
Aulas previstas e dadas.

06 de julho
No campo Conteúdo: Conselho de Classe
No campo Freqüência: anular com um traço.
Aula não prevista e não dada.

FORMAÇÃO CONTINUADA
20, 21 e 22 de julho
No campo dos Conteúdos registrar: Formação continuada - Semana Pedagógica.
No campo freqüência: fazer um traço.
No campo de Observação: Amparo legal Delib. Nº. 02/02 - CEE.
Aula não prevista e não dada.

COMPLEMENTAÇÃO
27 de agosto
No campo Conteúdos: Complementação de Carga Horária Noturno: Projeto Político-Pedagógico
No campo Freqüência: Presença aos estudantes

PARALISAÇÃO
30 de agosto
No campo Conteúdos: Paralisação
No campo Frequência: Traçar
(Reposição prevista para 19 de novembro – Festival de Bandas)
Aula prevista e não dada

REPOSIÇÃO DO RECESSO
09 de setembro
No campo Conteúdo: Recesso por determinação do NRE. Reposição em 17/09.
No Campo Freqüência: Traçar.
Aula prevista e não dada.

17 de setembro
No campo Conteúdo: Reposição do dia 09/09 (e o conteúdo efetivamente trabalhado).
No campo Frequência: presença aos alunos que comparecerem. Constar falta ao aluno ausente.
Aula não prevista e dada.

COMPLEMENTAÇÃO
24 de setembro
No campo Conteúdos: Complementação de Carga Horária : Visitas Ecológicas
No campo Freqüência: Presença aos estudantes

III CONSELHO DE CLASSE
07 de outubro
No campo Conteúdo – “Conselho de Classe” (apenas nos livros das turmas de sexta-feira e/ou nas turmas que realize o Conselho de Classe).
No campo Frequência – Traçar.
Aula não prevista e não dada.

REUNIÃO PEDAGÓGICA
08 de setembro
No campo Conteúdo – “Encontro Pedagógico” (em todos os Livros de Registro der Classe)
No campo Frequência – Traçar.
Aula não prevista e não dada.

REPOSIÇÃO DA PARALISAÇÃO
19 de novembro
No campo Conteúdo: Reposição do dia 30 de agosto. Festival de Bandas
No Campo Freqüência: Presença aos estudantes.
(Apenas nas turmas que tinham aula no dia 30 de agosto)
Aula não prevista e dada.

COMPLEMENTAÇÃO
19 de novembro
No campo Conteúdos: Complementação de Carga Horária Noturno: Festival de Bandas
No campo Freqüência: Presença aos estudantes

IV CONSELHO DE CLASSE
14 de dezembro
No campo Conteúdos: Conselho de Classe
No campo Freqüência: Traçar
Aula não prevista e não dada


Os professores devem prever todas as aulas a serem dadas durante o ano e verificar se o número de aulas dadas serão totalizadas.

Disciplinas com:
4 aulas: 160 aulas durante o ano
3 aulas: 120 aulas durante o ano
2 aulas: 80 aulas durante o ano
1 aula: 40 aulas durante o ano