terça-feira, 3 de abril de 2012

LEMBRETES GERAIS AOS PROFESSORES

Afim de ajustar o cotidiano da escola, alguns lembretes foram feitos ao final da 1ª Reunião Pedagógica.
Seguem as orientações gerais para melhor encaminhamento na escola:


EM SALA DE AULA
Restos de giz em sala

Não deixe giz em sala de aula, e não permita que alunos peguem-no na caixa de giz. Tem havido pichações a giz.
Cortinas, ventilador, portas, equipamentos
Cuidar para que as cortinas não fiquem dobradas nas janelas, não deixar ventiladores ligados ao sair, tampouco portas abertas e equipamentos ligados.
Cartão de autorização ao aluno
Para facilitar o reconhecimento de quem tem a permissão do professor para saída de sala no turno da tarde foi estipulado o uso do cartão de autorização. Pode-se estender aos da manhã.
Lição de casa (pais cobrando)
Encaminhar aos alunos do diurno as atividades de casa. Temos cartas de pais solicitando isso.
Perfil dos alunos monitores
Há alunos monitores (escolhidos por professores) que não possuem o perfil para tal. Rever os critérios para ser aluno monitor e trocar, se for o caso.
Ajuste no momento cívico
Professores trocam de sala, da primeira para segunda aula normalmente, e após 5 minutos, toca o Hino Nacional.
Postura do professor em sala de aula
Cuidar com o vocabulário em sala de aula e com promessas que não serão cumpridas (que ferem ao regimento escolar ou ao regulamento interno).
Uso do jaleco
A fim de identificar o professor e haver significação da cobrança de uniforme pelos alunos do diurno é que se pede o uso do jaleco. Acreditamos ser desnecessário fazer apelos a essa questão. Está claro qual a importância do uso do jaleco profissional.

COM A EQUIPE PEDAGÓGICA
Planos de trabalho docente (PTD) e livro de registro de classe (LRC)
Observar com atenção as orientações presentes no tripé e no blog da Pedagogia (www.pedagogiazardo.blogspot.com). Ler os e-mails informativos sobre o assunto. No LRC não fazer coisas em desacordo às orientações.
Provas para o e-mail da Pedagogia
Preparar as provas de acordo com os critérios da escola. Enviar para o e-mail da Pedagogia: pedagogos-zardo@bol.com.br ou entregar impressas.
Encaminhamentos de alunos para a pedagogia
Apenas os casos em que o professor não consiga resolver (afinal, disciplina em sala de aula é obrigação do professor). Informar a ocorrência por meio da ficha de encaminhamento e as providências serão tomadas. Não resolveremos tudo, mas toda ocorrência terá um procedimento da equipe pedagógica.
Carteirinhas perdidas
Se ficar com alguma carteirinha de aluno, deposite na caixa, na sala dos professores. Não leve para casa.
Adaptação, plano de estudos e dependência
Observar com atenção as orientações presentes no tripé e no blog da Pedagogia (www.pedagogiazardo.blogspot.com). Ler os e-mails informativos sobre o assunto. Respeite os prazos.
Estudos na hora atividade
A hora atividade é exigência de lei e deve ser cumprida integralmente na escola. Qualquer questão pontual, deve ser tratada com o pedagogo responsável.
Conselho de classe
Em breve, informamos as orientações gerais. Dependemos de discussão e consenso no Colegiado (reuniões que ocorrem todas as terças-feiras, das 17h30 às 19h). Enviaremos por e-mail.

SÍNTESE DA 1ª REUNIÃO PEDAGÓGICA

Em nosso primeiro encontro pedagógico definimos atividades referentes a questões levantadas na Semana Pedagógica de fevereiro.
Foi o momento de refletir o processo de ensino aprendizagem ocorrido em fevereiro e março.
Também para repensar nossa prática e fortalecer os combinados e encaminhamentos.

A Diretora Naterci fez a abertura, dando as boas vindas e agradecendo o empenho de todos para fazer uma escola melhor.


Ressaltou a importância da Equipe Pedagógica como articuladora de todo o trabalho da escola. Reafirmou que os profissionais do Colégio Zardo devem cumprir sua função pedagógica a contento, visando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.



As pedagogas Dilene e Simone apresentaram a mensagem "Pipoca" evidenciando a importância da trasnformação e da mudança. Relacionaram a pipoca ao momento de Páscoa, refletindo sobre o papel transformados de cada profissional de nossa escola.



A pedagoga Michele apresentou a função do pedagogo escolar. Mostrou o Plano de Ação da Equipe Pedagógica 2012, explicando quais são as ações de alçada do pedagogo.



O pedagogo Alex entao, iniciou o trabalho explicando a dinâmica Painel Integrado e solicitando que a leitura prévia fosse utilizando para realizar a tarefa.




Todos os professores foram orientados a escreverem em seus Cadernos de Memórias o Mapa Mental do temas abordados até agora. Após, alguns professores socializaram suas produções.




A Pedagoga Simone se responsabilizou em constituir os grupos de trabalho. Para isso, ofereceu um doce com embalagens de cores diferentes. Os grupos se formaram por cores iguais.





Após construído, em grupos, os docentes reuniram-se para reler e escrever uma questão sobre um dos três temas apresentados: Ensino, Aprendizagem e Atribuições docentes. O material de apoio, como já informado, foi a Agenda do Professor.

As questões foram respondidas e socializadas no coletivo.

ENSINO
1. Como aplicar as tecnologias digitais, na metodologia do ensino, sem a formação prática do professor?
2. Qual a importância da elaboração do Plano de Trabalho Docente?

APRENDIZAGEM
3. Como a prática do professor atinge o educando? Até onde o professor interfere nas questões de indisciplina do aluno?
4. O que pode ser feito aos alunos com déficit de aprendizagem que não têm vontade de aprender e vêm para a escola obrigados pela instituição e / ou pelos pais?

ATRIBUIÇÕES DOCENTES
5. Por que o docente não consegue cumprir todas as suas atribuições?
6. É possível cumprir as atribuições docentes no Colégio Zardo? Por que?

Ao final, a Pedagoga Cris apresentou algumas questões da rotina da sala de aula ou de orientação da equipe pedagógica que devem ser melhoradas na rotina escolar (que divulgaremos na próxima postagem).



OPINÕES DOS ALUNOS MONITORES

RESPOSTAS DOS ALUNOS MONITORES DA TARDE E DA NOITE SOBRE A ESCOLA .

(Grupo de Alunos Monitores da Tarde: Ensino Fundamental,Ensino Médio e Ensino Profissional: Informática)



Respostas Alunos e Alunas (TARDE)

Qual a sua percepção da nossa escola?

1. Giovana Sossalla e Miriah Damaris da Silva – 6º A
R: O colégio está bom. O que melhorou: As salas; a Biblioteca; etc.

2. Vitória e Gustavao – 6º B
R: A escola tem ótimos professores, uma boa direção pedagógica, e os alunos gostam das aulas.

3. Wesller – 6º C
R: A escola melhorou no ensino. Não falta mais professor.

4. Érika e Rodrigo – 7º A
R: A nossa escola melhorou muito na aparência e no respeito as regras.

5. Caroline e Felipe – 7º B
R: Nós monitores achamos que foram boas: as reformas nas salas; os materiais escolares novos; e a organização da equipe pedagógica.

6. Raíssa Seixas e Ruan Natel – 7º C
R: Este ano a escola melhorou em relação a tudo: todos estão vindo de uniformes; entregando as carteirinhas. Este ano a escola melhorou muito.

7. Maria Cláudia e Dieniffer – 8º A
R: Vemos a escola melhorando, como por exemplo: Separação dos pedagogos para cada ano, o que facilita a organização e a busca dos monitores para saber com quem falar.

8. Marcelo – 8º B
R: O colégio melhorou muito. Tem nova pintura. Não está faltando professores. Os alunos não gazeiam mais e não tem mais brigas. No meu ponto de vista a escola está ótima, mas tudo sempre tem que mudar. A direção está mais atenciosa com os alunos. Mas é necessário arrumar o bebedouro, pois quando estamos com sede e queremos beber água, não há água gelada.

9. Lucia e Rafael – 8º C
R: A escola está mais organizada e os professores explicam melhor.

10. Guilherme e Sarah – 9º A
R: A escola melhorou sua estrutura física e a estrutura pedagógica.

11. Renata e Allyson – 9º B
R: A escola melhorou bastante esse ano, como: Sem pichação. Poucas brigas. Escola mais limpa e com mais segurança. Respeito entre os alunos e diálogo entre os professores.
12. Felipe Teófilo e Ariane Ribeiro – 9 ºC
R: Entre segurança, qualidade e ensino esse Colégio é um dos melhores este ano.

13. Lucimara e Matheus – 1º E
R: Percebemos o Colégio melhor em 2012, pois está mais rígido em relação às carteirinhas e uniforme, e pela segurança – câmeras. As reformas e o refeitório.

14. Andrew e Agnes – 2º E
R: Está mais organizado em relação às carteirinhas, uniforme e atraso. Os professores são melhores do que os do ano passado – em questão de ensino e compreensão.

15. Kim Souza e Eliezer Fernandes – 3º E
R: A nossa escola é boa, na nossa opinião, o ensino é ótimo. A escola é muito organizada e comunicativa.

16. Marlon e Merilin – 1º INFO
R: Cada ano que passa o Colégio Zardo está melhor. As disciplinas são melhores esse ano do que o ano passado. Continuem assim.

17. Bruna Emanuelle e Lorrayne Araújo – 2º INFO
R: Na nossa opinião o Zardo 2012 está mais evoluído. Com mais monitoração: carteirinhas e uniformes. Os professores esse ano estão mais rígidos com os alunos.

18. Karina Ferreira e Ramon Adam – 3º INFO
R: A escola em si mudou bastante. Começou a cumprir o que estava no papel em relação ao uniforme e carteirinha. Para ficar perfeito só precisa arrumar o bebedouro. Fora isso não temos o que reclamar da escola.



Respostas Alunos e Alunas (NOITE)

Qual a sua percepção da nossa escola?

1. Fernanda e Willian – 1º G
R: O Colégio Francisco Zardo vem se mostrando em perfeito estado. Melhorando a qualidade do ensino, tendo tudo o que há de bom. Uma cantina para a hora do intervalo. Cancha de esporte e lazer. Televisões para as atividades em sala de aula. Várias maneiras de ensino. Curso técnicos: Informática; Meio Ambiente; Secretariado.

2. Gean Pinheiro – 1º F
R: Em relação à escola, não tenho o que reclamar, apesar de ser o meu primeiro ano. A merenda é boa. Os professores são bons e está ocorrendo tudo bem até agora, e vai continuar assim até o fim do ano.
3. Caroline Schilickmann – 2º G
R: Minha opinião: não precisa mais mudanças. Está perfeitamente bem, os professores são ótimos e a coordenação também.

4. Monique Evilyn e Paulo Henrique – 2º F
R: Nós achamos que a escola em relação ao ano passado está boa. O ano de 2012 está totalmente melhor, mas pode melhorar ainda mais.

5. André e Ingrid – 3º F
R: Achamos o Colégio Zardo um ambiente bom, com ensino de qualidade e uma ótima coordenação.


6. Lohanna Siqueira – 3º G
R: Hoje o Zardo está muito melhor na qualidade de ensino, com professores. Os alunos são só elogios à escola.

7. Grazielle e Jean – 1º ADM
R: Em matéria de organização está melhor, porém a turma sente necessidade básica com relação a matéria de informática.

8. Simone Nunes – 2º ADM
R: A escola está fazendo um trabalho muito bom para os jovens, porém é preciso melhorar os cursos técnicos, principalmente à noite. Nós, alunos, não temos um horário fixo das aulas, assim fazendo com que o aluno fique desmotivado e acabe desistindo do curso. Mas no geral, a escola só tem melhorado a cada ano.

9. Fábio – 1º INFO
R: Está bem melhor do que a nove anos atrás (quando comecei a estudar aqui) A estrutura e os professores melhoraram. O que está ruim é o visual “restart” do colégio, e está faltando música no intervalo.

10. Sem Nome – 1º INFO
R: Encontramos a escola em ordem e a conservamos da mesma forma.

11. José Maximiliano – 2º INFO
R: O Colégio Fco. Zardo tem sido um instrumento de disseminação de conhecimento. Notadamente, e não por culpa dos que fazem a instituição, algumas questões podem ser buscadas para melhoria do processo de ensino. Efetivação de professores concursados a fim do que no início do ano não se fique com ausência temporária dos mesmos.

12. Jaqueline Farias – 1º MA
R: O Zardo para mim é um colégio muito bom, tanto que moro no bairro Santa Cândida, e venho até aqui para estudar, a equipe pedagógica, os diretores e funcionários são competentes. A única coisa que falta é alguém circulando e fiscalizando as infrações dos alunos na hora do intervalo.

13. Cristina da Silva – 2º MA
R: Para minha turma o colégio é muito bom, mas em relação ao ano passado achamos que alguns professores decaíram bastante em relação ao conteúdo.

14. Relma Pereira – 3º MA
R: O colégio este ano está mais organizado, pois esse ano o problema de entrada atrasada e saída antecipada está sendo resolvido.

15. Carlos e Pedro – 4º MA
R: O colégio se mostra um loca com uma boa qualidade, mas ainda falta detalhes a serem resolvidos, como: entradas de pessoas sem carteirinhas, mesmo sendo isso exigência; A falta de professores que ensinem com melhor método para que os alunos compreendam a matéria.

16. Jéssica Caroline – 4º Secretariado
R: O Zardo esse ano está melhor. A sala de aula é organizada e maior tendo em vista o ano passado.

1ª REUNIÃO DE ALUNOS MONITORES


No dia 19 de março aconteceu a 1ª Reunião de Alunos Monitores.







Nesta atividade os alunos receberam as orientações para serem um bom aluno monitor, bem como estudaram as principais atribuições dos mesmos.


Após, cada dupla de monitor escreveu sobre a sua turma e opiniões sobre a escola.






Finalmente, receberam a tarefa do mês que é analisar com a turma possíveis soluções para os problemas levantados pelos alunos em 2011 que estão presentes no PPP.





Antes de irem para a sala de aula, os alunos assinaram a Ata.