quarta-feira, 27 de abril de 2016

  •    

    VISITA DOS ÍNDIOS NO FRANCISCO ZARDO

  •            PROJETO MULTIDISCIPLINAR

                             


      A CULTURA INDÍGENA


  Faz-se necessário, segundo o Plano Curricular Nacional (PCN), que o  aluno conheça e valorize a pluralidade e os aspectos socioculturais  brasileiros e de diferentes povos e nações, posicionando contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais,  de classe social, crença, sexo, etnia ou outras características individuais e sociais.


  
          ARTESANATO

    artesanato indígena representa, acima de tudo, a essência de um povo, seu  modo de vida, pensamento,  cultura e  costumes.  O autêntico  artesanato indígena carrega  técnicas milenares  de confecção e foi mostrado na visita com riqueza cultural. Além do artesanato a tribo indígena apresentou no Colégio Estadual Francisco Zardo, muitas palavras que fazem parte do dia a dia dos alunos e que têm origem indígena. Alguns exemplos citados foram: abacaxi, arapuca, arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará.


     A população indígena tem crescido nos últimos anos, embora povos  específicos tenham diminuído demograficamente e alguns estejam até ameaçados de extinção. São mais de 230 povos,  alguns deles com parte de sua população residindo em outros países.

                  DANÇA



     Foi uma visita rica culturalmente, pois os alunos tiveram oportunidade de se aproximarem de experiências únicas e vivenciarem tradições que os índios trouxeram da sua tribo diretamente para o Colégio. A dança, a vestimenta, o artesanato e a língua foram elementos marcantes nas horas de convivência entre os alunos e os índios. 





Direção, Equipe Pedagógica, Professores e Funcionários agradecem imensamente esse momento.