domingo, 11 de outubro de 2015

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

O objetivo da BNC é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, compreendida pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e Ensino Médio, capazes de garantir, aos sujeitos da educação básica, como parte de seu direito à educação.

Leia no documento "PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)" a parte que trata da área de Ciências da Natureza (p. 158 a 252, selecionando a disciplina que você ensina) e escreva seus comentários sobre a proposta.


OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA


  • Compreender a ciência como um empreendimento humano, construído histórica e socialmente;
  • Apropriar-se de conhecimentos das Ciências da Natureza como instrumento de leitura do mundo;
  • Interpretar e discutir relações entre a ciência, a tecnologia, o ambiente e a sociedade;
  • Mobilizar conhecimentos para emitir julgamentos e tomar posições a respeito de situações e problemas de interesse pessoal e social relativos às interações da ciência na sociedade;
  • Saber buscar e fazer uso de informações e de procedimentos de investigação com vistas a propor soluções para problemas que envolvem conhecimentos científicos;
  • Desenvolver senso crítico e autonomia intelectual no enfrentamento de problemas e na busca de soluções, visando transformações sociais e construção da cidadania;
  • Fazer uso de modos de comunicação e de interação para aplicação e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos;
  • Refletir criticamente sobre valores humanos, éticos e morais relacionados com a aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos.

Para acessar o documento, clique no link a seguir (p. 158 a 252, selecionando a disciplina que você ensina):



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Quais são suas contribuições a este documento no que se refere a disciplina que você ensina?

6 comentários:

  1. O currículo da BNC dentro das disciplinas de Ciências e Biologia no que se refere às unidades do conhecimento é satisfatório, contempla o que a disciplina propõe que é o desenvolvimento de conceitos científicos e tecnológicos e sua relações com o desenvolvimento de nossa sociedade. Porém novamente o ensino da ciência e biologia esbarre em uma dificuldade que parece sem solução, pois os órgãos competentes não demonstram interesse em sanar tais deficiências, que é a falta de estrutura para o desenvolvimento de aulas práticas que levam automaticamente o aluno a observar, manipular, concluir, formar opiniões próprias a respeito de determinado conteúdo. Sem materiais, funcionários e número excessivo de alunos por turma, torna-se impossível desenvolver aulas práticas. E as mesmas são fundamentais para que o ensino de tais disciplinas realmente contemple o que esta descrito e apontado como necessário nas unidades do conhecimento para o desenvolvimento do aluno durante o ensino fundamental e médio. Profª Marion.

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  2. Minha contribuição é zero, pois a proposta já contempla tudo, é bonita no papel, vamos ver na prática, pois, será necessário especialista em várias áreas da Física para ministrar todos os conteúdos apresentados na proposta.
    Elias

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  3. Penso que os temas dentro das disciplinas de Ciências e Biologia aparentemente parecem bem distribuídos, porém concordo com o professor Elias, quando diz que devemos vivenciá-los durante nossa prática. A proposta parece interessante sim, mas também vejo obstáculos quanto o desenvolvimento da parte prática, a qual relaciona efetivamente o estudante com o seu objeto de seu estudo e o faz vivenciar o método científico de fato, não apenas na Biologia e Ciências, mas também em outras disciplinas como Física e Química. Como comentou a professora Marion, não temos suporte em diversos aspectos para realizá-la, As propostas são lindas, porém muitas vezes fogem da realidade das escolas. Vale mencionar que os conteúdos estão cada vez mais abrangentes, o que teoricamente é muito interessante, mas raramente conseguimos contemplá-los com o número de aulas destinados a cada disciplina. Por exemplo, conteúdos complexos como a genética, gametogênese, teorias da origem da vida e evolução, e mesmo apesar desta abordagem; de introduzir conteúdos, trabalhar sistematicamente, consolidar e retomá-los nos diferentes anos, precisamos de um número significativo de aulas para trabalhá-los em sala de aula.
    Isabel

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  4. Concordo com a prof. Marion e o prof. Elias, o que está proposto nas disciplinas de ciências e biologia, é o correto, enquanto conteúdos não se precisar eliminar nada. Se faz necessário que se tenha uma visão do completo( aulas teóricas e práticas) se faz necessário rever o número de aulas, a infraestrutura- laboratórios, laboratoristas, materiais, etc.
    Prof Célia

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    1. Concordo com o que meus colegas que em relação aos conteúdos está satisfatório. E que o ensino da Ciência e da Biologia esbarra na falta de material, de laboratorista, número excessivo de alunos por sala e o número de aulas, para esses conhecimentos possam ser realmente contemplados.
      Andreia

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  5. Sinceramente gostei muito da proposta. Mostra, em essência, "uma química" mais prática, real, e palpável aos alunos. Acho um conteúdo como esse mais interessante, que o tradicional. No entanto, entendo bem a preocupação dos colegas com a carga horária. É bem difícil trabalhar esses conteúdos com apenas 2 tempos semanais. Mas também não é difícil trabalhar o conteúdo atual? Quando dava aula no E.M. raras vezes consegui cumprir o conteúdo padrão, principalmente do segundo ano. Então acho que seria interessante usar o tempo disponível para conteúdos mais "práticos". Outro problema, realmente, é o ENEM. Esse é um problema sério, e antigo. A necessidade de se se seguir o conteúdo do vestibular (antigamente) levou a ensinar assuntos de pouquíssima utilidade aos alunos. Se uma aluno entrar numa graduação em química sabendo "pouco", ou "quase nada" de química, terá problemas sim, porque os professores imaginam que o aluno já tem conhecimento prévio do assunto, me refiro ao conteúdo formal,. Para os alunos que seguirão outras áreas, já que vão aprender química, que seja uma mais "palpável". Acho que embora exista uma dificuldade no curto e talvez médio prazo, no longo prazo, essa proposta é muito boa.

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