quarta-feira, 5 de outubro de 2011

IDENTIDADES DOS CURSOS OFERECIDOS NO ZARDO



ENSINO FUNDAMENTAL
É a preocupação da escola com o atendimento à diversidade social, econômica e cultural existente que lhe garante ser reconhecida como instituição voltada, indistintamente, para a inclusão de todos os sujeitos. Entretanto, para que isso se efetive e ocorra a universalização do ensino, é imprescindível assegurar o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os alunos.
Queremos que nossa escola, por meio do Ensino Fundamental, seja um lugar de encontro da comunidade com o conhecimento historicamente construído, um encontro com o saber e a cultura que possibilite a apropriação dos mesmos e a construção de uma sociedade mais crítica, mais justa e mais igualitária.
De acordo com a orientação da mantenedora e opção pedagógica do colégio, as disciplinas que compõem a matriz curricular do Ensino Fundamental são: Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês) e Matemática.

ENSINO MÉDIO
Nossa proposta é abordar os conhecimentos disciplinares de modo contextualizado, de um ponto de vista questionador, numa perspectiva interdisciplinar, quebrando a rigidez que a legitimidade social e o estatuto de verdade dão a ele. Adota-se uma perspectiva curricular de formação pluridimensional pela qual os conhecimentos escolares devem ser contemplados em suas dimensões científica, artística e filosófica para além do humanismo clássico e da profissionalização específica.
Dessa forma espera-se que os egressos do Ensino Médio se tornem sujeitos capazes de analisar e criticar o tempo em que vivem, pois compreenderão a lógica da sociedade técnico-científica no contexto das relações sociais e do mundo do trabalho o que lhe possibilitará atitudes de intervenção na prática social.
Como saber escolar, o conhecimento se explicita nas disciplinas de tradição curricular no Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Filosofia, Sociologia, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol).

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
O compromisso da educação profissional com a educação básica, compreendida como um direito social e condição indispensável para a superação da perspectiva direcionada para o simples adestramento e adaptação às demandas ditadas pelo mercado e, portanto pelo capital. Significa em última instância a incorporação dos princípios de uma escola unitária e de educação politécnica ou tecnológica.
Entendemos que o ensino Médio Integrado é um processo de travessia que se coloca para os jovens que ao mesmo tempo precisam completar a formação básica e situar-se no sistema produtivo, com todas as contradições inerentes deste processo.
É no espaço desse processo de travessia, concebida como o momento de assegurar ao jovem o direito de conclusão da escolaridade média numa relação mediata com o trabalho produtivo de tal forma que lhe seja garantida uma educação básica de qualidade como direito que poderá vir a contribuir para a inserção numa área técnica ou tecnológica específica e garantir a subsistência.

PROPOSTA PEDAGÓGICA - PPP



A Filosofia, descrita detalhadamente no Projeto político-Pedagógica, pode ser sintetizada da seguinte maneira:
Ao manter suas atividades educacionais e culturais, oferecendo os cursos de Ensino Fundamental (séries finais), Ensino Médio e Ensino Profissional (Curso Técnico em Administração, Secretariado, Meio Ambiente e Informática), em sistema bimestral, curso integrado e subsequente, o colégio estará proporcionando a seus educandos condições para que os mesmos possam vivenciar os mínimos sociais contidos no Art 6º da Constituição Federal.
Portanto, o Colégio através de suas atividades, de suas ações, estará promovendo o bem comum, a paz e a prática da justiça inspirado no princípio da unidade nacional e nos ideais de liberdade, respeito e solidariedade humana.
Como Instituição Pública, educacional e cultural, o Colégio Zardo manifesta e realiza ações formadoras e transformadoras da sociedade através de seus alunos, dando-lhes, em conseqüência, condições ao pleno exercício da cidadania.
No projeto político-pedagógico do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, através da ação de seus membros, fez-se a previsão daquilo que se deseja transformar, tanto no que se refere à concepções teóricas como práticas, voltando-se para a operacionalização das grandes metas da escola, de modo que possua prestar serviço à sociedade, preparando o aluno/aluna para se instalar no mundo em que vive, interpretando e pensando a realidade como um todo, de forma autônoma, tornando-o capaz de criticar e desenvolver expectativas e projetos em relação ao conjunto da sociedade.

(PPP 2012-2014, pág 12 e 16)