quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto nacional orienta sobre bullying e abuso sexual infantil

Dados da pesquisa Bullying escolar no Brasil, publicada em 2010 pela ONG Plan Brasil, mostram que no país cerca de 70% dos estudantes dizem já terem presenciado cenas de violência em suas unidades de ensino. Ainda de acordo com o levantamento, quase metade dos estudantes do Sudeste do País (47%) já viu algum colega sofrer bullying, definido como uma agressão feita de forma sistemática, praticada pelo menos três vezes contra a mesma pessoa num mesmo ano. Em 2011, o projeto Quebrando o Silêncio vai conscientizar adultos, jovens, crianças e adolescentes sobre os riscos dessa prática. É a décima edição da iniciativa que envolve órgãos governamentais, igrejas e a sociedade civil organizada. Mais de 570 mil revistas com linguagem apropriada para o público infantil serão distribuídas em todos os estados. A história principal da revi stinha leva o sugestivo título de Respeito é bom e nós gostamos e aborda o constrangimento pelo qual passa uma estudante. Há jogos educativos, também, que ajudam a tratar do problema sob a ótica infantil.

A versão da revista direcionada aos adultos possui artigos sobre abusos sexuais infantis e como é possível identificar problemas com os pequenos.

Saiba mais sobre esse projeto, seus principais resultados e os materiais da campanha através do site

http://www.quebrandoosilencio.org

APP reivindica à Seed o não fechamento de turmas

Escolas que não concordarem com fechamento devem encaminhar justificativa à Secretaria de Educação

A direção da APP-Sindicato repudia a política de fechamento de turmas em escolas da rede estadual de ensino. A entidade sabe que a retomada de tal medida, por parte da Secretaria de Estado da Educação, acontece após a entrega de um levantamento - feito pela Celepar - que apontou as turmas que tinham poucos alunos e que poderiam ser encerradas.

O problema desta ação - e que o sindicato já levou ao conhecimento da Secretaria nas pessoas do diretor geral Jorge Wekerlin, da superintendente Meroujy Cavet e do próprio secretário Flávio Arns - é que estão sendo criadas classes superlotadas. Além disso, a APP é terminantemente contra o fechamento das turmas únicas (por exemplo, a única 5ª série do período da tarde).

"Não concordamos, em hipótese nenhuma, que sejam unidas turmas e criada superlotação, enquanto lutamos pela diminuição no número de alunos por sala de aula. Este é o tipo de situação que os educadores não devem aceitar, pois resultará em prejuízo para todos. Casos excepcionais, com turmas que tenham, por exemplo, menos de dez alunos, podem ser discutidos. De qualquer forma, nenhum fechamento, independente de número, deve ocorrer sem a concordância e participação da escola", ressalta a presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho.

Justificativa - Na tarde desta terça-feira (9), a presidenta da APP protocolou um ofício para o secretário de Educação. Nele, a direção da entidade solicita a suspensão do fechamento de turmas até a realização de uma reunião entre sindicato e governo.

A professora Marlei também conversou com a superintendente Meroujy Cavet, que garantiu que as escolas devem discutir o assunto e que, caso discordem das junções, devem redigir uma justificativa. Esta deve ser encaminhada à Secretaria, contendo os argumentos da unidade contra o fechamento.

"Como já havíamos dito, os educadores devem se reunir e redigir a justificativa, enviá-la para a Seed, com cópia para a APP, colocando a posição de cada escola sobre o problema. Além disso, a comunidade deve ser convocada e informada sobre as junções, para que também se manifeste", orienta Marlei.

As cópias das mensagens das escolas para a Secretaria de Educação podem ser encaminhadas para a Secretaria Geral da APP-Sindicato, através do e-mail: app@app.com.br. No caso de dúvidas, as escolas também devem recorrer aos núcleos sindicais da APP em suas regiões.

APP discute com a Seed o retorno do PDE

Secretaria Educacional esclareceu dúvidas sobre volta às escolas, prazos e sobreposição de atividades

Nesta quarta-feira (10), a Secretaria Educacional da APP-Sindicato participou de uma reunião com a coordenação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), na Secretaria de Estado da Educação (Seed). A APP havia marcado o encontro após receber dezenas de contatos de professores afastados, que estão no PDE, questionando como se dará o processo de retorno às escolas.

Segundo o cronograma, os professores deveriam voltar aos locais de trabalho nesta quinta-feira, dia 11. De acordo com a Lei do PDE (nº 130/2010), a estes educadores é garantido o direito do afastamento, equivalente a 25% da carga-horária efetiva, para realizar atividades do PDE. No entanto, existem dúvidas e desacordos sobre o calendário do Programa.

Na reunião com a secretária Educacional da APP, professora Janeslei Aparecida Albuquerque, a coordenação do Programa argumentou que a paralisação que houve em dezembro de 2010 não prejudicou as atividades. A Seed afirma que a entrega do material didático já estava previsto para o dia 12 de agosto, pois se trata de uma atividade que, de acordo com o cronograma, circunscreve-se no 2° período, o que, deste ponto de vista, não prejudica o andamento das atividades do 3° período.

A coordenação também explicou que o curso para tutoria irá até setembro de 2011, no período dos 25% de liberação, assim como o GTR, que só terá início em outubro. Além disso, eles também destacaram que a implementação do projeto é uma atividade que abrangerá todo 3° período do programa, nos 75% de retorno à escola. Com relação ao artigo final, eles argumentaram que esta é uma atividade do 4° período, ou seja, a entrega será somente em julho de 2012.

Na conversa com a APP, a Seed afirmou que as atividades e prazos não se sobrepõem. A coordenação do PDE acredita que a confusão de datas, que pode ter gerado estes questionamentos, provavelmente está ligada ao fato do prazo de entrega do projeto ter sido prorrogado. No entanto, eles garantem que o restante do calendário se mantém.

"Isto não significa, para aqueles que tiveram prejuízo em relação à disponibilidade de tempo do seu orientador no projeto, que não possam entrar com recurso solicitando prorrogação. Desde que esta situação esteja devidamente declarada pelo próprio orientador em documento escrito. Sendo assim, orientamos a nossa categoria que, caso haja necessidade e forma de justificação, entrem com protocolo de pedido de prorrogação junto a Secretaria de Educação", explica a secretária Educacional da APP.

PDE e o sistema prisional - Outro ponto discutido com a coordenação do PDE, e também com o chefe de Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS) da Seed, Arnaldo Moreira, foi o retorno às escolas dos professores que atuam dentro do sistema prisional, que possui caráter diferenciado dos demais. O sindicato lembrou que o retorno nem sempre contempla a possibilidade do professor voltar ao seu local de trabalho anterior ao PDE. Isto gera problemas, principalmente do ponto de vista pedagógico, já que a proposta de elaboração do projeto deve estar vinculada ao contexto de atuação do professor.

De acordo com as minutas de convênio entre Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (SECJ) e Seed - analisadas pela Secretaria Educacional da APP durante a reunião - esta possibilidade está limitada à demanda por professores dentro do sistema prisional, tendo em vista que o órgão definidor desta demanda é a Seju, responsável pelo pagamento da gratificação dos professores atuantes sob a tutela de seu sistema. No entanto, ao receber licença de qualquer tipo, o professor perde a vaga dentro do sistema prisional, pois é substituído não por alguém com contrato temporário, mas por outro professor classificado pelo processo seletivo próprio para esta atuação.

A APP reforça a necessidade de que estas limitações sejam bem esclarecidas aos professores que participarão do PDE, bem como daqueles que solicitarem licenças por qualquer motivo. Por outro lado, a entidade colocou a necessidade em se priorizar o debate pedagógico junto às secretarias do Estado, responsáveis pela definição das demandas educacionais dentro do sistema prisional, no sentido de estabelecer parâmetros que venham contribuir, de fato, com a ressocialização do preso.

Reunião Técnica

A reunião técnica dos pedagogos será dia 24/08 sendo no turno da manhã às 8h e à tarde às 13h 30m.
O local é o C. E. Guido Straube.

A pauta será sobre a legislação do Ensino Fundamental de 9 anos e suas implicações no PPP e na Proposta Pedagógica.

Olimpíada de Matemática

A Olimpíada de Matemática é uma competição, como as de natação e futebol, como concursos de literatura ou festivais de música, e, como toda competição, tem sua preparação específica. O treinamento dos " atletas " de Olimpíadas de Matemática consiste na resolução de problemas de Matemática individualmente e em grupo.

Eles " treinam " com o objetivo de desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, bem como bons métodos de pensamento e de trabalho.


A Olimpíada de Matemática é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Nos três turnos de nossa escola, os professores de Matmática articularam todo o processo da Olimpíada, de modo organizado e claro. Os alunos tiveram as duas primeiras aulas, recreio e o restante do tempo reservado para a realização da prova.

Grupo de Trabalho em Rede

Informamos que as inscrições para o GTR 2011 estarão abertas a partir do dia 15 de agosto de 2011 para todos os professores da rede estadual de ensino. Poderão participar todos os professores cadastrados no Portal Dia-a- dia Educação.

O Grupo de Trabalho em Rede - GTR é uma atividade obrigatória realizada pelos Professores que estão no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Nos GTRs os Professores PDE socializarão as produções realizadas no Programa, no ambiente virtual de aprendizagem e-escola, com atividades a distância e carga horária de 64 horas.

O período de inscrições será realizado em duas etapas. A primeira, de 15 a 28 de agosto de 2011 e a segunda ocorrerá de 02 a 15 de setembro de 2011. Na primeira etapa serão disponibilizados todos os GTRs e poderão se inscrever professores QPM e QUP, optando pela sua disciplina de concurso ou nas áreas de Educação Especial e Gestão Escolar.
Serão aceitas inscrições em um único GTR (podendo ser na área de concurso do professor, Gestão Escolar ou Educação Especial). Na segunda, além dos Professores QPM e QUP os PSS poderão inscrever-se. Nessa etapa serão disponibilizados os GTRs com vagas ainda disponíveis.

O início das atividades para esta edição do GTR está prevista para o mês de outubro. Maiores informações serão divulgadas no Portal Dia-a-Dia Educação.