domingo, 11 de outubro de 2015

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

O objetivo da BNC é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, compreendida pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e Ensino Médio, capazes de garantir, aos sujeitos da educação básica, como parte de seu direito à educação.

Leia no documento "PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)" a parte que trata da área de Ciências Humanas (p. 253 a 297, selecionando a disciplina que você ensina) e escreva seus comentários sobre a proposta.


OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS


  • Conhecer princípios éticos, políticos, culturais, sociais e afetivos, sob a égide da solidariedade, atentando para a diversidade, a exclusão, avaliando e assumindo ações possíveis para o cuidado de si mesmo, da vida em sociedade, do meio ambiente e das próximas gerações.
  • Analisar processos e fenômenos naturais, sociais, filosóficos, sociológicos, históricos, religiosos e geográficos, problematizando-os em diferentes linguagens, adotando condutas de investigação e de autoria em práticas escolares e sociais voltadas para a promoção de conhecimentos, da sustentabilidade ambiental, da interculturalidade e da vida.
  • Problematizar o papel e a função de instituições sociais, culturais, políticas, econômicas e religiosas, questionando os enfrentamentos entre grupos e sociedades, bem como as práticas de atores sociais em relação ao exercício de cidadania, nos desdobramentos de poder e na relação dinâmica entre natureza e sociedade, em diferentes temporalidades e espacialidades.
  • Compreender e aplicar pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam saberes, conhecimentos e experiências que integrem e reflitam o percurso da Educação Básica, observando os preceitos legais referentes a políticas educacionais de inclusão, considerando o trabalho e as diversidades como princípios formativos.

Para acessar o documento, clique no link a seguir (p. 253 a 297, selecionando a disciplina que você ensina):



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Quais são suas contribuições a este documento no que se refere a disciplina que você ensina?

8 comentários:

  1. O texto elaborado pela Base Nacional Comum, permite uma elaborada síntese das demandas do mundo atual. A complexidade do nosso tempo exige que a educação se volte também para questões, não só de cunho científico, mas também existenciais. Refletir de forma crítica, aprender a elaborar conceitos, discernir causa e efeito, distinguir verdadeiro e falso e verificar questões de cunho ético são perfeitamente contemplados nesse BNC. Creio que com a devida adequação à realidade regional e estadual, a Base Nacional Comum pode ser um documento norteador de boas práticas pedagógicas na área de ciências humanas em geral e em Filosofia em particular.

    Profº Marcos Gomes

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  2. Pautando-se pelo texto da BNC e de acordo com as diretrizes distribuídas do ensino de Filosofia para o Ensino Médio, acredito que estão equilibradas e vêm bem ao encontro à constituição e conclusão da formação do aluno cidadão.

    Profº Clóvis Gomes

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  3. Prof João Carlos

    Dentro desta proposta Base Comum Curricular a nossa proposta do estado do Paraná abrange todos os conteúdos mencionados como Esporte, Prática Cultural de Aventura, Práticas Corporais Rítmicas, Exercício Físico, Lutas

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    1. Olá Prof. João
      De que forma podemos analisar essa similaridade entre os conteúdos estruturantes e básicos da nossa PPC com os Temas da BNC?
      Vamos analisar, questionar, embasar nossa resposta.

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  4. A proposta de Educação Física contempla e está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular. Prof. Vladimir

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    1. Olá Prof. Vlademir
      De que forma podemos analisar essa similaridade entre os conteúdos estruturantes e básicos da nossa PPC com os Temas da BNC?
      Vamos analisar, questionar, embasar nossa resposta.

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  5. O texto da Base Nacional Comum contempla conceitos e linguagens adequadas para o estudo da geografia, permitindo praticas pedagógicas à realidade regional e espacial.
    Prof. Micheli
    Prof.. Claudio

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  6. Sobre a área de ciências humanas, o texto de apresentação e objetivos gerais contempla algumas temáticas importantes da sociologia, porém, não enfatiza o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, fundamental para a compreensão da sociedade moderna. No que tange, a apresentação dos componentes curriculares, está semelhante as Diretrizes Curriculares do Paraná, porém, retiraram os conceitos de Marx e Durkheim, fundamental para compreensão do capitalismo e da sociedade moderna, cabe destacar os seguintes itens.:
    1º Ano do Ensino Médio: INICIAÇÃO À PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA - A RELAÇÃO ENTRE O EU E O NÓS. Não cita as teorias marxistas e de durkheim, utiliza apenas os conceitos weberianos.
    2º Ano do Ensino Médio: PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IDENTIDADES POLÍTICAS E CULTURAIS. O conteúdo de cultura deveria ser mais abrangente e tratar do etnocentrismo e relativismo cultural. Não trata da manipulação midiática, globalização e neoliberalismo. Acrescentou movimentos sociais e violência que era conteúdo do 3º ano e novamente segue uma linha de análise sociológica weberiana.
    3º Ano do Ensino Médio: COMPREENSÃO DAS FORMAÇÕES POLÍTICAS, DA DEMOCRACIA E DA CIDADANIA E COMPREENSÃO SOCIOLÓGICA DO TRABALHO. Acrescentou como conteúdo a divisão dos poderes e a organização dos sistemas partidário e eleitoral do Estado brasileiro. Acrescentou o conteúdo de indústria cultural que era do 2º ano. Ao analisar o sistema capitalista novamente segue uma linha de análise sociológica weberiana.

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