sexta-feira, 25 de julho de 2014

REUNIÃO PEDAGÓGICA



COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR FRANCISCO ZARDO
  ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE

A escolha do livro didático 2014

Professores e Professoras

         O livro didático atualmente é um dos recursos mais disseminado e clássico da educação escolar. Os livros passaram por inúmeras transformações ao longo dos séculos, desde a invenção da imprensa. Em nosso século XXI, eles podem ser encontrados na versão impressa, digital e dentre outros e são influenciados pelos avanços da tecnologia, dos recursos gráficos, metodológicos e pelas diretrizes das políticas governamentais.
         Mesmo assim, o livro didático impresso ainda é um recurso necessário e ainda pouco usado por muitos jovens, conforme a realidade do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo.
         Neste ano, mais especificamente em agosto, teremos uma nova escolha dos livros didáticos para o Ensino Médio. Temos um contingente muito diversificado de edições e de formatos. Mas qual seria o livro didático mais adequado aos alunos da nossa escola e ao trabalho do professor?

Para responder a estes questionamentos, seguem as orientações.
    O que deve ser feito:
1.   Ler os três textos base para a discussão, retirados do site do Ministério da Educação (MEC), da Revista Gestão Escolar e o resumo da proposta do governo estadual, para a escolha do livro didático.
2.   Escrever um comentário para postagem no blog de até 10 a 15 linhas, relatando o que considera importante para a escolha dos livros didáticos de acordo com a sua área do conhecimento, conforme os critérios apresentados nos materiais (comentário crítico) e sua experiência docente, quanto ao uso do livro didático em sala de aula. Os professores de área técnica deverão também participar, lendo os textos aqui apresentados e postando opinião a respeito.

         Depois de postar a sua contribuição no Blog, interaja com pelo menos duas postagens dos colegas. Sugira a sua escolha do livro didático, para a sua área do conhecimento.

Bom trabalho!
Equipe Pedagógica.

Seguem os textos:

Texto do site do MEC:      

a)   “Escolha do livro didático”:

      Para escolha dos livros didáticos aprovados na avaliação pedagógica, é importante o conhecimento do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). É tarefa de professores e equipe pedagógica analisar as resenhas contidas no guia para escolher adequadamente os livros a serem utilizados no triênio. O livro didático deve ser adequado ao projeto político-pedagógico do Colégio, ao aluno e professor, e à realidade sociocultural das instituições. Os professores podem selecionar os livros a serem utilizados em sala de aula somente pela internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE).
             O Colégio deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia ao Colégio a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto à primeira. No volume “Apresentação do Guia”, encontram-se as orientações detalhadas referente à escolha das coleções.

b)  Texto do site:
Da Revista Gestão Escola:

“Como escolher bem os livros didáticos”

Critérios básicos 
Confiram as dicas para a equipe decidir com segurança: 
Coerência com o PPP 
Os conteúdos selecionados e a forma como estão distribuídos e organizados ao longo das unidades têm de ser compatíveis com os objetivos de aprendizagem para cada série e disciplina previstas no PPP. 
Encadeamento ao longo de um ciclo 
A sequência com que os temas são apresentados em toda uma coleção tem de seguir a progressão de aprendizagem planejada pela escola, evitando assim o risco de repetição ou exclusão de algum tema. 
Conteúdos ajustados ao nível dos alunos 
O livro deve dialogar com o estudante. A linguagem, o vocabulário e a construção das frases acessíveis e compatíveis com a série em questão e as atividades claras ajudam o aluno a entender o conteúdo. 
Estratégias didáticas adequadas 
A maneira como os temas são trabalhados também precisa estar de acordo com o PPP. Em um experimento de Ciências, por exemplo, é interessante observar se os estudantes são estimulados a formular hipóteses ou ele é usado apenas para demonstrar um conceito. 
Valorização da autonomia do aluno 
Exercícios repetitivos ou de memorização não são indicados, pois levam a criança a ser um ator passivo na aprendizagem. Por isso, o melhor é selecionar edições com atividades que permitam a aplicação do conhecimento a novas situações. 
Estímulo à interação com o mundo letrado 
Além de trabalhar os conteúdos propostos, é interessante que as obras promovam uma articulação com conhecimentos em outras publicações e mídias, como a televisão, as produções em vídeo e a internet. 
Alinhamento do autor ao projeto pedagógico 
Conhecer o currículo do autor, sua experiência profissional e suas opiniões ajuda a avaliar a obra.
Livro do professor 
É fundamental que as obras escolhidas sejam acompanhadas de manuais que ofereçam uma complementação ao trabalho em sala de aula. Esse material será mais rico se ele trouxer propostas de trabalho interdisciplinar, textos de aprofundamento e atividades adicionais às do livro do aluno.

c)   Síntese de Slides apresentados pela SEED

         “A escolha” – Jornadas Pedagógicas
           ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO (LD)

Aspectos que o MEC sugere que sejam analisados na escolha do LD
- A seleção de conteúdos é adequada?
- A sequência com que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola?
- O conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o seu aluno e está de acordo com o currículo?
- A linguagem é clara e precisa?
- O texto das explicações é acessível para os alunos?
- As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?
- O Manual do Professor contribuiu o suficiente para um melhor uso do material?

         Critérios Gerais:
1.   Coerência teórico-metodológica no conteúdo, exercícios e nas atividades propostas (Compatível com as DCEs);
2.   Ausência de erros conceituais;
3.   Permitir que o professor proporcione aos alunos experiências pedagógicas significativas;
4.   Contribuir para a cidadania, sem expressar preconceito, doutrinação ou publicidade;
5.   Contribuir para que seja alcançado os objetivos gerais da Educação Básica, conforme estabelecido pela LDB.

Critérios Estruturação Editorial:
1.   Legibilidade gráfica;
2.   Qualidade dos conceitos apresentados no texto;
3.   Adequação da linguagem ao perfil do leitor;
4.   Legibilidade e visualização das ilustrações;
5.   Ilustrações corretas e atualizadas, voltadas à compreensão;
6.   Informações atualizadas e localizadas corretamente;
7.   Apresentação de glossário e de leituras complementares.

Critérios - Conteúdos:
1.   Apresenta sequência e está relacionado ao programa da série;
2.   Efetua uma seleção adequada da matéria;
3.   Estão relacionados com os conteúdos propostos nas DCEs;
4.   Mobiliza o aluno para levantamento de hipóteses, pesquisa, investigação e estudo;
5.   Estão de acordo com o projeto e o currículo do Colégio para a disciplina em questão.

Critérios - Exercícios:
1.   Estão coerentes com o conteúdo;
2.   Focalizam situações que valorizem os diferentes pontos de vista;
3.   Os enunciados são apresentados de forma clara quanto aos procedimentos e/ou metodologias que serão utilizadas para realização das atividades propostas;
4.   Apresenta exercícios com conteúdos irrelevantes e com pouca exigência;
5.   Favorecem a formação do pensamento, estimulando a observação, investigação, análise, síntese e generalização.

         Critérios – Princípios Éticos e para a Cidadania:
1.    Privilegia determinados grupos sociais ou regiões geográficas do país;
2.   Veiculam preconceitos ou estereótipos relacionados a gênero, etnia, geração, cor, origem, condição econômico-social, orientação sexual, linguagem ou qualquer outra forma de discriminação;
3.   Inclui material contrário à legislação vigente para criança e adolescente, no que diz respeito ao uso de drogas, fumo, bebidas alcoólicas, medicamentos, dentre outros.