domingo, 13 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO, PEDAGOGOS E PEDAGOGIA



Questões Conceituais


PEDAGOGIA é a ciência da educação
- organiza intencionalmente as formas, os procedimentos, os métodos e as técnicas através das
quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade
- organiza e possibilita o acesso à cultura elaborada, através do processo de formação cultural
- é o profissional da educação que se converte em formador de homens, em diferentes espaços de
educação e diferentes práticas educativas, de forma crítica, criativa e transformadora


PEDAGOGO
- domina a forma de organização dos conteúdos de modo a torná-los assimiláveis pelas crianças, pelos jovens e pelos adultos
- possibilita o acesso à formação cultural em suas especificidades
“Entretanto, vocês irão exercer a profissão de pedagogos em situações determinadas, dotadas
de características específicas, tais como as empresas, órgãos públicos, sindicatos, partidos, movimentos sociais, etc., mas, principalmente, escolas.”


PEDAGOGIA ESCOLAR realiza
- organização sistemática do processo de ensino
- aprendizagem, enquanto promove a passagem do saber espontâneo ao saber sistematizado/cultura erudita
- distinção entre as atividades acessórias e a atividade principal da escola, que é a garantia do acesso ao saber científico, organizado na forma de conteúdos escolares


PERFIL DO PEDAGOGO – atua em processos pedagógicos
- no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais em escolas e empresas
- na produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico do campo educacional
- nas áreas emergentes do campo educacional
- elaboração da proposta pedagógica da escola, juntamente com os professores
- propõe e executa programas de capacitação de professores e/ou trabalhadores em geral
- propõe, elabora e coordena projetos de recuperação de estudos para alunos com menor
rendimento
- articula a participação de pais, alunos, professores, funcionários e outros na construção do Projeto Político-Pedagógico da escola
“Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação histórica.
Em outras palavras, pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.”

“A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula (conteúdos, métodos, técnicas, formas de organização da classe), na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.”

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia, Ciência da Educação? Selma G. Pimenta (org.). São Paulo; Cortez, 1996, p. 127.




“Deseja-se um profissional capaz de pensar, planejar e executar o seu trabalho

e não apenas um sujeito habilidoso para executar o que outros não concebem.”

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia, Ciência da Educação? Selma G. Pimenta (org.). São Paulo; Cortez, 1996, p. 127.




4. Os conteúdos básicos, articuladores da unidade teoria-prática pretendem assegurar uma estrutura curricular relativa:
a) ao contexto histórico e sócio-cultural, compreendo os fundamentos filosóficos, históricos, políticos, econômicos, sociológicos, psicológicos e antropológicos necessários para a reflexão crítica nos diversos setores da educação na sociedade contemporânea
b) ao contexto da educação básica, compreendo:
4.1. o estudo dos conteúdos curriculares da educação básica escolar;
4.2. os conhecimentos didáticos; as teorias pedagógicas em articulação às metodologias;
tecnologias de informação e comunicação e suas linguagens específicas aplicadas ao ensino;
4.3. o estudo dos processos de organização do trabalho pedagógico, gestão e coordenação educacional;
4.4. o estudo das relações entre educação e trabalho, entre outras, demandadas pela sociedade
c) ao contexto do exercício profissional em âmbitos escolares e não-escolares, articulando saber acadêmico, pesquisa e prática educativa.


PEDAGOGO ESCOLAR é aquele profissional que:
- domina sistemática e internacionalmente as formas de organização cultural que se dá no interior das escolas
- entende que a formação cultural de tipo escolar está ligada ao problema do acesso à cultura erudita, ou seja, letrada
- assegura que acesso à cultura letrada não pode se dar de forma assistemática e espontânea, porque constitui a apropriação de conjunto complexo de conhecimentos sistematizados
- organiza o espaço escolar de forma sistemática para possibilitar o acesso das camadas populares à cultura erudita
- domina as formas através das quais o saber sistematizado é convertido em saber escolar, tornando-o, pois, transmissível/assimilável na relação professor-aluno

- sabe distinguir as atividades acessórias das atividades fundamentais
- garante que cada educando em especial, aquele das camadas trabalhadoras, não veja frustrada a sua aspiração de assimilar os conhecimentos, métodos, incorporando-os como instrumento irreversível a partir do qual será possível conferir uma nova qualidade às lutas no seio da sociedade
- assessora o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na relação professor-aluno
- assessora/orienta os professores quanto à elaboração, adequação, variação, uso adequado e interpretação dos resultados obtidos na prática deles
- identifica as dificuldades de aprendizagem, identificando e propondo formas de superação das mesmas
- verifica se os conteúdos trabalhados levam em consideração as experiências dos alunos e o grau de conhecimento que possuem de maneira que a experiência do aluno seja incorporada nos novos conteúdos
- atua para tornar o ensino democrático para todos os alunos, assegurando a qualidade da aprendizagem
- atua com os demais profissionais da escola, no sentido de favorecer as condições mais adequadas para que a escola cumpra sua função social: a democratização do conhecimento, na perspectiva da aprendizagem qualitativa de todos os alunos da escola pública

- amplia experiências e descobertas que propiciem ao aluno a posse do conhecimento, pela valorização e respeito de sua cultura
- trabalha com os conteúdos de base científica, organizando-os nas formas e métodos mais propícios a sua efetiva assimilação por parte dos alunos
- é capaz de contribuir para a atuação qualitativamente necessária da escola, na perspectiva de que esta cumpra a sua função política: ensinar de modo que todos os alunos das camadas populares aprendam e permaneçam na escola
- realiza a formação de homens
- domina as formas de organização dos conteúdos de modo a torná-los assimiláveis por parte das camadas populares
- possibilita a reversão de não-aprendizagem das camadas populares


“Empenham-se no domínio das formas que possam garantir às camadas populares

o ingresso na cultura letrada, vale dizer, a apropriação dos conhecimentos sistematizados.”

SAVIANI, D. O sentido da pedagogia e o papel do pedagogo. In: Revista da ANDE. São Paulo: Cortez, n. 9, p. 27-28, 1985.)