domingo, 11 de outubro de 2015

ÁREA DE MATEMÁTICA

O objetivo da BNC é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, compreendida pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e Ensino Médio, capazes de garantir, aos sujeitos da educação básica, como parte de seu direito à educação.

Leia no documento "PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)" a parte que trata da área de Matemática (p. 126 a 157) e escreva seus comentários sobre a proposta.


OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA

Como dito anteriormente, a apropriação do conhecimento matemático é condição fundamental para que o/a estudante da Educação Básica tenha acesso pleno à cidadania, servindo de importante ferramenta em suas práticas sociais cotidianas. Isso implica o desenvolvimento de uma maneira de raciocinar, que demanda a consecução de alguns objetivos, apresentados a seguir.

  • Estabelecer conexões entre os eixos da Matemática e entre esta e outras áreas do saber.
  • Resolver problemas, criando estratégias próprias para sua resolução, desenvolvendo imaginação e criatividade.
  • Raciocinar, fazer abstrações com base em situações concretas, generalizar, organizar e representar.
  • Comunicar-se, utilizando as diversas formas de linguagem empregadas em Matemática.
  • Utilizar a argumentação matemática apoiada em vários tipos de raciocínio.

Para acessar o documento, clique no link a seguir (p. 126 a 157):


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Quais são suas contribuições a este documento no que se refere a disciplina que você ensina?

Um comentário:

  1. Percebo que há uma grande mudança com relação aos conteúdos a serem ministrados. Alguns conteúdos foram retirados e outros acrescentados. No entanto, todo conteúdo matemático a ser trabalhado tem sua importância, então não acredito que as mudanças curriculares tragam benefícios ou prejuízos. Mas, acredito que, para se estabelecer uma base nacional comum curricular, precisamos, primeiramente, pensar em carga horária comum. Não existe a menor possibilidade de se estabelecer conteúdos comuns com cargas horárias diferenciadas.

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