terça-feira, 4 de setembro de 2012

OPINIÃO

A sensação generalizada é que o ensino público nacional é um desastre. É uma visão errada?

É uma visão correta.
Sobretudo para as crianças pobres, que teriam na escola a única chance de ascensão social.
A escola é um desastre quando analisada pela ótica das avaliações internacionais, e um desastre também do ponto de vista pessoal, individual.
A única chance que um cidadão tem de melhorar de vida no Brasil é por meio da educação de qualidade.
E ela não tem qualidade para a maioria das pessoas.
O número de jovens que chegam ao ensino médio é baixíssimo, e entre estes a evasão é uma calamidade.
E o governo é incapaz de entender que há um modelo errado ali, que penaliza jovens justamente quando eles atravessam uma fase de afirmação.

(João Batista Araújo e Oliveira, Revista Veja 22 de agosto de 2012)

SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO

No dia 17 de setembro os alunos das 3ª série do Ensino Médio participarão no 2º SEI-UTFPR ( Seminário de Extensão e Inovação), evento da UTFPR.
O objetivo é apresentar aos estudantes os trabalhos desenvolvidos pela Universidade e despertar-lhes o interesse pela mesma, a primeira do país com ingresso 100% por meio do ENEM (Sisu).
Todos os participantes serão devidamente certificados.
A programação do evento está no site http://www.sei.utfpr.edu.br/

Para a participação dos alunos  a UTFPR organizou a seguinte programação:
Os alunos do 3ºE, do turno da tarde irão às 13h30min às 15h30min e participarão da apresentação de 3 comunicações (50 minutos) e visitarão a exposição de trabalhos a seguir (60 minutos).
Os alunos dos 3º A, B, C e D do turno da manhã irão às 15h30min às 17h30min e participarão da apresentação de 3 comunicações (50 minutos) e visitarão a exposição de trabalhos a seguir (60 minutos).

O QUE É O SEI
É um evento promovido e realizado pela Pró-reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias e Diretorias de Relações Empresariais e Comunitárias dos 12 Câmpus que busca atender o Plano Nacional de Extensão, o qual define como diretrizes para a extensão, a indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, a interdisciplinaridade e a relação bidirecional com a sociedade.

Tem por objetivo apresentar, propostas e experiências, bem como promover discussões acerca do papel de cada um na composição da construção de uma forte política extensionista na Universidade, proporcionando a integração de todos, oportunizando trocas de saberes, de idéias e garantindo espaço para o diálogo múltiplo e multicultural.


ORIENTAÇÕES SOBRE O CURSO DE DIVERSIDADE


Sobre dúvidas
Entrar em contato com a Assessoria Pedagógica do Departamento da Diversidade: (41) 3342-6504 (Marta ou Clarete)

Sobre o controle de frequência do grupo de estudos
No Ambiente Virtual e-escola haverá uma planilha onde o representante do grupo colocará os nomes e demais informações sobre os componentes do grupo de estudos. Haverá também um modelo de lista de frequência para ser utilizada nos encontros presenciais.

Sobre o número de integrantes do grupo de estudos
A listagem de vagas por Núcleo presta-se apenas à uma visão ampla. Para a formação dos grupos, considerar apenas a informação: 1 grupo por escola, com no mínimo 5 e no máximo 20 participantes.

Sobre o primeiro encontro
Todo o material necessário para as discussões será postado no Ambiente Virtual e-escola. Caso seja necessário, em situações extraordinárias, o Núcleo poderá solicitar o material ao DEDI, por e-mail.

Sobre quem pode participar do grupo de estudos
Professores/as e pedagogos/as (escolas, NRE e SEED) que estiverem em licença especial podem participar do grupo de estudos.
Os integrantes das Equipes Multidisciplinares podem participar do grupo de estudos, desde que as datas dos encontros presenciais não coincidam com outros encontros presenciais das equipes.
Servidores supridos nos Núcleos podem participar do grupo de estudo na escola.

Sobre o envio das listas de representantes
As listas de representantes devem ser enviadas única e exclusivamente pelos Núcleos. Portanto, as escolas devem enviar todas as informações, sempre, para o Núcleo. O Departamento da Diversidade não aceitará informações diretamente das escolas.

Sobre o cronograma de atividades

1ª Etapa em 15/09/12 (presencial), 6horas
Orientações gerais sobre a estrutura do curso, planejamento dos encontros e repasse de material para estudo.

2ª Etapa de 16/09 a 05/10(EAD), 16 horas
Estudos individuais e/ou coletivos sobre os conteúdos postados no Ambiente Virtual repassados ao grupo pelo representante. Tema: Diversidade Escolar – Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas (Módulo I)

3ª Etapa em 06/10/12 (presencial), 4 horas
Primeiro encontro do grupo de estudos para discussão e produção do texto final, que será postado no Ambiente Virtual e discutido no Fórum, pelo representante do grupo. (Módulo I)

4ª Etapa de 07/10 a 26/10 (EAD), 20 horas
Postagem do texto final e participação no Fórum de Discussão do Módulo I. As postagens devem seguir o cronograma preestabelecido pelo professor-tutor (Módulo I)

Estudos individuais e/ou coletivos sobre os conteúdos postados no Ambiente Virtual repassados ao grupo pelo representante. Tema: Diversidade Educacional - Relações de Gênero e Diversidade Sexual (Módulo II)

5º Etapa em 27/10/12 (presencial), 4 horas
Segundo encontro do grupo de estudos para discussão e produção do texto final, que será postado no Ambiente Virtual e discutido no Fórum, pelo representante do grupo. (Módulo II)

6º Etapa de 28/10 a 16/11(EAD), 20 horas
Postagem do texto final e participação no Fórum de Discussão no Ambiente Virtual. As postagens devem seguir o cronograma preestabelecido pelo professor-tutor (Módulo II)

Estudos individuais e/ou coletivos sobre os conteúdos postados no Ambiente Virtual repassados ao grupo pelo representante. Tema: Diversidade Educacional - Relações da Diversidade Étnico-raciais (Módulo III)

7ª Etapa em 17/11/12 (presencial), 4 horas
Terceiro encontro do grupo de estudos para discussão e produção do texto final, que será postado no Ambiente Virtual e discutido no Fórum, pelo representante do grupo. (Módulo III)

8ª Etapa de 18 a 30/11 (EAD), 4 horas
Postagem do texto final e participação no Fórum de Discussão no Ambiente Virtual. As postagens devem seguir o cronograma preestabelecido pelo professor-tutor (Módulo III)

9ª Etapa de 01/12 a 08/12 (EAD), 2 horas
Avaliação do curso, realizada no Ambiente Virtual pelo representante do grupo de estudos.

10ª Etapa em  01/02/13 
Divulgação da lista de concluintes

Carga Horária Total de 80h