O objetivo da BNC é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, compreendida pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e Ensino Médio, capazes de garantir, aos sujeitos da educação básica, como parte de seu direito à educação.
Leia no documento "PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)" a parte que trata da área de Ciências Humanas (p. 253 a 297, selecionando a disciplina que você ensina) e escreva seus comentários sobre a proposta.
OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
- Conhecer princípios éticos, políticos, culturais, sociais e afetivos, sob a égide da solidariedade, atentando para a diversidade, a exclusão, avaliando e assumindo ações possíveis para o cuidado de si mesmo, da vida em sociedade, do meio ambiente e das próximas gerações.
- Analisar processos e fenômenos naturais, sociais, filosóficos, sociológicos, históricos, religiosos e geográficos, problematizando-os em diferentes linguagens, adotando condutas de investigação e de autoria em práticas escolares e sociais voltadas para a promoção de conhecimentos, da sustentabilidade ambiental, da interculturalidade e da vida.
- Problematizar o papel e a função de instituições sociais, culturais, políticas, econômicas e religiosas, questionando os enfrentamentos entre grupos e sociedades, bem como as práticas de atores sociais em relação ao exercício de cidadania, nos desdobramentos de poder e na relação dinâmica entre natureza e sociedade, em diferentes temporalidades e espacialidades.
- Compreender e aplicar pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam saberes, conhecimentos e experiências que integrem e reflitam o percurso da Educação Básica, observando os preceitos legais referentes a políticas educacionais de inclusão, considerando o trabalho e as diversidades como princípios formativos.
Para acessar o documento, clique no link a seguir (p. 253 a 297, selecionando a disciplina que você ensina):
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Quais são suas contribuições a este documento no que se refere a disciplina que você ensina?
O texto elaborado pela Base Nacional Comum, permite uma elaborada síntese das demandas do mundo atual. A complexidade do nosso tempo exige que a educação se volte também para questões, não só de cunho científico, mas também existenciais. Refletir de forma crítica, aprender a elaborar conceitos, discernir causa e efeito, distinguir verdadeiro e falso e verificar questões de cunho ético são perfeitamente contemplados nesse BNC. Creio que com a devida adequação à realidade regional e estadual, a Base Nacional Comum pode ser um documento norteador de boas práticas pedagógicas na área de ciências humanas em geral e em Filosofia em particular.
ResponderExcluirProfº Marcos Gomes
Pautando-se pelo texto da BNC e de acordo com as diretrizes distribuídas do ensino de Filosofia para o Ensino Médio, acredito que estão equilibradas e vêm bem ao encontro à constituição e conclusão da formação do aluno cidadão.
ResponderExcluirProfº Clóvis Gomes
Prof João Carlos
ResponderExcluirDentro desta proposta Base Comum Curricular a nossa proposta do estado do Paraná abrange todos os conteúdos mencionados como Esporte, Prática Cultural de Aventura, Práticas Corporais Rítmicas, Exercício Físico, Lutas
Olá Prof. João
ExcluirDe que forma podemos analisar essa similaridade entre os conteúdos estruturantes e básicos da nossa PPC com os Temas da BNC?
Vamos analisar, questionar, embasar nossa resposta.
A proposta de Educação Física contempla e está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular. Prof. Vladimir
ResponderExcluirOlá Prof. Vlademir
ExcluirDe que forma podemos analisar essa similaridade entre os conteúdos estruturantes e básicos da nossa PPC com os Temas da BNC?
Vamos analisar, questionar, embasar nossa resposta.
O texto da Base Nacional Comum contempla conceitos e linguagens adequadas para o estudo da geografia, permitindo praticas pedagógicas à realidade regional e espacial.
ResponderExcluirProf. Micheli
Prof.. Claudio
Sobre a área de ciências humanas, o texto de apresentação e objetivos gerais contempla algumas temáticas importantes da sociologia, porém, não enfatiza o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, fundamental para a compreensão da sociedade moderna. No que tange, a apresentação dos componentes curriculares, está semelhante as Diretrizes Curriculares do Paraná, porém, retiraram os conceitos de Marx e Durkheim, fundamental para compreensão do capitalismo e da sociedade moderna, cabe destacar os seguintes itens.:
ResponderExcluir1º Ano do Ensino Médio: INICIAÇÃO À PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA - A RELAÇÃO ENTRE O EU E O NÓS. Não cita as teorias marxistas e de durkheim, utiliza apenas os conceitos weberianos.
2º Ano do Ensino Médio: PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IDENTIDADES POLÍTICAS E CULTURAIS. O conteúdo de cultura deveria ser mais abrangente e tratar do etnocentrismo e relativismo cultural. Não trata da manipulação midiática, globalização e neoliberalismo. Acrescentou movimentos sociais e violência que era conteúdo do 3º ano e novamente segue uma linha de análise sociológica weberiana.
3º Ano do Ensino Médio: COMPREENSÃO DAS FORMAÇÕES POLÍTICAS, DA DEMOCRACIA E DA CIDADANIA E COMPREENSÃO SOCIOLÓGICA DO TRABALHO. Acrescentou como conteúdo a divisão dos poderes e a organização dos sistemas partidário e eleitoral do Estado brasileiro. Acrescentou o conteúdo de indústria cultural que era do 2º ano. Ao analisar o sistema capitalista novamente segue uma linha de análise sociológica weberiana.