quinta-feira, 22 de março de 2012

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


Como resultado de estudo feito na Reuniao Técnica aos Pedagogs , em 20 e 21 de março, publicamos dois temais que foram abordados: Critérios de Avaliaçao e Hora atividade.

"Critério de avaliação é um princípio que se toma como referência para julgar alguma coisa. É um parâmetro, padrão de julgamento, padrão de referência.” (DEPRESBÍTERES,1998, p.166).
De acordo com Batista (2008) podemos compreender critérios de avaliaçao como o detalhamento do conteúdo, aquilo que é essencial, que o torna imprescindível para compreensão do conhecimento na sua totalidade.
Estão diretamente ligados à intencionalidade do ensino de um determinado conteúdo específico – expressa na justificativa.
Ou seja, a forma como o professor e a escola, em seu conjunto, esperam que os sujeitos da aprendizagem compreendam, analisem e se relacionem com o mundo, com o outro e desta forma com o objeto de conhecimento.
Critérios, entao, expressam concepção e sao uma das vias para se acompanhar o processo de aprendizagem.
“[o critério] depende de um conjunto de decisões que tomamos. O critério define o que queremos como resultado de nossa atividade e, desse modo, estabelecer a direção tanto para o ato de ensinar quanto para o de avaliar” (LUCKESI, 2011, p. 412).
Ele serve de base para o julgamento do nível de aprendizagem dos alunos e, consequentemente, do ensino do professor.
“Portanto, o estabelecimento de critérios tem por finalidade auxiliar a prática pedagógica do professor, posto que é necessário uma constante apreciação do processo de ensino/aprendizagem”. (BATISTA, 2008, p. 1).
São elaborados pelo professor – visto que estão voltados para o conteúdo específico e para o recorte e abordagem realizados pelo professor.
Devem ser previstos no Plano de Trabalho Docente e definidos para cada conteúdo específico ou bloco de conteúdos.
Servem como um subsídio para avaliação diagnóstica.

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