quarta-feira, 25 de julho de 2012

LIVRO DA FAMÍLIA - ENSINO RELIGIOSO

Durante o 2º Bimestre, nas aulas de Ensino Religioso, os alunos das turmas dos 6ºA, 6ºB e 6ºC, confeccionaram o Livro da Família.
Esse livro foi um resgate de algo que anda perdido em nosso lares: a conversa, o diálogo carinhoso entre filhos, pais e responsáveis.
A professora Ana Paula coordenou a atividade e durante várias aulas as atividades foram sendo desenvolvidas.
Os alunos trouxeram fotos, montaram a sua Árvore Genealógica, falaram um pouco sobre os componentes da família, além de expressar o verdadeiro Amor que sentiam por eles.
Após a conclusão do trabalho, organizado em saquinhos plásticos, com lacinhos vermelhos e bilhetes carinhosos, os livros da família foram entregues aos pais e responsáveis no dia da reunião, em 24 de julho.
A importância de ressaltar os sentimentos de amor à família reflete, com certeza, numa aproximação maior dos alunos com seus responsáveis e num comportamento mais adequado em sala de aula.





CASA DA LEITURA

No dia 25 de julho a professora Marta Braz, de Língua Portuguesa, acompanhou os alunos do Ensino Médio da Manhã, 1º B e 1º C até a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, no Parque Barigui.
Na oportunidade, o mediador de leitura realizou atividade de uma versão do livro Rei Arthur, numa versão atualizada.
A participação dos alunos foi muito boa e a atividade foi um sucesso total.


















3ª REUNIÃO DE FAMÍLIA

Dia 24 de julho, às 19h, aconteceu a 3ª Reunião das Famílias dos 6º A, B e C - tarde.
Na segunda-feira os pais foram convocados por meio de bilhete encaminhado pelos alunos e a reunião aconteceu com participação expressiva dos responsáveis pelos 100 alunos de 6º ano.
Na pauta, foram assuntos: resultado do questionário aplicado em maio de 2012, Gincana Cultural, Semana de Integração Família e Escola (de 20 a 24 de agosto), prevenção às drogas, fotos de atividades aos alunos e entrega de Boletins.
Foi aplicado q1uestionário sobre o ensino ministrado no Colégio Zardo.
Os professores monitores de turma apresentaram o desempenho geral das turmas.
A professora Marilise, Artes, monitora do 6ªA, professor Ítalo, História, 6ºB e Andreia, Ciências, 6ºC comentaram os avanços e solicitaram o acompanhamento dos alunos por parte dos pais.
Salientaram que a realização das tarefas de casa são fundamentais para o bom andamento das atividades em sala de aula, além de corrigir os problemas que vêm sendo percebidos.
De modo geral, as turmas têm bom desempenho.
A pedagoga Fabiola Budel, coordenadora dos 6º anos, explicou sobre a Sala de Apoio à Aprendizagem e informou que alguns alunos foram dispensados das aulas e outros deverão frequentar a partir deste mês.
A professora Marilise - Arte - informou sobre a visita ao Museu Oscar Niemeyer (em 27 de julho) e a professora Mariane - Geografia - sobre a visita ao Parque da Ciência em Pinhais (16 e 17 de agosto).
A professora Ana Paula - Ensino Religioso - apresentou o resultado do trabalho desenvolvido na disciplina que foi um livro no qual consta a história do aluno e sua família.
A diretora Naterci e o diretor auxiliar Alex conduziram a reunião e reforçaram a imprtância do vínculo família e escola.







RECEPÇÃO AOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS

Dia 23 de julho, reinício das aulas aos alunos, foi também início de período para os cursos técnicos.
Em nossa escola 03 cursos na forma subsequente iniciaram turmas novas: Administração, Infomática e Meio Ambiente.
Os cursos técnicos em nível médio na forma subsequente são semestrais e têm duração de 01 e meio (03 semestres).
São ofertados apenas no turno da noite.
No primeiro dia de aula os alunos dos três cursos foram reunidos no Auditório do Colégio e o diretor auxiliar José Damasceno deu as boas vindas e explicou em linhas gerais o andamento da escola.
Ressaltou a importância do empenho de modo geral e a observância das regras gerais do Colégio.
As coordenadoras Deisi (Administração) e Claudia (Meio Ambiente) apresentaram os cursos e motivaram os alunos a persistirem na formação profissional.
Por fim, outros professores que participaram do evento fizeram um tour com os alunos para estes conhecerem os ambientes da escola.






PROJETO FRAGMENTOS DE PROSA E VERSO


AS PALAVRAS
Fragmento é a parte de um todo, um pedaço, a fração de algo que se dividiu ou partiu, o que restou de uma obra, parte extraída.
Prosa é a forma de falar ou de escrever, mais ou menos natural, sem sujeição a medida certa ou a certo número de sílabas, sem acentuação determinada, sem métrica, qualquer expressão linguística escrita ou falada que não seja poesia. 
Verso é a reunião de palavras medidas segundo certas regras, ritmadas pela quantidade de sílabas, cada uma das linhas de um poema, independentemente da métrica em que estão compostas, o oposto da prosa.

O PROJETO
Assim, pelo significado das três palavras nasce o Projeto Fragmentos de Prosa e Verso com o objetivo de estimular a escrita dos alunos.
Os professores de Língua Portuguesa coordenarão o trabalho de produção textual em todas as turmas do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, recolhendo as produções mais expressivas.
Os 100 melhores textos serão publicados em um livro a ser lançado em novembro.
Cada professor selecionará de 06 a 10 textos de cada uma de suas turmas.
O critério principal é que o texto respeite as regras da categoria textual de sua turma, aspectos gerais da gramática e ortografia e originalidade.

CATEGORIAS
6º e 7º anos - Poesia
8º e 9º anos - Memória Literária
1º anos - Crônica
2º e 3º anos - Texto de Opinião

CALENDÁRIO
30/07 a 03/08 - trabalhar as categorias textuais (gêneros)
06 a 10/08 - produção textual: temas livres
13 a 17/08 - seleção de 06 a 10 textos de cada turma
20 a 24/08 - correção e entrega dos textos
POESIA
Um texto poético, normalmente, gera-se a partir de uma emoção, um ideal, um desejo, um sentimento, uma revolta, enfim, uma realidade interior de grande intensidade e que leva o poeta a fixar numa forma particular essa vivência.
Distingue-se da narrativa por não pretender contar uma história, mas antes expressar a mundividência do poeta.
Verso - Conjunto de palavras, de sentido completo ou não, com determinadas características rítmicas. Numa composição poética escrita aparece a ocupar uma linha, mesmo que tenha uma única palavra.
Estrofe - Verso ou conjunto de versos, geralmente com uma unidade de sentido. Cada conjunto, ao ser escrito, é demarcado de outro por um espaço. Cada estrofe recebe uma designação, segundo o número de versos que apresenta
Rima - A correspondência de sons a partir da vogal tónica da última palavra do verso designa-se por rima.

MEMÓRIA LITERÁRIA
Narrativa feita por um personagem sobre acontecimentos de sua vida com insistência sobre acontecimentos objetivos.
Memórias literárias são textos produzidos por escritores que dominam o ato de escrever como arte e revivem uma época por meio de suas lembranças pessoais.
Esses escritores são, em geral, convidados por editoras para narrar suas memórias de um modo literário, isto é, buscando despertar emoções estéticas no leitor, procurando levá-lo a compartilhar suas lembranças de uma forma vívida.
Para isso, os autores usam a língua com liberdade e beleza, preferindo o sentido figurativo das palavras, entre outras coisas.
Nessa situação de produção, própria do gênero memórias literárias, temos alguns componentes fundamentais: um escritor capaz de narrar suas memórias de um modo poético, literário; um editor disposto a publicar essas memórias; leitores que buscam um encontro emocionante com o passado narrado pelo autor, com uma determinada época, com os fatos marcantes que nela ocorreram e com o modo como esses fatos são interpretados artisticamente pelo escritor.
A situação de comunicação na qual o gênero memórias literárias é produzido marca o texto.
O autor escreve com a consciência de que precisa encantar o leitor com seu relato e que precisa atender a certas exigências do editor, como número de páginas, tipo de linguagem (mais ou menos sofisticada, por exemplo, dependendo da clientela que o editor procura atingir).
À medida que escreve seu texto, o escritor-autor-narrador organiza as vivências rememoradas e as interpreta, usando uma linguagem específica - a literária.
Nas memórias literárias, o que é contado não é a realidade exata.
A realidade dá sustentação ao texto escrito, mas esse texto é constituído, também, por uma certa dose de inventividade.
Por um lado, as memórias literárias se aproximam dos textos históricos quando narram a realidade vivida; por outro lado, aproximam-se do romance porque resultam de um trabalho literário.

CRÔNICA
A crônica é um gênero narrativo o qual narra fatos históricos em ordem cronológica, ou trata de temas da atualidade.
A crônica se diferencia do jornal por não buscar exatidão da informação.
Diferente da notícia, que procura relatar os fatos que acontecem, a crônica os analisa, dá-lhes um colorido emocional, mostrando aos olhos do leitor uma situação comum, vista por outro ângulo singular.
O leitor pressuposto da crônica é urbano e, em princípio, um leitor de jornal ou de revista. 
A preocupação com esse leitor é que faz com que, dentre os assuntos tratados, o cronista dê maior atenção aos problemas do modo de vida urbano, do mundo contemporâneo, dos pequenos acontecimentos do dia a dia comuns nas grandes cidades.As características abaixo foram citadas por vários autores que tentaram entender a crônica enquanto estilo literário:
Ligada à vida cotidiana; Narrativa informal, familiar, intimista; Uso da oralidade na escrita: linguagem coloquial; Sensibilidade no contato com a realidade; Síntese; Uso do fato como meio ou pretexto para o artista exercer seu estilo e criatividade; Dose de lirismo; Natureza ensaística; Leveza; Diz coisas sérias por meio de uma aparente conversa fiada; Uso do humor; Brevidade; É um fato moderno: está sujeita à rápida transformação e à fugacidade da vida moderna.

ARTIGO DE OPINIÃO
O artigo de opinião é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.
É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.
Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final. expor ideias pessoais através da escrita.
Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões. leitor, a adotar a opinião apresentada.
Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas.
Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor.
Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às ideias.
Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.




VISITA AO IAPAR - MEIO AMBIENTE

Coordenada pelos professores Claudio Budel e Everson Pasquali, Geografia e Educação Ambienteal, os alunos do curso de Meio Ambiente visitaram o IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná.
O IAPAR está vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e é o órgão de pesquisa que da embasamento tecnológico as políticas públicas de desenvolvimento rural do Estado do Paraná.
Em abril os alunos visitaram a Estação Experiemental e a Estação Agrometeorológica localizadas em Morretes.


VISTA AO PARQUE DA CIÊNCIA


Nos dias 15 e 16 de agosto  a professora Mariane Wiggers coordenada atividade com os alunos dos 6º Anos A, B e C com visita ao Parque da Ciência.
A visita faz parte da atividade da disciplina de Geografia, sendo que outros professores participam da organização.
São 82 alunos que estarão em contato direto com os conhecimentos da área cietífica.

O PARQUE
O Parque Newton Freire Maia atua, principalmente, na divulgação científica, tecnológica, na educação ambiental, sediando e promovendo eventos que visam popularizar a ciência, auxiliando o professor na complementação dos temas que são abordados na escola.
No entanto, também é um bem a disposição da comunidade para aproximá-la do fascinante mundo das descobertas científicas. 
Utilizando-se de recursos lúdicos inter e transdisciplinares destinados a causar emoções no público, o ambiente do Exploratório propicia ao visitante a oportunidade de interação com experimentos clássicos e discussão sobre temas científicos, almejando-se a valorização do ser humano e a sustentabilidade do meio ambiente. 
Além disso, é um recurso amplamente utilizado por professores das mais diversas áreas, oportunizando a possibilidade de complementar uma enorme gama de assuntos vistos em ambiente escolar.
Através de recursos didáticos, multimídia, experimentos, painéis, ilustrações, oficinas e visitas orientadas, a equipe de monitores leva o visitante a um fascinante caminho através do desenvolvimento científico e tecnológico, sempre enfocando os princípios que nortearam tais avanços.

LOCALIZAÇÃO
O Parque Newton Freire Maia está localizado na Área de Proteção Ambiental do Rio Irai que compreende parte de 5 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Colombo.
O endereço é Estrada da Graciosa, 7400 km 20, no município de Pinhais.



VISITA AO MUSEU OSCAR NIEMEYER


Dia 27 de julho é dia de visita ao Museu.
A Professora Marilise Stival, Arte, acompanhará os alunos do 6º B e 6ºC ao Museu Oscar Niemwyer (MON)  com o objetivo de mostrar aos alunos um ambiente de expressão artística e cultural.
Os alunos sairão da escola as 13h15 e retornarão às 16h30.
O MON está localizado no Centro Cívico no qual há várias salas de exposições com pinturas, retratos, artes plásticas, além de um espaço dedicado ao grande mestre e idealizador da obra e outra a Poty, artista curitibano.


VÍDEO: HORTA ORGÂNICA


HORTA ORGÂNICA - MEIO AMBIENTE

Como parte da disciplina de Educação Ambiental, o professor Claudio Budel coordenou a atividade da Horta Orgânica com os alunos do 2º Período do Curso de Meio Ambiente Subsequente, Noite.
Os alunos prepararam o solo, cultivaram as hortaliças e colheram a produção.
Uma Horta Orgânica consiste no cultivo de verduras, frutas, legumes, temperos e ervas medicinais sem o uso de agrotóxicos e de maneira ecologicamente correta, ou seja, sem queimadas e com tratamento ideal do solo.