quinta-feira, 22 de março de 2012

1a. REUNIÁO PEDAGÓGICA 2012

"A coisa não está nem na partida nem na chegada,
está na travessia."
(Rubem Alves)

Dia 31 de março, sábado, das 8 as 12h, ocorrerá a nossa 1a. Reuniao Pedagógica 2012.


REUNIAO PEDAGÓGICA


A reuniao pedagógica é atividade prevista em nosso Calendário Escolar (Homologado pelo NRE em 27/01/2012) que tem como principal objetivo discutir questões pertinentes à rotina dos processos de ensino aprendizagem de nossa escola.
Prevista no calendário, exigida pela legislaçao e fundamentada no Projeto Político-Pedagógico, é um momento precioso para os ajustes didáticos e pedagógicos.
Afinal, reuniao pedagógica é um excelente instrumento de discussão sobre os diferentes discursos "falados" na escola.
Sem contar que é um espaço de implicação e de construçao de cultura coletivizada de um grupo de educadores.
A reunião é espaço de encontro, de escuta, de trocas e de transformação.
Informações que viram conhecimentos, palavras que viram documento, vivências que viram experiências, e planos que se concretizam.
As reuniões pedagógicas são responsáveis por formar um professor que fale com propriedade do que a escola pensa.
Desse modo, se tornam um espaço de debate e articulação clara entre as questões administrativas e as pedagógicas. Por isso, ressaltamos que a participaçao de todos é fundamental!
Em nosso encontro, dia 31, serão discutidas questões que refletem os conteúdos e papel que a escola desempenha para as famílias que atende.
É o momento de refletirmos e reavaliarmos as açoes desenvolvidas até agora, neste ano letivo.

PAUTA

Nessa reuniao, os assuntos tratados serao:
8h - Abertura
8h15 - Planejamento - Plano de trabalho docente e plano de aula (estudo do PPP).
8h50 - Programaçao do PPP: a Questao do Ensino e a Postura Ética (leitura compartilhada do regimento sobre atribuiçoes do professor)
10h - Intervalo
10h30 - Programaçao do PPP: a Questao da Aprendizagem e Admistraçao de Classe (estudo do PPP e texto didático)
11h15 - Ajustes de rotina - Regras e Procedimentos (estudo do PPP)
11h40 - Semana Pedagógica de Julho (seleçao dos temas para elaborar o projeto)

MATERIAL

É necessário que o professor traga consigo a Agenda do Professor e o Caderno de Memórias.
Da agenda do Professor, deve fazer leitura prévia dos seguintes tópicos:
  • Item N, da página 26, sobre Formanação Continuada
  • Itens A, B, C, D das páginas 33 e 34.
  • Aprendizagem - páginas 53 a 54
  • Ensino - páginas de 59 a 61.
  • Regimento Escolar Artigos 34, inciso XI e Artigos 39 e 40 – páginas 69 e 70

ATA DE CONVOCAÇAO
Como se sabe, tudo se torna inquestionável, se devidamente registrado.
Desse modo, como já é hábito em nossa escola, uma Ata foi feita para convocar os professores a participarem da 1a. Reuniao Pedagógica.
A Ata tem por finalidade documentar o evento e evitar os discursos de que desconhecia a atividade.
Todos os professores deverao tomar ciência dessa atividade e assinar a Ata de Convocaçao junto aos pedagogos Michele (manha), Cris (tarde) e Alex (noite).

FALTA NA REUNIAO
Se alguns docentes participam da reuniao pedagógica e outros não, o ensino na escola não se desenvolve como um todo: os professores que vão atrás da formação aprenderão muito mais sobre a escola e as rotinas, enquanto os outros, não.
Se faltar na reuniao, o professor perde a oportunidade trocar experiências ou aperfeiçoar suas estratégias.
Afinal, o trabalho pedagógico pede um esforço conjunto para o planejamento coletivo de açoes eficazes com intuito de melhorar o rendimento e desempenho dos alunos.
Por isso mesmo, a participaçao de todos é imprescindível!
Se algum professor tenha impedimento em comparecer, deve apresentar justificativa por escrito para a Direçao. Também deve informar isso quando assinar a Ata de Convocaçao. A esse professor, para não registrar a falta, haverá atividade de reposição (tarefa). A mesma será encaminhada por e-mail pela Equipe Pedagógica.

Equipe Pedagógica
22 de março de 2012.

HORA ATIVIDADE CONCENTRADA


A LDB 9.394/96 prevê que seja reservado aos professores tempo voltado aos estudos, planejamento e avaliação incluído na carga de trabalho.
A Hora atividade é o tempo reservado aos professores em exercício de docência voltado para estudos, reflexões acerca da prática, planejamento das atividades docentes, bem como o estreitamento da relação com a comunidade escolar, contribuindo para a melhoria qualitativa do processo educacional.
A garantia legal do tempo não é suficiente para assegurar que este momento seja efetivamente voltado à melhoria da qualidade do processo educacional.

Assim, a equipe pedagógica ocupa papel central tanto na organização dos encaminhamentos a serem realizados neste momento, quanto propriamente na mediação de estudos, reflexões e discussões junto aos professores
Visando uma melhor organização pedagógica da hora atividade a SEED-PR propõe para o ano letivo de 2012 a hora atividade concentrada por disciplina.

Objetivos
  • possibilitar aos pares da disciplina que atuam no mesmo estabelecimento/turno um momento semanal de discussão sobre os encaminhamentos teórico-metodológicos que embasam a prática pedagógica do ensino da disciplina;
  • possibilitar às equipes pedagógicas uma maior integração com os professores, bem como uma melhor organização pedagógica da hora atividade;
  • possibilitar a análise, discussão e implementação do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Pedagógica Curricular;
  • possibilitar a análise, discussão e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual;
  • possibilitar a oferta de formação continuada em horário de trabalho, sem prejuízo pedagógico aos alunos.
Organização das Disciplinas em Hora Atividade Concentrada

2ª feira – Ciências/ Biologia/ Química
3ª feira – Ed. Física/ Arte
4ª feira – Matemática/ Física
5ª feira – L. Portuguesa/ LEM
6ª feira – Filosofia/ Ens. Religioso/ História/ Sociologia/ Geografia

A distribuição das turmas e a organização do horário escolar são atribuições e prerrogativas das equipes diretiva e pedagógica dos estabelecimentos de ensino, as quais devem priorizar a qualidade do trabalho pedagógico em detrimento aos aspectos individuais e subjetivos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


Como resultado de estudo feito na Reuniao Técnica aos Pedagogs , em 20 e 21 de março, publicamos dois temais que foram abordados: Critérios de Avaliaçao e Hora atividade.

"Critério de avaliação é um princípio que se toma como referência para julgar alguma coisa. É um parâmetro, padrão de julgamento, padrão de referência.” (DEPRESBÍTERES,1998, p.166).
De acordo com Batista (2008) podemos compreender critérios de avaliaçao como o detalhamento do conteúdo, aquilo que é essencial, que o torna imprescindível para compreensão do conhecimento na sua totalidade.
Estão diretamente ligados à intencionalidade do ensino de um determinado conteúdo específico – expressa na justificativa.
Ou seja, a forma como o professor e a escola, em seu conjunto, esperam que os sujeitos da aprendizagem compreendam, analisem e se relacionem com o mundo, com o outro e desta forma com o objeto de conhecimento.
Critérios, entao, expressam concepção e sao uma das vias para se acompanhar o processo de aprendizagem.
“[o critério] depende de um conjunto de decisões que tomamos. O critério define o que queremos como resultado de nossa atividade e, desse modo, estabelecer a direção tanto para o ato de ensinar quanto para o de avaliar” (LUCKESI, 2011, p. 412).
Ele serve de base para o julgamento do nível de aprendizagem dos alunos e, consequentemente, do ensino do professor.
“Portanto, o estabelecimento de critérios tem por finalidade auxiliar a prática pedagógica do professor, posto que é necessário uma constante apreciação do processo de ensino/aprendizagem”. (BATISTA, 2008, p. 1).
São elaborados pelo professor – visto que estão voltados para o conteúdo específico e para o recorte e abordagem realizados pelo professor.
Devem ser previstos no Plano de Trabalho Docente e definidos para cada conteúdo específico ou bloco de conteúdos.
Servem como um subsídio para avaliação diagnóstica.

NRE ITINERANTE


Este ano acontecerá o “NRE Itinerante", previsto em calendário.
Para o sucesso do evento é necessário o empenho de todos
Neste primeiro momento há necessidade de que um funcionário da escola, responsável pelo registro de frequência da Semana Pedagógica, faça o preenchimento do formulário elaborado pelo NRE.
Esse formulário é a pré inscrição dos participantes, sendo que as inscrições serão realizadas de acordo com as informações contidas no formulário.
Todos os professores / pedagogos / diretores e diretores auxiliares que atuam na escola, deverão ser inscritos, obedecendo os critérios abaixo:

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
• Ser professor da Rede Estadual de Ensino;
• Ser professor atuante das disciplinas da Educação Básica da Rede Estadual;
• Ser Pedagogo atuante na Equipe Pedagógica das escolas da rede Estadual;
• Ser Diretor/Diretor Auxiliar de Estabelecimento de Ensino do NRE, da Rede Estadual;
• Os Diretores/Diretores Auxiliares participarão das oficinas das disciplinas de concurso. Não será ofertada oficina específica de Diretores;
• Haverá uma oficina específica para os pedagogos;
• Os professores deverão ser inscritos na disciplina de maior atuação (maior número de aulas de suprimento), exceto Sociologia e Filosofia;
• Os professores que possuem dois padrões (disciplinas diferentes) deverão optar por apenas uma oficina;
• Os professores que lecionam as disciplinas de Filosofia e Sociologia, independente do número de aulas, deverão ser inscritos nas oficinas destas disciplinas. Ex.: 12 aulas de História e 4 aulas de Filosofia = inscrever na Oficina Filosofia.

Oficina de Educação Profissional
• Os professores da Educação Profissional das disciplinas específicas deverão participar da oficina de Educação Profissional;
• Os professores da Educação Profissional do Ensino Médio Integrado e do PROEJA deverão optar em participar na oficina da disciplina de habilitação ou na oficina da Educação Profissional.

IMPORTANTE:
O formulário deverá ser preenchido até dia 23/03/2012, quando, então, será fechad.
Os professores que não constarem, não terão suas inscrições efetivadas.


Todos os professores de nossa escola devem constar, na folha de pré inscriçao, o número de CPF, telefone e e-mail.
Preencher adquadamente junto aos pedagogos ou diretores auxiliares.