Temas
propostos:
“decorrem
da avaliação realizada na Semana Pedagógica de julho de 2017, em
que os profissionais indicaram os seus interesses de aprofundamento.
(...) os estudos desta semana estão pautados nas relações que se
estabelecem na escola, tanto entre escola e família, quanto nas
relações necessárias ao processo ensino-aprendizagem, no sentido
de repensar metodologias que melhor atendam o contexto atual dos
estudantes, estendendo-se às relações que visam à efetivação do
trabalho coletivo escolar.”
Objetivo:
“reconhecer
o direito de todos à participação e pensar formas mais horizontais
de relacionamento na escola.”
Temática:
“Resíduos sólidos e logística reversa” e “Trabalho Coletivo
na escola”.
Objetivos:
Orientar
os profissionais da educação sobre o descarte de resíduos sólidos
e a logística reversa das embalagens em geral e restos de gêneros
alimentícios produzidos na escola.
Promover
a reflexão, junto aos profissionais da escola, sobre a importância
do trabalho coletivo, com vistas à participação, em seu sentido
pleno, atuação consciente nas ações e decisões escolares.
ATIVIDADE
1
Conceito
sobre resíduos sólidos - PEAE (Programa Estadual de Alimentação
Escolar)
Passo
a passo:
Mediador
– leitura
do texto Resíduos Sólidos (ANEXO 01);
Debate
com os agentes educacionais, através das questões norteadoras:
Questão
1: Quais são os resíduos produzidos/gerados no processo de
manipulação de alimentos e no ambiente escolar?
Questão
2: Como podemos melhorar o processo de separação ou reutilização
dos resíduos sólidos no ambiente escolar?
ATIVIDADE
2
Lei
Complementar no 12.305/2010 A Lei nº 12.305/2010
“Política
Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina que fabricantes,
importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder
público possuem responsabilidade compartilhada pelos resíduos
resultantes do pós-consumo dos produtos.”
Passo
a passo:
Mediador:
fazer
a leitura do texto Logística Reversa (ANEXO 02), indicando a
importância da manipulação correta dos resíduos sólido;
Após,
forme grupos para a realização da atividade (ANEXO 03) e converse
sobre como a escola pode se organizar para realizar o gerenciamento
de resíduos no ambiente escolar.
Vídeo:
“Presto” -
é um renomado mágico, famoso por suas apresentações cheias de
classe e mistério - para ser utilizado no momento de
sensibilização dos participantes para os estudos.
TARDE
– 16/02 (sexta-feira)
ATIVIDADE
4
Entraves
para o Trabalho Coletivo
Passo
a passo:
Em
pequenos grupos, os participantes realizarão estudos acerca de
situações que se configuram entraves para a efetivação do
Trabalho Coletivo escolar.
Reunião
de todos os participantes para apresentação e discussão coletiva
sobre os entraves e possíveis superações em relação ao trabalho
coletivo na escola.
Temas
propostos:
“decorrem
da avaliação realizada na Semana Pedagógica de julho de 2017, em
que os profissionais indicaram os seus interesses de aprofundamento.
(...) os estudos desta semana estão pautados nas relações que se
estabelecem na escola, tanto entre escola e família, quanto nas
relações necessárias ao processo ensino-aprendizagem, no sentido
de repensar metodologias que melhor atendam o contexto atual dos
estudantes, estendendo-se às relações que visam à efetivação do
trabalho coletivo escolar.”
Objetivo:
“reconhecer
o direito de todos à participação e pensar formas mais horizontais
de relacionamento na escola.”
“lançamento
pela SEED dedois
aplicativos Escola Paraná - comunicação direta entre
escola-família e entre os professores-estudantes e famílias,
facilitando também o acesso da comunidade escolar às informações
disponíveis.”
“O
Sinalário Disciplinar em Libras - aplicativo com aproximadamente
300 vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais), com termos das
13 disciplinas que compõem o currículo do Ensino Fundamental e
Médio.”
PROFESSORES
MANHÃ
e TARDE – 15/02 (quinta-feira)
Roteiro
de trabalho:
Vídeo
da Secretária e da Superintendente.
A
Secretária de Estado da Educação do Paraná, Profª Ana Seres
Trento Comim, saúda os profissionais da educação na semana
pedagógica do 1º semestre de 2018, faz uma retrospectiva da sua
gestão apresentando avanços e desafios e encerra desejando um bom
ano letivo a todos.
Vídeo
da Superintendente
A
Profª Inês Carnieletto, Superintendente de Educação do Paraná,
cumprimenta todos os profissionais da educação e fala sobre os
temas que nortearão os trabalhos da semana pedagógica do 1º
semestre de 2018 - relações que se estabelecem na escola, tanto
entre escola e família e no processo ensino-aprendizagem, para se
repensar metodologias que melhor atendam o contexto atual dos
estudantes. Apresenta, o aplicativo Escola Paraná e o Sinalário
Disciplinar em libras, este lançado em 2017 e que agora precisa ser
consolidado entre os professores.
Plano
de Ação da escola: discussão das necessidades da escola em 2018.
Relação
família-escola.
Objetivo:
“promover a reflexão, junto aos profissionais da escola, sobre a
importância da relação Família-Escola no intuito de propiciar
avanços no processo educativo e a efetividade da Gestão Democrática
escolar.”
A
participação da família na escola, como todo processo democrático,
é um caminho que se faz ao caminhar, o qual não elimina a
necessidade de se refletir previamente a respeito dos obstáculos e
potencialidades que a realidade apresenta para esta ação. (PARO,
2004).
ATIVIDADE
1 – assista ao vídeo
Vídeo:
“Escola e Família: em busca de uma nova relação - (TEDx)” de
Rosely Sayão.
“Fala
sobre diversos conflitos que permeiam a relação escola-família no
Brasil e sugere alternativas de como essa relação pode se torna
mais justa, democrática e respeitosa.”
Com
base nos apontamentos da autora e nos questionamentos a seguir:
(professores
responder nos grupos e registrar a resposta no blog).
O
que sua instituição tem feito para estreitar a relação
Família-Escola?
Como
tem sido a representatividade dos pais, mães e/ou responsáveis nas
decisões e ações escolares? De que forma tem se efetivado estas
ações - de maneira democrática, autoritária, permissiva, etc.?
Existe
espaço para diálogo entre a família e a escola?
A
relação entre família-escola tem sido justa, solidária,
respeitosa e democrática?
Como
a relação existente entre família-escola interfere no
desenvolvimento dos estudantes?
As
configurações familiares atuais têm sido consideradas por sua
instituição ao promover a participação da família na escola? Ou
a escola pressupõe seu trabalho na crença da existência de
modelos “ideais” de família?
Como
a escola concebe as diferentes formas de composições de família
diante a multiplicidade cultural, étnico-racial, religiosa,
orientação sexual, relações de gênero?
ATIVIDADE
2
Esta
atividade contemplará reflexões acerca da participação da família
no ambiente escolar, sendo indispensável que os profissionais
compreendam as configurações das famílias atendidas na escola e as
formas de propiciar a aproximação.
Passo
a passo:
Discussão
de dados de percentual de participação da família na escola;
Organização
dos pequenos grupos e discussão dos fragmentos de textos (ANEXO
01);
Ler,
refletir e sistematizar as questões levantadas respectivas aos
fragmentos dos textos;
Vídeos:
tutoriais do aplicativo Escola Paraná, os quais têm como intuito
estreitar as relações escola e família.
Aplicativo
Escola Paraná
Aplicativo
Escola Paraná Professores
Sinalário
Disciplinar de Libras
Registrar
a análise do grupo no blog!
MANHÃ
e TARDE – 16/02 (sexta-feira)
Roteiro
de trabalho:
Professores
- Repensando a Relação Ensino-aprendizagem
ATIVIDADE
1
Afinal,
o que é importante em uma aula?
“A
aula é sempre uma ação intencional, planejada, que representa a
tomada de decisão sobre a direção do processo de conhecimento”.
Passo
a passo:
Leitura
do fragmento do texto “Ensinar, aprender, pesquisar e avaliar com
mapas conceituais”, de Ilma Passos de Alencastro Veiga (2013) -
retoma o processo didático em suas dimensões, acentuando a
necessidade da integração entre essas dimensões;
Ler
o texto nos grupos;
Após
a leitura, o grupo deverá refletir a partir dos seguintes
questionamentos:
De
que forma as dimensões do processo didático têm se configurado na
ação docente?
Em
que sentido e como é possível avançar na unidade
ensino-aprendizagem-pesquisa-avaliação para que se efetive o
projeto de educação da escola?
“O
pesquisador Juarez Tarcisio Dayrell (1999) aponta a necessidade de
resgatar o papel ativo dos sujeitos na vida social e escolar, pois os
processos reais, cotidianos, que ocorrem no interior da escola
interferem no processo educativo escolar.”
Passo
a passo:
Ler
o fragmento das conclusões de sua pesquisa intitulada como A
escola como espaço sócio-cultural,
em que trata das múltiplas dimensões educativas do espaço
escolar;
Após
a leitura, o grupo deverá refletir a partir dos seguintes
questionamentos:
a)
Como a escola/instituição vem trabalhando no prisma da valorização
da história e da cultura dos diferentes sujeitos nela presentes?
b)Na
perspectiva do conhecimento, esse trabalho contribui para articular o
Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular da
instituição às expectativas e necessidades educacionais dos
estudantes?
ANEXO
2 A dimensão do conhecimento na escola (fragmento) Autor: Juarez
Tarcisio Dayrell
Possibilidades
didático-metodológicas (Parte I) Slides e vídeos.
As possibilidades
didático-metodológicas selecionadas trazem em comum a importância
do planejamento, da clareza dos objetivos para definição do caminho
a seguir. Retomamos aqui as duas questões sobre as opções feitas:
elas trazem sempre uma intencionalidade decorrente do projeto de
educação em que se acredita; e sempre estão ligadas às
peculiaridades de cada disciplina.
Slides
com um breve resumo sobre possibilidades didático-metodológicas e
ver os vídeos indicamos que contextualizam a temática:
Leitura
e elaboração em grupos: aprofundar as possibilidades
didático-metodológicas e oportunizar o compartilhamento de
experiências que promovam iniciativas de sucesso entre os pares,
considerando o envolvimento e a aprendizagem efetiva dos estudantes;
Cada
grupo deverá estudar uma
das quatro temáticas
apresentadas nos textos disponibilizados:
3.
Após a leitura, cada grupo deverá elaborar um exemplo de atividade
contemplando as indicações do texto estudado.
4.
Para organizar a plenária:
a) Agrupar os professores por áreas de conhecimento; b) Postar
a resposta no blog;
c) Eleger um relator em cada grupo para registrar e apresentar a
produção do grupo na plenária.