domingo, 11 de outubro de 2015

DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM

Caros Professores do Colégio Francisco Zardo


Em atendimento ao Plano Nacional de Educação e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação dá continuidade ao processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular, a ser submetida a ampla consulta pública e posterior submissão ao Conselho Nacional de Educação.
Para isso, apresenta-se o texto preliminar, que está sendo submetido em escala nacional à apreciação crítica para ser revisto, complementado, modificado.
A Base Nacional Comum Curricular (BNC) é uma construção coletiva que estabelecerá os objetivos gerais de aprendizagem a todos os estudantes, desde a creche até o final do Ensino Médio. A partir da BNC, pretende-se chegar aos conhecimentos essenciais, aos quais os estudantes têm direito, em cada área do conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Na estrutura do documento preliminar da BNC cada uma das áreas de conhecimento apresenta os componentes curriculares que as constituem em cada etapa da educação básica e os objetivos de aprendizagem relacionados a esses componentes. 
A definição dos objetivos de aprendizagem se faz, portanto, pela articulação entre a singularidade das áreas do conhecimento e de seus componentes e as especificidades dos estudantes ao longo da educação básica.





Propomos, então, que o coletivo de professores do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo tome conhecimento da Proposta, em sua área de ensino, e manifeste suas considerações e opiniões.

Para isso, professor, clique em sua área de ensino, acesse o documento que está disponível no link e registre os seus comentários.

Bom estudo!










ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

O objetivo da BNC é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, compreendida pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e Ensino Médio, capazes de garantir, aos sujeitos da educação básica, como parte de seu direito à educação.

Leia no documento "PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)" a parte que trata da área de Ciências Humanas (p. 253 a 297, selecionando a disciplina que você ensina) e escreva seus comentários sobre a proposta.


OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS


  • Conhecer princípios éticos, políticos, culturais, sociais e afetivos, sob a égide da solidariedade, atentando para a diversidade, a exclusão, avaliando e assumindo ações possíveis para o cuidado de si mesmo, da vida em sociedade, do meio ambiente e das próximas gerações.
  • Analisar processos e fenômenos naturais, sociais, filosóficos, sociológicos, históricos, religiosos e geográficos, problematizando-os em diferentes linguagens, adotando condutas de investigação e de autoria em práticas escolares e sociais voltadas para a promoção de conhecimentos, da sustentabilidade ambiental, da interculturalidade e da vida.
  • Problematizar o papel e a função de instituições sociais, culturais, políticas, econômicas e religiosas, questionando os enfrentamentos entre grupos e sociedades, bem como as práticas de atores sociais em relação ao exercício de cidadania, nos desdobramentos de poder e na relação dinâmica entre natureza e sociedade, em diferentes temporalidades e espacialidades.
  • Compreender e aplicar pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam saberes, conhecimentos e experiências que integrem e reflitam o percurso da Educação Básica, observando os preceitos legais referentes a políticas educacionais de inclusão, considerando o trabalho e as diversidades como princípios formativos.

Para acessar o documento, clique no link a seguir (p. 253 a 297, selecionando a disciplina que você ensina):



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Quais são suas contribuições a este documento no que se refere a disciplina que você ensina?

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

O objetivo da BNC é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, compreendida pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e Ensino Médio, capazes de garantir, aos sujeitos da educação básica, como parte de seu direito à educação.

Leia no documento "PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)" a parte que trata da área de Ciências da Natureza (p. 158 a 252, selecionando a disciplina que você ensina) e escreva seus comentários sobre a proposta.


OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA


  • Compreender a ciência como um empreendimento humano, construído histórica e socialmente;
  • Apropriar-se de conhecimentos das Ciências da Natureza como instrumento de leitura do mundo;
  • Interpretar e discutir relações entre a ciência, a tecnologia, o ambiente e a sociedade;
  • Mobilizar conhecimentos para emitir julgamentos e tomar posições a respeito de situações e problemas de interesse pessoal e social relativos às interações da ciência na sociedade;
  • Saber buscar e fazer uso de informações e de procedimentos de investigação com vistas a propor soluções para problemas que envolvem conhecimentos científicos;
  • Desenvolver senso crítico e autonomia intelectual no enfrentamento de problemas e na busca de soluções, visando transformações sociais e construção da cidadania;
  • Fazer uso de modos de comunicação e de interação para aplicação e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos;
  • Refletir criticamente sobre valores humanos, éticos e morais relacionados com a aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos.

Para acessar o documento, clique no link a seguir (p. 158 a 252, selecionando a disciplina que você ensina):



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Quais são suas contribuições a este documento no que se refere a disciplina que você ensina?

ÁREA DE MATEMÁTICA

O objetivo da BNC é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, compreendida pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e Ensino Médio, capazes de garantir, aos sujeitos da educação básica, como parte de seu direito à educação.

Leia no documento "PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)" a parte que trata da área de Matemática (p. 126 a 157) e escreva seus comentários sobre a proposta.


OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA

Como dito anteriormente, a apropriação do conhecimento matemático é condição fundamental para que o/a estudante da Educação Básica tenha acesso pleno à cidadania, servindo de importante ferramenta em suas práticas sociais cotidianas. Isso implica o desenvolvimento de uma maneira de raciocinar, que demanda a consecução de alguns objetivos, apresentados a seguir.

  • Estabelecer conexões entre os eixos da Matemática e entre esta e outras áreas do saber.
  • Resolver problemas, criando estratégias próprias para sua resolução, desenvolvendo imaginação e criatividade.
  • Raciocinar, fazer abstrações com base em situações concretas, generalizar, organizar e representar.
  • Comunicar-se, utilizando as diversas formas de linguagem empregadas em Matemática.
  • Utilizar a argumentação matemática apoiada em vários tipos de raciocínio.

Para acessar o documento, clique no link a seguir (p. 126 a 157):


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Quais são suas contribuições a este documento no que se refere a disciplina que você ensina?

ÁREA DE LINGUAGENS

O objetivo da BNC é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, compreendida pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e Ensino Médio, capazes de garantir, aos sujeitos da educação básica, como parte de seu direito à educação.

Leia no documento "PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)" a parte que trata da área de Linguagens (p. 28 a 125 - de acordo com a sua disciplina) e escreva seus comentários sobre a proposta.


OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS

A área de Linguagens visa a assegurar uma formação que possibilite ao estudante:

  • Interagir com práticas de linguagem em diferentes modalidades, na perspectiva de sua recepção e produção, de modo a ampliar, gradativamente, o repertório de gêneros e de recursos comunicativos e expressivos;
  • Reconhecer as condições de produção das práticas de linguagens (quem, o quê, por quem, para quê, para quem, em que suporte, modo de circulação), materializadas na oralidade, na escrita, nas linguagens artísticas e na cultura corporal do movimento;
  • Refletir sobre os usos das linguagens e os efeitos de sentido de diferentes recursos expressivos, levando em conta as condições de recepção e produção;
  • Compreender a diversidade de manifestações linguísticas, artísticas e de práticas corporais como construções sociais e culturais, relacionando-as com ideologias e relações de poder;
  • Interagir com o outro, usando expedientes comunicativos e expressivos nas diversas práti­cas sociais de modo crítico, autoral e criativo;
  • Reconhecer a dimensão poética e estética como constitutiva das linguagens, apreciando a cultura, a arte e a língua como patrimônios.

Para acessar o documento, clique no link a seguir (p. 28 a 125 - de acordo com a sua disciplina):




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Quais são suas contribuições a este documento no que se refere a disciplina que você ensina?