quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Curso de Orientação para Pais - UFPR


Falta de alunos com amparo legal

Ocorrência da falta de alunos quando legalmente amparadas:

Doença infecto-contagiosa ou impeditiva de freqüência:
Lei Federal nº 1044/69.

Licença-gestação:
Lei Federal nº 6202/75.

Serviço Militar:
Dec.-Lei Federal nº 715/69.

Lista de Livros para o Vestibular 2010 da UFPR

Confira a lista de livros cobrados no Vestibular de Verão 2010 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As obras, cobradas na avaliação de língua portuguesa, são:

Anjo Negro (Nelson Rodrigues)
Dom Casmurro (Machado de Assis)
Felicidade Clandestina (Clarice Lispector)
Inocência (Visconde de Taunay)
Leão de Chácara (João Antônio)
Muitas Vozes (Ferreira Gullar)
O Pagador de Promessas (Dias Gomes)
Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles)
São Bernardo (Graciliano Ramos)
Urupês (Monteiro Lobato)

O núcleo de concursos, responsável pelo vestibular da UFPR, recomenda a leitura integral das obras, entendendo os vários contextos da obra, desaconselhando os candidatos a lerem apenas o resumo das obras.

Pré-teste de ítens

No mês de outubro, os alunos das 3ªA e B participarão do pré-teste de ítens do INEP.
Essas turmas fazem parte de uma amostra de estudantes que realizarão as provas entre os dias 05 a 07/10.

Atividade Pós-Conselho

Como atividade de Pós-Conselho (2º Bimestre) foi realizada a Reunião de Pais no dia 21 de agosto, cuja pauta foi sobre Avaliação, Recuperação, Conselho de Classe e Orientações Gerais, inclusive com a entrega de Panfleto sobre educação em casa.

No mês de agosto, a partir do dia 26, os pedagogos iniciaram as reuniões com os alunos de menor rendimento.
Tais alunos foram orientados quanto a necessidade de melhorar o desempenho, evitando faltas e o mau comportamento. Na oportunidade, os alunos tiveram espaço para falar os motivos de term 3 ou mais notas abaixo da médio.
Os alunos do Ensino Fundamental também escreveram o que farão para melhorar a nota e o desempenho no 3º Bimestre.
Foram também alertados sobre a reprovação e quais as ações que devem ser implementadas para que obtenham sucesso.
As reuniões estão registradas no Livro de Orientação, Atas nº 61 a 71.
O objetivo é complementar as orientações feitas pelos Pais e conscientizar os alunos de sua situação, motivando-os a superar as dificuldades.

Escola Ideal

Como resultado da atividade desenvolvida no primeiro dia de aula do 2º Semestre - Como seria uma Escola Ideal - foram selecionadas algumas frases escritas pelos alunos.
As demais frases dos alunos, selecionadas por eles mesmos na reunião de Monitores, serão aficadas nas salas de aula.

Uma boa escola é como o Zardo está hoje: com professores bons, um serviço de pessoas trabalhadoras, o serviço pedagógico é bom e a diretora Naterci é uma pessoa boa e toda a equipe dela.

A escola ideal é local onde os alunos respeitam as diretores, os professores e funcionários da escola, que não brigam entre si, que respeitam as regras da escola, que não quebram as carteiras e não picham as paredes.
Local onde os alunos, professores, diretores e funcionários vivem em perfeita harmonia.

Uma boa escola para mim é não pensar que o ano acabará logo.
Na escola ideal se ajuda e não apenas critica.
Uma boa escola é a escola bem estruturada, bem arrumada sem pichações e sem vândalos.

A escola ideal é onde não há brigas, não há discriminação, não há preconceito com religião, é onde todos tenham o mesmo objetivo: Aprender.

Na escola é onde se faz amizade, aonde se cria vínculos (...)
A escola que a gente quer é uma que não tem violência e onde há bons professores

A escola deve ser um ambiente de estudo onde os alunos aprendem e desenvolvem funções dentro de sala que acaba virando profissão.
As aulas os alunos mostram seu potencial ao mesmo tempo que aprendem.

A escola não é só um centro educacional, mas também espaço que ajuda nas relações entre os jovens, nas comunicações e convívio entre eles.

A escola ideal seria limpa, com alunos usando uniformes, respeitando um ao outro, vindo para a escola com vontade de estudar e para brincar e fazer folia, respeitando os horários e prestando atenção nas aulas.
Só depende de nós, de nossos atos, da nossa educação, da família, da participação e dedicação dos pais e, principalmente, da conscientização dos alunos para termos uma escola melhor.

Em uma escola ideal há interesse de todos, todos têm a visão de um futuro melhor, não só para si e sim para o mundo todo, funciona em sistema de união. É o lugar que não forma apenas alunos e sim bons cidadãos.

Para que aconteça uma “boa escola” necessita indivíduos capacitados e preparados para trabalhar em conjunto. Nela devem existir regras e normas para que todos possam desenvolver um trabalho intelectual e social.

A nossa escola ideal seria local onde há respeito mútuo entre professores e alunos

Ideal seria tratar os alunos como pessoas que pensam diferente um do outro, com talentos e capacidades singulares.
Ideal seria estimular a criatividade e a arte.
Ideal seria aprender o que é realmente útil para a vida e não passar anos decorando matérias para uma prova de vestibular que muitos na chegam a fazer.

Uma instituição onde crianças e adolescentes aprendam de fato, não só matérias e conteúdos, mas como lidar com as diferenças entre as pessoas
Uma escola com alunos e professores interessados.

A Escola ideal é o lugar agradável em que os alunos gostam de ir e que os pais não obrigam os filhos a ir, não há brigas, os alunos vivem em harmonia uns com os outros, gostam de estudar e não só do recreio, há bons professores e matérias interessantes.

Dias letivos previstos e aula não dada

Professores!

Para as aulas previstas e não dadas em 30/08 e 06/09, o registro, no Livro de Registro de Classe, deverá ser feito da seguinte forma:

30/08
No campo Frequência faz um traço.
No campo Conteúdo - "Paralisação: Dia de Luto e Luta da Educação"

06/09
No campo Frequência faz um traço.
No campo Conteúdo - "Recesso decretado pelo Governo Estadual"


*Para ambos os dias letivos serão marcadas reposições.