VISITA DOS ÍNDIOS NO FRANCISCO ZARDO
PROJETO MULTIDISCIPLINAR
A CULTURA INDÍGENA
Faz-se necessário, segundo o Plano Curricular Nacional (PCN), que o aluno conheça e valorize a pluralidade e os aspectos
socioculturais brasileiros e de diferentes povos e nações,
posicionando contra qualquer discriminação baseada em diferenças
culturais, de classe social, crença, sexo, etnia ou
outras características individuais e sociais.
ARTESANATO
O artesanato indígena representa, acima de tudo, a essência de um povo, seu modo de vida,
pensamento, cultura e costumes. O autêntico artesanato indígena carrega técnicas milenares de
confecção e foi mostrado na visita com riqueza cultural. Além do artesanato a tribo indígena apresentou no Colégio Estadual Francisco Zardo, muitas palavras que
fazem parte do dia a dia dos alunos e que têm origem
indígena. Alguns exemplos citados foram: abacaxi, arapuca, arara,
capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia,
jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca,
preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará.
A população indígena tem crescido nos últimos anos, embora povos específicos tenham
diminuído demograficamente e alguns estejam até ameaçados de extinção.
São mais de 230 povos, alguns deles com parte de sua população
residindo em outros países.
DANÇA
Foi uma visita rica
culturalmente, pois os alunos tiveram oportunidade de se aproximarem de
experiências únicas e vivenciarem tradições que os índios trouxeram da sua tribo diretamente para o
Colégio. A dança, a vestimenta, o artesanato e a língua foram elementos
marcantes nas horas de convivência entre os alunos e os índios.